Posso doar um imóvel para meu filho com usufruto para minha mãe?

Eu tenho um imóvel onde minha mãe mora, tenho mais 2 irmãos, gostaria de doar o imóvel para meu filho (menor) mas reservando o usufruto vitalício para minha mãe. Isto é amparado pela lei? eu vejo muito só a reserva de usufruto para o doador.

Update:

Mais um detalhe... Eu tentei fazer a escritura no cartorio desta forma mas disseram q eu só podia reservar o usufruto para mim mesmo.

Comments

  • Até poderia. Mas doar imóvel para FILHO deixando bloqueado com USUFRUTO é A PIOR COISA QUE PODERÁ ACONTECER PARA TEU FILHO.

    Só doe um imóvel com usufruto para outros se você não gosta da pessoa no caso teu filho....

    Vou explicar o que aconteceu comigo, meu pai comprou terras e colocou no nome do meu irmão mais velho, isso lá pelos idos de 1970 - meu irmão ainda era criança, quando completou a maioridade ele simplesmente pegou e vendeu as terras, para ajudar a noiva, casar e comprar "coisas bonitas"

    Bom quando eu tinha 12 anos - daí meu pai já estava por dentro da lei comprou uma casa e escriturou para mim, com usufruto vitalício para ele e para minha mãe.

    Vocês vão dizer que foi ótimo negócio.... Espere para ver o final...

    Aí meu pai faleceu, a casa continua no meu nome, eu casei e quando a gente foi procurar fazer FINANCIAMENTO PARA COMPRAR CASA PRÓPRIA eu estava IMPEDIDA de financiar pois TENHO CASA EM MEU NOME....

    Resumindo essas malditas leis, estou pagando aluguel, quando colegas meus pagam a prestação da casa valor mais baixo e ainda são donos.

    Eu sou dona de uma CASA VELHA, que teria que "rezar" pra minha mãe morrer e eu ficar de dona...

    Entenderam o que acontece com certas coisas que querem fazer pensando em ajudar........

    Se um dia alguém quiser doar imóvel com reserva de usufruto para qualquer filho ou parente meu eu viro a bicho, vou fazer que nem a JUMÁ MARRUÁ, vou virar a onça....

    Se quer doar dê, mas liberado.....

  • tenho uma amiga que tem um imovel no nome dela que foi financiado e pago pela mae e agora o imovel est quitado pos a minha amiga acabou de quitar agora a mae esta movendo uma acao requerendo o imovel alegando que a filha nao tinha condicoes de pagar de quem e o imovel que esta no nome da filha ou da mae que pagou uma parte do imovel obrigado

  • Não pode desta forma:

    Eu fiz doação para os meus filhos com usofruto meu e de minha esposa.

    Assim, quando eu por algum motivo vier faltar, ela fica morando até que seus dias se findem. Serve para garantir que a família tenha onde morar. No caso de transferencia de cidade, ou seja se nós quizermos mudar, pode ser vendido o imóvel, com ordem judicial, para comprar outra propriedade de igual valor ou superior e continuará com o mesmo gravame (uso-fruto). Existem, vários modelos de usofrutos.

    Sou corretor imobiliário

  • NÃO, sua mãe não pode ter o usufruto do imóvel porque este somente pode pertencer ao doador do imóvel que é você. Na verdade você não está doando o imóvel a seu filho e sim fazendo o que chamamos de "antecipação da legitima" porque seu filho como sendo seu herdeiro direto já tem por lei o direito a propriedade do imóvel quando vc falecer. Doa-lo em vida a ele apenas estaria antecipando este direito e garantindo assim que não fosse preciso fazer nenhum testamento futuro. Cabe esclarecer que os outros imóveis que vc possui tb pertencerão a ele. Se vc é casado em comunhão de bens sua esposa tem direito a metade e o filhos ou filhos a outra metade e sua mãe não é sua herdeira, portanto se vc quiser que ela receba algo teria que ser deixado em testamento ou doado em vida com o consentimento dos herdeiros diretos por escrito.

    Do jeito que vc quer fazer a lei não permite porque vc estaria colocando em indisponibilidade um bem que pertenceria a seu filho mas que estaria indisponivel pelo usufruto de outra pessoa que não você que é o proprietário que doou o imóvel.

    Resumindo vc não pode colocar o usufruto de sua mãe pois fere o direito constitucional do herdeiro de dispor da herança que recebeu como bem quiser.

    abraços

  • voce pode sim...

  • pode sim. ai quando sua mãe falecer, ele fica com o imóvel.

    até.

  • Sim...

    tem sim

Sign In or Register to comment.