10 pontos e 5 estrelas(ajudaa)?

tres motivos tecnicos historicos para que a numeraçao indo arabico se torna predominante na historia moderna

Comments

  • Numeração indu arábica ou algébrica

    1. O sistema algébrico era uma numeração independente de qualquer idioma, o que permitia que duas pessoas que não falassem o mesmo idioma pudessem “conversar” por meio da linguagem matemática.

    2. Com apenas nove dígitos (o zero foi acrescentado mais tarde), era possível escrever qualquer número possível. Em casos de números muito elevados, a notação romana tinha que fazer recursos a símbolos adicionais, além daqueles que representavam os sete números romanos.

    3. Maior velocidade de cálculo com os Algarismos, usando o Ábaco.

    Essas não são as únicas vantagens, mas certamente foram as responsáveis pela completa aceitação da notação algébrica. Futuramente, essas virtudes da notação se mostrarão decisivas na construção do ocidente do modo como conhecemos.

    Vejamos agora, algumas das conseqüências da utilização da notação algébrica para o ocidente.

    A primeira das virtudes é a econômica, resultante da facilidade e da velocidade que a notação arábica imprimia às transações comerciais. Como já falamos, no comércio é fundamental pensarmos que as pessoas precisam de símbolos facilmente reconhecíveis por todos, e que não apresentassem grandes dificuldades para controlar os estoques.

    A segunda das virtudes foi a facilidade acrescida pela álgebra aos cálculos astronômicos responsáveis pelas grandes navegações dos séculos XIV e XV. Seria muito difícil (apesar de possível), realizar tecnicamente as navegações com a numeração romana.

    Das virtudes científicas, a primeira é a facilidade proporcionada pela álgebra à ciência, que estava nascendo. Não podemos esquecer que, sem os algarismos, algumas mudanças radicais na Matemática não se teriam se efetivado. Sem a notação algébrica, é difícil pensar em Newton e Leibniz com o cálculo infinitesimal. Na verdade, toda a ciência moderna e contemporânea só foi possível com o aparato algébrico.

    Compreender como ocorreu a passagem entre a numeração romana e a algébrica é um passo fundamental para compreender como uma mudança notacional na Matemática concedeu ao Ocidente uma ferramenta imprescindível para o desenvolvimento de tudo o que foi feito na ciência posteriormente. É um dos claros exemplos de como uma alteração na história das idéias levou a uma revolução cultural de proporções titânicas.

  • Não tenho muita certeza, mas creio que o fato de terem sido os árabes, comerciantes das especiarias, que eram muito famosas e caras na Europa, os europeus tiveram de aderir os números dos comerciantes árabes, para comprarem as especiarias(sal, pimenta, orégano, etc) e revenderem na europa.

    Não tenho muita certeza, mas é o que eu creio, fico feliz se tiver te ajudado, se não....

    Me desculpe.

  • Eu num intedi o que vc falow!!

  • ..Campanha "Ganhei 2 pontos por não responder nada!"

    ........|¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨…

    ........|..........2 Pontos .....|||"|""\__

    ........|__________________|||_|___|)<

    ........!(@)';(@)";"""**!(@)(@)****!(@)

    JUNTE-SE A MIM, NESSA CAMPANHA TÃO NOBRE.

    E VENHA GANHAR SEUS 2 PONTINHOS

    Bjs!

Sign In or Register to comment.