Por que a aeronave A380 não pode operar em guarulhos (GRU)?

Eu li em algum lugar que mesmo se alguma cia quisesse utilizar essa aeronave em GRU não poderia... Mais a uns anos atras a própria Airbus trouxe a aeronave a guarulhos para uma demonstração... Eu queria saber o que impede o uso de tal aeronave neste aeroporto...

OBS: o aeroporto dispõe de 2 pistas enormes o suficiente para esse avião, tem sistema de iluminação noturna que esta entre as melhores do pais, pista com tecnologia antiderrapante para asfalto, não existem fatores como montanhas, edificações, ventos de traves constantes.... Então qual e o problema???

Comments

  • Bom, não é que não pode, poder até pode, mas requer uma infra-estrutura melhor do que o Aeroporto Internacional de Guarulhos tem hoje para que esse gigante possa operar em pousos e decolagens, ter boa pista de taxiamento, para que ele possa taxiar com segurança, e um enorme espaço para que ele possa estacionar no patio de aeronaves ( sua envergadura chega a 79,80 metros, fonte: wikipédia ), mas segundo a INFRAERO o super-jato pode ser usado tranquilamento no Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim/ SBGL - Rio de Janeiro e no Aeroporto Internacional de Guarulhos/ SBGR.

    Bom mas para isso precisará de um pushback eficiente, profissionais adequados ( a fabricante da acft Airbus fez testes em vários aeroportos de todo o mundo para testar o grau de capacidade do gigante desde o pouso até o local de estacionamento, há onde avaliaram quanto tempo se leva para o desembarque e embarque e etc... vários aeroportos foram aprovados ) .

    A Emirates Airlines que opera diariamente vôos diários da capital paulista com destino a capital Àrabe, Dubai, todos os dias as 01h25, antes operava com um Boeing 772, devido ao crescimento de passageiros mudaram para o moderno e excelente Boeing 773, e especula-se que ela pretende logo logo, ainda esse ano, em dezembro, mudar de Boeing 773 para o gigante A380, se a demanda continuar crescendo, a Infraero ficou até surpresa por empresas de varios cantos do mundo que possuem o gigante terem demonstrado interesse em operar o jato no Brasil, e todas, ou quase todas elas avaliaram que o Aeroporto é capaz de receber o jato, se a Emirates trazer mesmo o jato para Guarulhos em dezembro desse ano, acho bom melhorar a eficiência, principalmente na hora do desembarque, porque imagina só, se um Airbus 320 da TAM ou qualquer do tipo, na hora do pouso, o piloto tem que muitas vezes esperar muitos minutos para estacionar ( com os passageiros dentro da acft ), imagine com o A380, é bom mudar isso né.

    Abraços!

  • Pode sim COM RESTRIÇÕES.

  • As limitações não permitem infelizmente queria ser comandante de um A380!

    mais as pistas são razoáveis!

  • GRU precisaria passar por melhorias, ter as pistas mais largas do que as atuais,

    ter as pistas mais compridas do que as atuais, o piso das areas de taxi precisariam ser reforçados...

    É como as rodovias construidas para a rodagem do mercedes benz 1111 / 1113 / 1513 / 2013

    e de repente, estavam rodando carretas VOLVO, SCANIA, com uma capacidade de carga muito superior.

    Quem sabe, VIRACOPOS, e NATAL sejam adaptados para essa novissima aeronave...

    o Discovery Channel tem um video sobre o Airbus A-380 onde abordam esse assunto !

    http://www.youtube.com/watch?v=TA0HiIr_rSE

  • Ele pode operar! Sem termos gerais poderia operar sem restrições, mas tem problemas! Por possuir dois pisos completos e uma capacidade superior a 550 pessoas, precisaria de pelo menos 3 pontes de embarque, uma no andar superior e as outras duas no inferior! No momento de pouso por razão da grande envergadura, como aconteceu quando veio ele e em outro caso no AN-225 seria preciso ele ficar sozinho na pista praticamente!

    OBS.: O A380 pode pousar em pistas de no mínimo 2.200 com até 60% de sua capacidade na configuração entre 500 e 580 passageiros!

  • ola.. , apesar de as pistas de GRU serem razoaveis,, poderia ate operar,, mas ha limitacoes,,

    o video que vc viu ( ou nao viu), deve ser o walk around (andar em volta), do LITO< grande mestre em aviacao> ,,, divulgue,ele é mestre,, abrac LITO, eis o video

    http://www.youtube.com/watch?v=O3uWf_FDrDk -- GRANDE LITO, ,

    o video divulgou o aviao, nao a pista,, entao o pouso de visita nao tinha passageiros,, somente equpe,,

    apredentaram o aviao em GRU,,

    ha problemas operacionais, espaço , tempo de aterrisagem, tempo de taxiamento,,

    é realmente uma grande aeronave,,

    pra se ter ideia,

    podemos parar dois pousos de TAM, para ele simplesmente taxiar na via,,

    GRU tem a serra , na qual o piloto desavisado ou cansado (vide mamonas assassinas),, pode azarar alguem

    mas fato é que nao o suportamos aionda,,

  • As limitações de operação em um aeroporto, por extra-enormes-aviões não está simplesmente no comprimento da pista. Vai do espaço nos box, até a capacidade da sala de desembarque absorver cerca de 500 passageriso internacionais DE UMA VEZ SÓ !!

    Até a capacidade dos caminhões de abastecimento de combustível tem que ser especiais !!!

    Os tratores de Pusch Back tambem tem que ter potenca aumentada para "arrastar" esses gigantes !!

    Enfim, a operacionalização desses monstros depende de muita coisa.

    MAS PELO QUE EU JÁ LI, Guarulhos, sim ESTÁ PREPARADO para receber o A-380, operando em FULL capacity. Alguns outros aeroportos brasileiros tambem podem recebê-lo, porem, com algumas limitações de peso.

    abs

    JERO

  • Pergunta bem respondida pelo usuário JERO.

    вℓυєαทgєℓ ധ

Sign In or Register to comment.