Qual a relevância de estudar Física se não a utilizamos em nosso dia-a-dia?

Eu pergunto-me o motivo de estudar física...

Eu estudo português para me comunicar / escrever corretamente. eu estudo história pois sou curioso sobre nosso passado, eu estudo inglês porque é a base de um sucesso profissional em quase todas as profissões, eu estudo geografia para ficar atento em relação á Globalização e assim fazer debates e argumentos em qualquer conversa, enfim.. Mas por que FÍSICA galera? Me diz por favor.

Que relevância tem de estudar a força em que uma mola atinge em um bloco? Que relevância tem de saber a força de atrito? Que relevância tem de decorar milhões de fórmulas para simplesmente sair bem na prova se depois não a utilizarmo?

Com as outras matérias é diferentes, testes de português, inglês. história, geografia etc vão servir para o resto da vida, como citei no começo, mas eu continuo me perguntando sobre Física...

Eu estou farto dessa matéria... Qual o sentido... quero saber simplesmente isso... Por que colocar em um sistema de educação algo tão complexo para os alunos sendo que depois não servirá para nada?

Deixe para os que gostem de exatas, fazerem exatas.

Eu realmente estou farto disso, não consigo tirar nota boa em física mesmo estudando quase que o dia todo, sou bom em todas as outras matérias (exceto física e matemática) mas essas duas, em especial física sou ruim. Estou prestes a bombar de ano por causa disso.

Desculpem pelo desabafo e talvez por não estar expressando direito a minha idéia, mas o que quero é saber o grande valor que tem isso aí sendo que não vamos usar em nossas vidas mais tarde (como as outras matérias).

Espero que tenham entendido o meu ponto de vista. Obrigado.

ps: Físicos não me entendem mal ou como uma ofensa.

Comments

• Amigo, eu entendi perfeitamente o seu ponto de vista, mas o que você precisa entender é que o 2º grau prepara o aluno para o 3º grau e por isso ele precisa conter matérias necessárias a todas as profissões. Eu não sei que carreira você pretende seguir, mas a física é de suma importância para quem vai fazer engenharia por exemplo. Se a física fosse abolida do 2º grau o aluno de engenharia chegaria na faculdade sem saber absolutamente nada de física e por isso o tempo do curso universitário precisaria se estender muito para que lhe fosse ensinado desde as noções básicas. Espero que tenha entendido meu ponto de vista. Boa sorte.

• A Física não é fora do seu dia-a-dia: ela é seu dia-a-dia. Trata-se do entendimento dos fenômenos da natureza. Quando tentamos compreender por que um objeto cai, o Sol brilha, vemos objetos, etc., estamos entrando no que a Humanidade resolveu chamar de área da Física. No colegial, estudamos como a Humanidade interpretou estes fatos na Antigüidade, na na Idade Média e na Idade Moderna. Muito pouco se tem de interpretação contemporânea. Não tem nada nada de errado. É tudo mais simples do que realmente é. Afinal a Física faz uma representação, uma simplificação dos fatos da Natureza constrída pelo próprio Homem. Hoje estamos em uma fase "matematizada" da interpretação da Natureza, que é a linguagem que hoje se aceita como melhor descritiva. Até a Idade Média, Matemática e Física tinham pouca relação. No passado o Homem explicava a Natureza só com palavras (e ainda hoje as "contas" que são feitas só têm sentido se acompanhadas de um discurso consistente). As contas sozinhas não valem nada sem uma boa interpretação. Se acalme, procure entender de onde saíram as equações e relações que tanto te chateiam. Se você gostar do assunto que está estudando, as equações farão sentido para você e você mesmo irá ver como melhorá-las para melhor descrever este nosso mundo, seja sofisticando na Matemática ou no discurso.

• Oi ' ',

Discordo de você em alguns pontos, pois a Física é exatamente o centro de tudo, com a sua tamanha importância foi a primeira disciplina a ser usufruída pelo homem, antes mesmo da filosofia.

Amo física por ser tão exata quanto a matemática, que engloba apenas uma opinião !

Física, correto ou incorrento, não existe meio termo!

E é isso que a torna tão essencial em um mundo de críticas e opiniões diversas. Mas ,ora...eu, estudante do segundo grau, até entendo pq as pessoas não gostam de Física.

Mas isso não se deve à matéria em sim, mas à forma com que é dada!

Boa sorte !

• A física é importante sim atualmente, principalmente na engenharia, como por exemplo na construção de trens, pontes, computadores, celulares, no funcionamento dos carros e ônibus, etc.

• Reforço o que a colega acima disse, repetindo o que já

comentei para outros :

1) É impossível - para qualquer pessoa ou instituição -

prever o que uma criança ou um jovem vai ser ao

chegar à idade adulta, vida profissional, etc.

2) Um dos momentos mais críticos na juventude é a

decisão sobre qual vestibular e qual carreira seguir.

Levando estes dois pontos em consideração, cabe à

Escola "mostrar um pouco de tudo" para que o juvem

conheça "de tudo um pouco" e SINTA a sua AFINIDADE

com esta ou aquela matéria e dai, afinidade com a

sua futura profissão ou atividade.

Para você, certamente omitir o inglês seria PRIVAR do

direito de conhecer um idioma. Para mim, omitir a

física seria privar de evoluir a inteligência e raciocínio.

A Física, mesmo não sendo sua predileta, já está

ajudando a você a prever seu futuro e escolher seus

caminhos.

E, permita, um conselho : Faça um esforço !

Aproveite a física ! Ela está presente no seu dia-a-dia

mesmo que você não a veja ou não goste dela.

O seu modo de dirigir ou frear um carro pode ser melhor,

se você levar em conta os rudimentos da física.

Na defesa pessoal. Na febre. No incêncio acidental.

No equipamento elétrico. Até no tênis ou no golfe.

Em qualquer deslocamento ou esforço.

Se você conhecer uns poucos rudimentos... pode ter

certeza... suas chances de se sair melhor serão maiores.

• Aguenta mais um pouco, depois do vestibular vc não vai precisar mais.

Peça a algum colega pra te ajudar.

Sign In or Register to comment.