um tumor maligno é detectado "de cara" numa colonoscopia?

sei que um pólipo pode ter tendência a se malignizar, mas durante a colonoscopia estes são retirados... minha dúvida é: um tumor maligno é ou não de cara visualizado numa colono? pólipo não é tumor maligno, o máximo é um pólipo vir a ser um tumor maligno, certo?

Comments

• Os tumores possuem características macroscópicas (visíveis a olho nu) que podem indicar a sua malignidade ou benignidade. Também o histórico dos tumores pode dar dicas sobre isso (se apareceu e evoluiu rapidamente, se é muito "enraizado", são sinais que indicam malignidade ou se existe há muito tempo e cresce lentamente, é mais "solto", pode indicar benignidade). Porém são apenas suposições. Quando é feito uma colonoscopia e retirados pólipos, o material certamente vai o laboratório para um exame histopatológico - ou biópsia - onde é analisado no microscópio que tipo de células o compõe. Com base nisso, o médico dá o laudo com certeza do tipo de tumor que é, se é maligno ou benigno, avalia prognósticos e estabelece um tratamento.

• Jesus Cristo cura de todas as doenças.

• Não tem como saber "de cara" se um tumor é benigno ou maligno. Existem alguns sinais q dão evidência, mas pra saber exatamente, só fazendo biópsia.

• Olhe já tirei dois pólipos no colo do útero,e sei que não são malignos,não disse aonde fica mais acredito que se for o médico diz logo,caso tenha dúvida faz a biópsia,fique tranquila é coisa simples,boa sorte♥

Sign In or Register to comment.