um tumor maligno é detectado "de cara" numa colonoscopia?
sei que um pólipo pode ter tendência a se malignizar, mas durante a colonoscopia estes são retirados... minha dúvida é: um tumor maligno é ou não de cara visualizado numa colono? pólipo não é tumor maligno, o máximo é um pólipo vir a ser um tumor maligno, certo?
Comments
Os tumores possuem características macroscópicas (visíveis a olho nu) que podem indicar a sua malignidade ou benignidade. Também o histórico dos tumores pode dar dicas sobre isso (se apareceu e evoluiu rapidamente, se é muito "enraizado", são sinais que indicam malignidade ou se existe há muito tempo e cresce lentamente, é mais "solto", pode indicar benignidade). Porém são apenas suposições. Quando é feito uma colonoscopia e retirados pólipos, o material certamente vai o laboratório para um exame histopatológico - ou biópsia - onde é analisado no microscópio que tipo de células o compõe. Com base nisso, o médico dá o laudo com certeza do tipo de tumor que é, se é maligno ou benigno, avalia prognósticos e estabelece um tratamento.
Jesus Cristo cura de todas as doenças.
Não tem como saber "de cara" se um tumor é benigno ou maligno. Existem alguns sinais q dão evidência, mas pra saber exatamente, só fazendo biópsia.
Olhe já tirei dois pólipos no colo do útero,e sei que não são malignos,não disse aonde fica mais acredito que se for o médico diz logo,caso tenha dúvida faz a biópsia,fique tranquila é coisa simples,boa sorteâ¥