Como fazer cocada preta de corte?
Gente, quero aprender a fazer Cocada Preta de Cortar aos pedaços, para um aniversário. Tentei fazer uma há poucos dias e quando esfriou estava uma pedra! Tive dificuldade até de retirar do prato onde botei. Alguém sabe me ajudar? Grata, Teresy
Comments
RECEIOTA SIMPLES:
Ingredientes:
1 coco grande ralado
3 xícaras de açúcar
1/2 xícara de água
canela em pó a gosto
Modo de fazer:
Coloque o açúcar na panela e deixe em fogo branco até formar o caramelo. Acrescente a água, espere o açúcar queimado dissolver sem mexer, deixe a calda engrossar um pouco e então coloque o coco e um pouco de canela e desligue o fogo. Mexa até a esfriar e em seguida coloque em pedra untada ou tabuleiro.
Obs: A receita original não explicava o que fazer depois que o coco fosse adicionado à calda. Dai eu deixei cozinhando até a calda quase evaporar, e dai minhas cocadas açucararam. Daí eu resolvi colocar na panela novamente com um pouco de água e ela foi derretendo e ficando molinha, e adicionei um pouquinho mais de açúcar e desliguei o fogo e fui mexendo até a água se evaporar e ela só ficar molhada. Esse era o ponto. Ficaram bem molhadas e muito saborosas.
Manteiga Qualy e a tal pitada de sal é o grande segredo nas cocadas.
Só não sei a proporção da manteiga..
Teresy,
Faça essa receita que vai dar certo, fica deliciosa
Ingredientes:
100 gramas de coco ralado (pode usar o de pacote, sem hidratar, ou o coco fresco)
1 lata de leite condensado
2 latas de açúcar (use a lata de leite condensado como medida)
margarina para untar
Modo de preparo:
Coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo médio-baixo, mexendo sem parar até começar a desgrudar do fundo da panela (de 8-10 minutos, mais ou menos).
Unte, com margarina, uma superfície de mármore, a sua pia, por exemplo, e despeje a massa quente. Nivele com uma rolo de macarrão também untado com margarina. Deixe esfriar um pouco para endurecer. Após, corte com o auxílio de uma faca no formato que quiser. Sirva.
Dica:
Se quiser que a cocada fique mais branquinha, deixe um pouco menos de tempo no fogo. O leite condensado e o açúcar no fogo por um determinado tempo começam a dar essa cor de caramelo.
Bom Apetite!
Tem o vídeo explicativo no site
abrçs