O voto nos EUA é indireto. Que diabo de democracia é essa?
Veja se isso não pareceria maracutaia aqui no Brasil. Você vota primeiro num delegado e depois tem que votar nas eleições para governantes. O tal do delegado deve ser republicano ou democrata, então já deve ter sua preferência ou fidelidade partidária. Então você vota feito babaca, pois o que conta mesmo é a decisão do delegado daquele colégio. Então para que diabo se vota, se a droga do delegado tem autonomia para escolher quem ele queira.
Exemplo:. Eu escolho um delegado republicano e nas eleições para presidente, acho que o candidato democrata tenha melhores propostas, então minha primeira escolha, do delegado, pode anular minha segunda - para o governante -, pois o delegado irá escolher seus pares de partido.
É essa a nação mais democrática do planeta ?. Eu entendi isso direito ?.
Veja aqui:
http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/252...
Opinem.
Abração.
Ah, Salve Obama !.
Update:Meu amigo Podocarpo, traduza isso. Me refiro à democracia de ser eleger seu líder hoje. O Brasil sim tem uma eleição democrática, que contempla até analfabetos e menores de idade votarem.
Comments
hum..
..
legal é aqui.
você vota no bandido mas quem manda é o chefe da quadrilha...
Cada louco com sua mania eleitoral.
O sistema de urna eletrônica brasileiro é um modelo interessante a ser seguido por outros paÃses.
O único problema é que ela não consegue dar descarga elétrica no "inteligente" que vota no PT, mesmo diante do Mensalão, STF, etc.
Linda democracia, onde o povo faz de palhaço e vai votar mas quem escolhe o presidente é um grupo conforme as suas vontades.
Nossa nada haver isso :S
"Que diabo de democracia é essa?"
Veja as seguintes afirmações de Edward M. Burns em História da Civilização Ocidental
Sobre a democracia americana:
"O objetivo principal dos pais da federação americana não era entronizar as massas mas fundar uma 'república' que garantisse a estabilidade e protegesse os direitos de propriedade contra as tendências niveladoras das maiorias. Por esse motivo adotaram um complicado sistema de limitações e equilÃbrio de poderes, inventaram um Colégio Eleitoral para escolher o presidente da nação, criaram um judiciário poderoso e confiaram e confiaram a escolha dos diversos estados. Esses princÃpios refletiam uma positiva reação contra a democracia extrema do perÃodo revolucionário e dos anos imediatos".
Sobre Thomas Jefferson, autor do texto-base da Declaração da Independência, assinada no dia 4 de julho de 1776, e eleito presidente em 1 800.
"Ao invés de seguir Rousseau, era um discÃpulo de Locke. Acreditava que o melhor governo é o que menos governa e opunha-se energicamente à soberania ilimitada da maioria. Concebia o sistema polÃtico ideal como uma aristocracia 'da virtude e do talento' cujo princÃpio orientador seria o respeito à liberdade pessoal. Além disso, comparava o populacho das grandes cidades a chagas do corpo humano e desprezava a massa dos trabalhadores industriais como 'alcoviteiros do vÃcio e os instrumentos pelos quais costumam ser subvertidas as liberdades de uma nação'. "
Sobre a democracia
"A democracia histórica também incluia a crença na igualdade natural de todos os homens, a oposição aos direitos herditários e uma fé inabalável na sabedoria e na virtude das massas.
O fundador da democracia tal com descrita foi Jean-Jacques Rousseau.Como Rousseau foi também o pai do romantismo, era natural que as suas ideias tivessem um forte colorido sentimental. Além disso, a coerência nem sempre foi uma virtude cardeal do seu raciocÃnio."
Por fim, vale lembrar que, enquanto Rousseau valorizava sobretudo a IGUALDADE, Locke preocupava-se com a LIBERDADE, e que a democracia americana se funda nas idéias de Locke. O Segundo Tratado do Governo Civil de Locke contém muitas das idéias que culminaram na Declaração da Independência.
Abs
"Traduzindo": Brasil e EUA adotam DIFERENTES conceitos de democracia, o Brasil mais voltado à s idéias de Rosseau, que valorizava sobretudo a igualdade e a suposta sabedoria e virtude das massas, e os EUA, mais fundado em Locke, e que se vale de um complicado colégio eleitoral, que ELEGERà o presidente, que pode não ser o OBAMA (NB: OBAMA, AINDA NÃO FOI REELEITO) colégio esse que, em tese, NÃO à OBRIGADO a seguir a maioria dos votos populares.
Qual sistema é o mais democrático? Se aceitar-se a tese da sabedoria e da virtude das massas, até menores e analfabetos votando, será o brasileiro, sem dúvida, mas, se adotar-se tese da soberania LIMITADA da maioria, será o norte-americano.
Penso que o mais importante, porém, não é saber qual é o mais democrático, mas qual o mais EFICAZ, qual o mais adequado para escolha dos governantes. Sob esse ponto de vista, considerando o desnÃvel econômico, tecnológico, cultural, etc., entre os dois paÃses, não tenho duvida alguma que o norte-americano é melhor.
Abs
Então ideal mesmo é o sistema "fofialista" cubano, onde só há dois partidos: um no poder e outro na cadeia!
Olá!
Eu acho uma babaquice o sistema eleitoral americano. O negócio lá é tão complicado que nem os próprios eleitores americanos entendem, por isso, o voto não é obrigatório, ou seja, só vota quem tem saco para votar nesse sistema eleitoral complicado e muito mais sujeito a fraudes do que o nosso.
Veja se isso é exemplo de democracia, se nem os idosos eles [EUA] respeitam:
http://g1.globo.com/mundo/eleicoes-nos-eua/2012/fo...
NÃO entendo também, como uma nação mais numerosa do que a nossa é obrigada a sempre votar apenas em dois candidatos, democratas ou republicanos. Cara, eu vi uma lista dos presidentes americanos de todas as épocas desde a fundação do paÃs e 99% dos presidentes americanos eleitos eram ou democratas ou republicanos. Isso é exemplo de uma democracia de mer-da que não há espaço para outros partidos, pessoas e ideias. Os americanos se resumem em duas opções.
Sou mais o sistema eleitoral do nosso paÃs que no mesmo dia sabemos quem foi eleito. Lá, nos EUA, a apuração dos votos leva semanas e à s vezes meses.
______
Seu eu votasse nos EUA, eu votaria no 13, ou seja, votaria no Obama.