O cientista afirma que as pessoas de Q.I. mais alto tendem a questionar a existência de Deus. É?

ÉPOCA – Por que o senhor diz que pessoas inteligentes não acreditam em Deus?

Richard Lynn – Os mais inteligentes são mais propensos a questionar dogmas religiosos. Em geral, o nível de educação também é maior entre as pessoas de Q.I. maior (um Q.I. médio varia de 91 a 110). Se a pessoa é mais educada, ela tem acesso a teorias alternativas de criação do mundo. Por isso, entendo que um Q.I. alto levará à falta de religiosidade. O estudo que será publicado reuniu dados de diversas pesquisas científicas. E posso afirmar que é o mais completo sobre o assunto.

Segundo seu estudo, há países em que a média de Q.I. é alta, assim como o número de pessoas religiosas.

Sim, mas são exceções. A média da população dos Estados Unidos, por exemplo, tem Q.I. 98, alto para o padrão mundial, e ao mesmo tempo cerca de 90% das pessoas acreditam em Deus. A explicação é que houve um grande fluxo de imigrantes de países católicos, como México, o que ajuda a manter índices altos de religiosidade nas pesquisas. Mas, se tirarmos as imigrações ao longo dos últimos anos, a população americana teria um índice bem maior de ateus, parecido com o de países como Inglaterra (41,5%) e Alemanha (42%).

Cuba é um país mais ateu que os Estados Unidos, mas o nível de Q.I. não é tão alto.

Você tem razão. É outra exceção. Pela porcentagem de ateus (40%), o Q.I. (85) dos cubanos deveria ser mais alto que o dos americanos. Mas há também aí um fenômeno não natural que interferiu no resultado. Lá, o comunismo forçou a população a se converter. Houve uma propaganda forte contra a crença religiosa. Não se chegou ao ateísmo pela inteligência. A população cubana não se tornou atéia porque passou a questionar a religião. Foi uma imposição do sistema de governo.

E o Brasil, como está?

O Brasil segue a lógica, um porcentual baixíssimo de ateus (1%) e Q.I. mediano (87). É um país muito miscigenado e sofreu forte influência do catolicismo de Portugal e dos negros da África. Fica difícil mensurar a participação de cada raça no Q.I. atual. O que posso dizer é que a história do país se reflete em sua inteligência.

O senhor quer dizer que a miscigenação influenciou nosso Q.I.?

Sim, é uma hipótese em análise ainda. Os japoneses são os indivíduos que na média têm o maior Q.I. (105) entre as raças estudadas. É mais alto que o dos europeus e dos americanos. Em negros da África Subsaariana, o resultado foi 70. Em negros americanos, esse valor é maior (85). Isso pode ser explicado pelos 25% dos genes da raça branca que os negros americanos possuem.

O senhor está sugerindo que índios, brancos e negros têm Q.I. diferente entre si?

Exatamente. Isso se explica pela história da humanidade. Quando os primeiros humanos migraram da África para a Eurásia, eles encontraram dificuldade para sobreviver em temperaturas tão frias. Esse problema se tornou especialmente ruim na era do gelo. As plantas usadas como alimento não estavam mais disponíveis o ano inteiro, o que os obrigou a caçar, confeccionar armas e roupas e fazer fogo. Ao exercitar o cérebro na solução desses problemas, tornaram-se mais inteligentes. Há também uma mutação genética que teria acontecido entre asiáticos e dado uma vantagem competitiva a essa raça.

O senhor chegou a alguma conclusão sobre a inteligência das raças?

Sim. Os asiáticos são os mais inteligentes. Chineses, japoneses e coreanos têm o Q.I. mais alto (105) da humanidade. E isso acontece onde quer que esses indivíduos estejam, seja no Brasil, nos Estados Unidos, na Europa ou em seu país de origem. Em seguida, vêm europeus (100) e nas últimas posições estão os aborígenes australianos (62) e os pigmeus do Congo (54).

Comments

  • O meu "xará" esta muito mal informado.

    Note que todas as respostas dele, tende a atingir

    negativamente os cristãos. So porque ele e ateu.

    Prova disso e que o resultado das "pesquisas" dele,

    aponta os asiáticos como os mais inteligentes.

    Faz isso para criar uma retórica de contraste, sabendo

    que o cristianismo não e popular na Asia.

    E mais. Mente quando se refere aos japoneses.

    Conheço muito bem o povo japonês, porque já convivi

    com eles vários anos e ainda os visito com certa

    freqüência. Os próprios japoneses não se sentem assim.

    Para eles, o povo mais inteligente e o povo americano

    do norte e em seguida, os brasileiros, colocando-se em

    terceiro lugar.

    O que e inegável naquele povo e o espírito de luta e a

    obstinação em buscar resultados que facilitem a sua vida

    no arquipélago e os projetem no mundo como vencedores.

    Quem tem esse espírito, não precisa de muito Q.I. para vencer.

  • "Meu Q.I. é de 138 e acredito em Deus porque uso meu cerebro para compreender as maravilhas que Deus fez e ainda faz."

    Pois é, estão querendo desmoralizar a inteligência...

    De outra forma, sim, existe a correlação entre inteligência e a rejeição à superstições.

  • Bah, falando serio..Tem que ter uma mente privilegiada para meter dentro da cabeça de milhões as "verdades" da bíblia, e além disso, criar argumentos irrefutáveis para rebater criticas atéias.. não é?

    Tenho QI baixo e sou ateu \o/

  • Muito bom o esclarecimento.

  • Estás a dizer que os judeus são bestas quadradas?

     

    Grata, sou asiática.

     

  • não acho que tenho um nível de inteligência mais elevado do que outras pessoas.

    mais sempre tentei saber mesmo o que tem por trás das certas escritas, tentar compreender o que tentam nos passar.

    e sobre a eexistênciade DEUS, se ele existe mesmo, por que tem tanto gente sofrendo nesse mundo,,sem casa, se comida, sem ssaúde,

    mais ao mesmo tempo, tem fatos que acontece, que, se não fosse a eexistênciade um força maior que a dos humanos não teria acontecido.

    como por exemplo... vváriosacidentes ggravíssimosque certas pessoas saem sem se quer sofrer nem um arranhão...

    entende o que eu quero dizer?

    a partir disso sobre o que eu penso, comecei a ler e o que o Espiritismo fala, e para mim, e o que esta explicando isso tudo.

    e daqui um dias chegarei na per te que fala sobre a existência de Deus,, ai tentarei chegar a um senso sobre isso tudo !

    a todos que ler isto pensem só:

    A Bíblia diz que Deus criou o mundo, os céus e a terra,,, mais então, que foi que criou Deus?

    não se tem explicação !

  • Eu acho que é verdade

  • Que raciocínio furado o desse cara! Tem mais exceções que regras! Os asiáticos são os mais inteligentes, sabemos que cultos e são os que mais acreditam em deuses, algumas crenças mesmo difíceis de se admitir!

  • aqueles que se dedicam ao estudo sao mais racionais, e tendem a ser menos superticiosos. Por que muitos filosofos, cientistas, etc, foram ateus? porque sabiam que esse argumento de que Deus criou o universo e crendice, e supertiçao, nao e um argumento desenvolvido racionalmente. Espinosa dizia que isso e a mente incapaz de compreender a verdadeira ordem do universo, como e incapaz de conhecer, a imaginaçao credita a realidade a um deus transcendental, na qual os homens nao passam de joguetes. contrariando a igreja catolica espinosa tb foi perseguido.

  • Já é de entendimento majoritário da ciencia que o cálculo do Quoeficiente de Inteligência não tem base científica.

    Os métodos de medição ainda são insuficientes para um cálculo com níveis de estabilidade relevantes.

    Mas interessante a matéria da super-interessante. Se bem que essa revista de interessante hoje em dia tem muito pouca coisa. ^^

Sign In or Register to comment.