Por que muitos acreditam que a fe nao pode ser racional e sim emocional?

pra acabar com esse seu conceito de uma única forma de fe leiam a entrevista do pastor norte americano publicada na veja desta semana

Comments

  • A racionalidade nos leva a questionar e refutar aquilo que não concordamos. As religiões dogmáticas impedem que as pessoas pensem,pois podem perder seus fiéis.

  • Existem vários argumentos a favor dessa ideia, mas o mais forte é o seguinte: toda vez que alguém questiona a fé ou fala que algo é sem sentido, o homem de fé responde "há coisas que não podemos entender". Em outras palavras, a fé traz consigo uma recusa à reflexão e faz com que a pessoa abra mão do seu próprio ponto de vista. Vou dar um exemplo de como a fé faz você abrir mão não só do seu ponto de vista, mas também de sua ética e moral. Compare estes diálogos:

    - Entraram em uma cidade e mataram mulheres e crianças. Que horrível né?

    - Filhos da p*ta.

    Agora veja:

    - Na Bíblia há um relato de que Deus mandou entrar em uma cidade e matar todas as mulheres e crianças. Que horrível né?

    - Ah, mas a vontade de Deus não se questiona... deve haver algum propósito superior. Há coisas que não podemos entender.

  • Dentro da racionalidade, impossível o sobrenatural, sob que forma seja!

    A fé é como um aglomerado de frases soltas, não compõem um texto.

    Nada, mas nada, bate com coisa nenhuma.

  • cara veja isso : http://www.bispomacedo.com.br/2012/03/23/sentiment...

    o Bispo Macedo fala sobre os dois tipos de Fé a Racional e emotiva.

    Sentimentos X Está escrito

    A fé emotiva sente, a fé racional pensa;

    A fé emotiva vê e atenta para as circunstâncias, a fé racional crê no que está escrito;

    A fé emotiva, ao ouvir o som dos tambores de guerra, treme e teme. A fé racional, ao ouvir o alarido de guerra, vê, pela fé, o Senhor dos Exércitos entrar em ação;

    A fé emotiva decide no coração, a fé racional decide de acordo com a Mente de Cristo - a Bíblia Sagrada;

    A fé emotiva se inclina às paixões do coração, especialmente, por causa do que seus olhos veem e seus ouvidos ouvem. Mas a fé racional é serva do que está escrito;

    A fé emotiva ora está quente, morna ou fria, mas a racional não se importa com o que sente. Simplesmente, crê. Independente do que sente ou deixa de sentir;

    A fé emotiva anela sentir a presença de Deus nas reuniões, já a fé racional dispensa sentir porque já tem certeza de Sua presença.

    Pois, como está escrito: “...onde estiverem dois ou três reunidos em Meu Nome, ali Estou no meio deles.” Mateus 18.20

    A fé emotiva é refém da voz do coração, porém, a fé racional está sempre atenta à voz do Espírito Santo;

    A fé emotiva quer porque quer sentir de qualquer maneira. Por isso sua vida sentimental é um completo fracasso. Ninguém consegue satisfazê-la. É um poço sem fundo. Quanto mais tem, mais sente falta. Seu vazio interior aumenta a cada instante.

    Mas a fé que pensa, raciocina e, sobretudo, medita na Palavra de Deus, sabe que cedo ou tarde ela vai se cumprir. Como o Senhor que, apesar da fome, não Se rendeu, a fé na Palavra de Deus aguarda cumprir o que ESTÁ ESCRITO!

    Finalmente, a fé inteligente, racional ou sobrenatural é a Energia de Deus, o Sopro do Altíssimo, a Nuvem de Deus guiando Seu povo no deserto, a Coluna de Fogo durante a noite escura do deserto, a Sombra do Altíssimo, o Abrigo de Deus, a Presença de Deus, o Espírito de Deus e o Senhor Jesus Cristo em Espírito no meio do Seu povo.

    Quem a tem é bem-aventurado e feliz porque está, permanentemente, em comunhão com o Eterno.

    Quem não a tem é desventurado e infeliz.

  • Meu filho,Eu os criei com coração e cérebro,para que usem os dois para o bem.Razão e emoção devem ser características de vocês,e devem usá-las para chegar até Mim.

    Abraço

Sign In or Register to comment.