como zerar um campo no access nessaas condições?
Oi pessoal, por favor preciso da ajuda de vcs...pq embora eu tenha estudado access e faça alguns BDs eu naum tenho conhecimentos mais avançados, tipo assim eu faço alguns BDS de cadastro apenas, sei mexer nos layouts de formulários criar consultas e relatórios , criar macro e programar bem pouquinho algums módulos em vb. mas toda vez que faço algum BD que envolva relacionamentos N:N ( ex BD de vendas que tem tab, clientes, tab vendas, tab detalhes de vendas, tab produtos, fornecedores etc eu me enrolo...
Dessa vez to criando um pra gerenciar uma cantina onde os alunos pegam fiado e pagam no fim do mês o objetivo é aculumar o saldo devedor e gerar um total de qunto o aluno deve pagar. No meu formulário de pedidos não é criado um novo pedido cada vez que o aluno quer lanchar em datas diferentes, pq se for assim no form pedidos eu teria muitas telas do mesmo aluno em registro diferentes diferenciando asomente os items consumidos e a data do pedido. Para não passar por isso criei o form pedidos badeado no form clientes, onde cada registro pe exlusivamente de um aluno ( ou seja um registro por aluno ) e neste form tem um subform de vendas onde eu crio um histórico com a data da compra , item valor unit, qtd e sub total assim tenho um histórico de consumo ( vcs me enenderam?).
No campo total que chamei de saldo devedor é o total dos subtotais, até aí tudo bem, mas a minha dúvida é se o aluno no mês de fevereiro dever R$ 100,00 e pagar eu queria criar um botão de zerar o saldo devedor e no mes de marco só somar o consumo de março... e não sei como
dp jeito que tá o saldo devedor tá acumulando as dívidas de todo o ano e os alunos devem tipo R$600,00 pra cima pq não sei zerar e recomeçar a contar só a partir daquele mês
E AÍ? COMO FAÇO?
Comments
neste caso voce não deve usar o access pois o soft acess é para banco de dados como voce sabe. voce deve usar o excel pois assim ficara melhor para voce fazer a sua planilha e o proprio excel vai ajudar a fazer as contas como voce deseja. voce pode começar no access e depois passar para o excel para finalizar a sua planilha de contabilidade.