Assim é viver como crentes ou ateus? ou estou errado?

negar-se a vida presente:

por uma vida melhor no paraíso;

ou por depositar recursos disponíveis na espera de concretizar-se uma promessa de futuro melhor.

Porque não deixar o futuro para o futuro

e pensar em se superar no presente, como também ajudar o próximo a conseguir o mesmo?

tentei me orientar para a perguna em Nietzsche.

Update:

Me explico:

Nietzsche combatia todo niilismo, o negativo, traduzido pelo pensamento judaico cristão, como o reativo, fruto da modernidade com a morte de Deus.

Costumava dizer, “O idealista é um incorrigível, se expulso de seu céu, faz um ideal do seu inferno”.

Ele vislumbrava o ideal para a vida, que aceitasse e vivesse esta constante transformação, sem negar a realidade buscando a superação do ser humano.. “o super homem”, quem acredito ser aqueles que conseguem lidar vitoriosos com suas adversidades da vida, aqui e agora.

Comments

• O instante agora é a mais subversiva experiencia humana,onde se é.

• Eu hein...! rs..

Paraíso e ateísmo são duas palavras que não possuem sequer sincronia.

• Viver bastante é um fenômeno novo.

Há 3 séculos atrás, passar dos 40 era motivo para ser comemorado.

O homem ainda não entendeu direito isso. Têm mais medo do que alegria em ficar velho.

Jogar toda uma vida, depositando sua fé numa vida após a morte, é o principal absurdo que as religiões impõem, e o motivo é simples. Você pode levar uma vida medíocre e eles não terão de provar que Deus existe.

Contudo, o bom senso e a razão podem ser aplicados. O futuro virá, você estará mais velho e mais só. Se estiver preparado, será mais fácil. Não é preciso deixar de viver o presente, para fazer isso.

• Eu concordo. Frequentei uma denominação religiosa por vinte anos e agora estou afastado. Lá a preocupação è com a Grande Tribulação e o Armagedom. Se você pensa em fazer o seu pé de meia, você é materialista. Se tem idéias diferentes do que lhe é ensinado com sendo "a verdade", você é apóstata. Todos os que não pertencem ao grupo são considerados "mundanos". Depois de muita reflexão, eu percebi que se o mundo acabasse hoje, ninguém lá estaria, de fato, preparado para sobreviver. Ademais, eu sei que o Armagedom pessoal de uma pessoa pode acontecer a qualquer momento, mas nem por isso as pessoas vivem a vida pensando no dia da própria morte. Não digo que eu vá "cair na gandaia", mas quero sim encontrar uma mulher adequada para me casar e formar, com ela, uma família. Quero também abrir o meu próprio negócio e ter uma renda muito melhor do que a que eu tenho hoje. Se ao fim de algum tempo eu não tiver conseguido realizar nenhum dos meus projetos, eu terei sim a humildade de voltar para a igreja, sabendo, então, que, ao menos eu tentei construir alguma coisa na minha vida. O que eu não posso fazer é deixar de viver a vida por causa do medo de coisas que ainda não aconteceram e só acontecerão num futuro de data incerta. Viver a vida amedrontado com a realidade não é saudável para ninguém.

• O proximo ....nem a pau .....preciso estar acima deles ....

• Você pode ter se orientado em uma ou outra frase de efeito de Nietzsche.

Sem medo de errar, a julgar pela pergunta e pelos comentários, você nunca tomou conhecimento da obra de Nietzsche.

Não menospreze o nosso intelecto. Alguma coisinha a gente conhece.

• Sim e NEGAR:

a tudo que pode traze doenças e prejuizos morais , financeiros.

ROUBAR, FUMAR, EMBRIAGAR, TRAIR O PARCEIRO, CONSUMIR DROGAS, MENTIR, INVEJAR, IDOLATRAR, COMER EM EXESSO,ODIAR, TER CIUME.

ENFIM SAO AçOES QUE PREJUDICAN A SAUDE E A SI MESMO E AO PROXIMO.

SIM SER SERVOSD DE DEUS E NEGAR TUDO QUE NOS PREJUDIKE.

• religião, não conforta ninguém.

Apenas te faz fugir da realidade.

Seja ateu, leia um bom livro.

Talvez carl sagan, saramago, stephen hawking

• Ta amarrado aceite a Jesus meu filho e procure uma igreja evangélica seja dizimista

Sign In or Register to comment.