Me ajudem? Conselhos pra problemas de família :/?

Adolescente em crise :P ieaueiaoeia

Então, minha mãe quer me obrigar a fazer faculdade. Eu não passei e mesmo assim ela quer que eu faça, não entendo ela. Tenho 17 anos (mas faço 18 em um mês), terminei o Ensino Médio ano passado (2009 pra quem ainda ta confuso em começo de ano) e quero ficar 2010 sem estudar, só escrevendo o meu livro e viajando talvez. Afinal, se eu não to com motivação de estudar, pra que eu vou pra faculdade? Eu não vou me esforçar, não vou estudar, não vou prestar atenção nas aulas... Então, decidi fazer pré ou faculdade em 2011, deixar o 2010 ser o melhor ano da minha vida *-*

Mas, minha mãe não quer, quer que eu estude. Ela acha que "ficar um ano parada" significa "parar de estudar" e falou que se eu "parar de estudar" (lê-se ficar um ano parada, mas nem é parada de verdade, parada vai ser se eu for pra faculdade) ela me bota pra fora de casa.

Não sei o que eu faço, sério, to me desesperando, ela não me ouve! Tudo que eu falei aí em cima já falei pra ela, mas mesmo assim ela continua repetindo a meeeeeeeesma coisa "você não é vagab*nda pra parar de estudar!". Ela não entende que eu não vou parar de estudar.

Não, não adianta conversar.

Eu sei que ela não pode me forçar a estudar, mas eu não quero ficar sem casa :/

Sério, to desesperada.

Por favor, me deem conselhos úteis, não sei mais o que faço. Já falei qual o meu plano (ganhar motivação nesse ano pra estudar com vontade no outro) mas ela não aceita.

Além de me forçar a fazer faculdade, ela fala que ser escritora é sonho e que eu não vou conseguir (quero ser escritora). Mãe boa, não?

P.S.: Ela falou que faculdade é opcional há um tempo, mas, pelo visto, pros filhos dela é obrigatório. Ah, ela não fez faculdade, largou três vezes.

Comments

  • bom! no mesmo ano que eu acabei o ensino medio tentei vestibular e não passei, ano seguinte fiz curso pré-vestibular, mas não tava com animo de estudar, e não passei denovo, resolvi ficar um ano sem pensar em faculdade, não fiz nada de util, na metade do ano até comecei um cursinho tecnico, só para não dizerem que só estava vagabundiando... mas sentia que estava ficando para tras, atrasando minha vida, ( me sentindo mal, inutil), no final do mesmo ano fiz vestibular, passei em ciencias da computação, e me arrependo um pouco por não ter começado antes, nesta sexta-feira vou na formatura de um ex-colega de colégio, já se dando bem na vida (feliz com suas conquistas), e para mim ainda falta 2 ou 3 anos.

    se não quiser fazer faculdade agora não faz, mas não fique totalmente parado, faça um curso, estude alguma coisa que lhe agrade, sei lá...! algo que lhe forneça conhecimentos....

  • Tente fazer um intercâmbio...diga pra ela que você vai aprender uma nova língua e que volta (ou não) para fazer faculdade..

    Bjj

  • Acho melhor seguir os conselhos da sua mãe!!!

  • Você é imatura, por isso que não consegue ver muito bem o lado dela. Você fica gritando para ela ver o seu, mas você nem ao menos se esforçou para ver o dela.

    Com que dinheiro você vai viajar? Você vai se sustentar durante esse período? Ou vai depender dela? Já começa por aí! Quer parar de estudar, mas ainda continuar a viver as custas dela. Não é certo. Se quer sair de casa, saia e nunca mais volte.

    Por quê você fez o ensino médio? Alguma vez você foi para a aula por vontade própria? Estudou por vontade própria? Eu acho que não, porque você nem ao menos passou em um vestibular. Motivação para estudar não se consegue longe do estudo, se consegue perto dele. A motivação que você deveria ter é a de ter uma profissão pra sua vida, ter um foco, um rumo, conseguir se sustentar, conquistar coisas para você, não acabar morando com os pais até os 40, não ter que viver na rua dependendo da boa vontade dos outros, mas você tem medo disso, por isso foge. Você tem medo de ter que escolher, medo de ter que assumir a responsabilidade. Pois é isso que acontece quando entramos na faculdade, obtemos mais responsabilidade, amadurecemos, porque o problema não é mais passar de ano e sim se formar para construir uma vida, trabalhar naquilo que de alguma forma lhe dá prazer.

    Viajar para aonde você quiser ir, dormir o horário que você quiser dormir, coisas assim não trazem felicidade. Então eu não entendo como você pode dizer que espera que seja o melhor ano da sua vida. Aproveitar a vida tudo mundo pode aproveitar, mas não acredito que seja assim que somos felizes. Fugir nunca é a solução para tudo.

    Se você der um tempo para a sua mente, você não vai voltar. Você quer viver livre um ano, quem iria gostar de ter que voltar para se "trancar"? Se você, mesmo depois de ter acabado o terceiro ano, com a matéria fresca na sua cabeça, não passou no vestibular, quem te garante que no final desse anos você vai passar? Se você só vai festar?

    A sua mãe quer que você faça faculdade, porque ela quer o melhor para você. Pais que amam os filhos de verdade, os criam para o mundo, porque sabem que não vão viver para sempre. Um dia ela irá embora, como os meus próprios pais, o que ela quer é poder ir em paz, sabendo que você tem uma vida estruturada, que vai conseguir se manter. Ela não quer que você cometa o mesmo erro que ela. Pense nisso.

  • Quanto mais cedo vc começa uma faculdade mais cedo vc termina ela ;)

    Vai por mim, ficar parada só te atrasa, vá pra facul e curta tbm, po escolha uma facul de letras, termina em pouco tempo.. faça a distancia se prefirir, pra vc que quer viajar ficar em casa sem ir ao colegio é a melhor opção, aconselhavel fazer de letras pois ao mesmo tempo estara aprendendo mais do que vc quer ser no futuro ;)

  • Um ano hoje, valerá 10 anos amanhã...

    é só isso...

    escritores são sonhadores, vendem sonhos, talvéz pudessem trabalhar em confeitaria, concordo com sua mãe..

    Vou dizer igual ao Zeca Pimenteira: " EU SEMPRE QUIZ TER UMA MÃE ASSIM"..

    Pare de ser tonta e aproveite a oportunidade, e se o ano que vem ela não estiver mais nesse universo??? Vc sentirá falta correto? E não tiver ninguém para te ajudar a pagar a faculdade???

    Digo o ano que vem mas pode ser a qualquer momento.. (O céu é o limite)

    Chokurei

  • Oi!

    Ela também se mete e escolheu o curso superior que você tem fazer? Essa mulher não tenha a mínima visão. Você fez o Enen? Você fez provas para alguma faculdade? Não sei de onde és mas procure uma faculdade bem fraca e (se tem nota do Enen) leva o documento e pergunta se aceita ou faz (tem umas faculdades que manda você fazer uma provinha) essa provinha. Faça letras já que gosta de escrever. Tente assim mesmo que você não se encontre na carreira escolhida pelo menos ela vai parar de perturbar e enquanto isso você pensa o quer deseja para a sua vida, entende? Estou querendo dizer para você ir levando já que não existe outra opção.

    Vou contar uma coisa para você: O meu pai não deixava eu sair (fui muito presa) o que fiz? Arrumei um cursinho de pré-vestibular bem vagaba e as vezes assistia aulas outra eu saia . (estou passando algo errado não faça).

    Boa sorte!

Sign In or Register to comment.