como localizar a estrela Sirius no céu a olho nu?
é possível encontrar essa estrela nesta época do ano? que horário é melhor para observa-la ? como fazer isso? me disseram que eu devo primeiro encontrar as três marias e depois traçar uma linha até encontrar a Sirius, mas eu nao sei como localizar as três marias, elas sao possiveis de se observar nessa época do ano?
Comments
Olá amigo !
É possível observa-la qualquer época do ano,mas de horários diferentes. Ela este mês está aparecendo partir das 00:30,e se você entender sobre as constelações procure a estrela mais brilhante da constelação Canis Major ( cão maior ).
Também tem outro jeito de você encontrar a estrela Sirius,e só procurar a estrela mais brilhante do Céu que seja branca meio azulada.
Mas não confunda com os Planetas Júpiter e Vênus,que são planetas muito brilhante,e aparece essa epoca do ano neste mesmo horário.
Á duvida continua?
Olhe para o Leste,veja as 3 marias,e veja no lado direito uma estrela super brilhante !
Para uma melhor identificação das constelações,estrelas e planetas,baixe o Software Stellarium 0.11.4.
LINK : http://www.baixaki.com.br/download/stellarium.htm
Se você encontrar uma estrela que esteja brilhando muito mais que as outras, mais ou menos as 1:00 é sirius, mas não confunda com júpter que é um pouco mais brilhante mas não cintila como sirius
Ela costuma ser a estrela + brilhante