Processos Educativos no Contexto Histórico?

Questão 1

Em se tratando das TICs e de acordo com os estudos da autora, qual é o principal domínio que se deve ter na contemporaneidade?

Alternativas

1 - Domínio do código digital.

2 - Domínio dos códigos escritos.

3 - Domínio dos códigos linguisticos.

4 - Domínio dos códigos sociais.

5 - Domínio de línguas estrangeiras.

Questão 2

Lyotard (1989) fala que a informática enquanto linguagem universalmente aceita impõe um conjunto de prescrições aos enunciados aceites como pertencentes ao saber. Na sua perspectiva qual o resultado da multiplicação das máquinas informacionais?

Alternativas

1 - Com a multiplicação das máquinas informacionais o ser humano passou a ser mais feliz.

2 - O resultado foi a proliferação de virus virtuais.

3 - As máquinas informacionais concentrarão o saber, e estar na rede digital passa a ser condição de existencia.

4 - Não houve resultados objetivos com a multiplicação das máquinas informacionais.

5 - Houve, a partir daí, uma modificação na qualidade de vida da sociedade.

Questão 3

No artigo em pauta, a autora diz que “A escola deve rever seus tempos, respeitar os ritmos e as formas de aprendizagem e, sobretudo, os interesses de cada um”, nesse sentido o ensinar transforma-se. Que se espera agora da aprendizagem?

Alternativas

1 - A norma é que se aprenda pensando.

2 - A norma é que se aprenda fazendo.

3 - A norma agora é aprender como e quando desejar.

4 - A norma agora é aprender aprendendo ou aprender a aprender.

5 - Que se aprenda por osmose.

Questão 4

Segundo a autora, os discursos analisados mostram que a identidade profissional dos professores é produzida atraves de discusos que explicam e constroem o sistema de educação baseado nas TICs. Assim, quais são as identidades docentes que emergem a partir no investimento sistemático na aquisição de novos conhecimentos e de novas estratégias para manter uma posição competitiva?

Alternativas

1 - Identidades inovadoras e flexíveis.

2 - Identidades desviantes, identidades inovadoras, identidades flexíveis, identidades ilegíveis, identidades on-line, identidades competitivas e identidades criativas.

3 - Identidades on-line e competitivas.

4 - Identidades criativas e ilegíveis.

5 - Nenhuma das alternativas estão corretas.

Questão 5

Ainda de acordo com o artigo, que são identidades competitivas?

Alternativas

1 - São aquelas capazes de promover uma continua reinvenção de si próprias e de concentração de poder sem centralização.

2 - São identidades capazes de fazer coisas diferentes, fora da rotina e que provem a sua capacidade de mudar de turma, de escola, de cidade.

3 - São as que sabem aproveitar as potencialidades colaborativas das redes e tornar a instituição escolar presente em qualquer tempo e em qualquer lugar.

4 - Entre outras possibilidades, são identidades capazes de fazer parte do clube dos “bem sucedidos” e tudo que isso implica.

5 - São identidades profissionais inseridas numa lógica profissional própria e empreendedora, que renunciam às referencias habituais locais e se integram em projetos de rede.

Comments

Sign In or Register to comment.