Vi um comentário na página Um Sábado Qualquer do facebook e gostaria de compartilhar com vocês!?
Comentário por Hiroshi Inoue, na página de humor Um Sábado Qualquer famosa por fazer humor com um tema que permanece sempre calado: religião. E acho que o comentário diz tudo o que religiosos extremistas precisam ouvir:
Não pude deixar de observar o comentário de pessoas reclamando - e até mesmo ameaçando - por conta dos Quadrinhos da página, como Wanderley Amancio de Goiás. Wanderley e demais, no caso de vocês se sentirem indignados com os quadrinhos em questão creio que não estejam vivendo vossa religião com profundidade e pleno prazer em praticá-la. Sou budista, e por várias vezes encontro na página, ou mesmo no site, quadrinhos criticando o budismo e Buda como símbolo desse, e não me sinto ofendido. Sobre religiões aprendi uma coisa ao longo da vida e principalmente nos últimos anos que foram de grandes mudanças no meu estado espiritual, e uma delas é que você acaba se tornando ignorante e "burro" (me desculpe tal palavra) quando coloca em primeiro plano determinada divindade ou livro sagrado. A bíblia tem ensinamentos maravilhosos ao longo de seus 73 livros (no caso da católica) mas, como qualquer outro livro sagrado, quando você deposita todas as suas crenças, toda a sua verdade espiritual, neste livro, você se torna um ser limitado e fechado a novos conhecimentos. Apenas o que está escrito naquele livro, que pode ser rasgado ou queimado, lhe é real, mas você vai encontrar sempre pessoas com ideias que irão de encontro às suas (que na verdade é um termo incorreto pois vocês não criaram sua própria percepção), e não vejam isso como algo ruim, ao contrário isso engrandece a alma e contribui na sua formação como humano e mesmo como cristão. Parabéns à página. Namastê!
Comments
Saudações!
Obrigado pela sua pergunta, eu até sorri ao lembrar de um evento citado por um monge que admiro muito, Ajahn Brahmavamso.
Certa vez houve um grande tumulto, não sei bem o que foi, porque algum grupo havia jogado o Alcorão numa privada e dado descarga, algo assim, e alguns islâmicos fundamentalistas causaram uma baderna devido ao ocorrido.
Então, perguntaram a esse monge budista o que ele faria se as escrituras budistas fossem jogadas num vaso sanitário, e ele disse: "Eu chamaria o encanador!" rs.
Lembro também do Dalai Lama. Acho que foi quando explodiram estátuas de Buda em algum lugar. Perguntaram o que ele pensava disso e ele disse: "Bom, eram pedras, não eram?" rsrs.
Ajahn Brahm disse que podem destruir as escrituras budistas, mas não podem destruir as virtudes e sentimentos positivos que desenvolvemos dentro de nós através dos ensinamentos. É através dessas virtudes que podemos manter os ensinamentos dos grandes mestres, e uma dessas virtudes é justamente estar aberto aos outros, em vez de estar agarrado as suas opiniões e trazer sofrimento desnecessário a si mesmo por algo tão banal. Na realidade, podemos até rir da situação rsrs.
Paz a sua mente ^-^
Esse cara pelo jeito desconhece humor negro, sarcasmo, ironia ....
Eu fico com os ensinamentos do Mestre Jesus, é bem mais esclarecedor.