Pessoal me ajuda com esse texto por favor?
Me ajude pessoal , não estou conseguindo fazer !
Resposta do cacique Seatle
"O presidente declarou em Washington que deseja comprar ou vender o céu, a terra ? Tal ideia é estranha para nós. Se não possuímos a presença do ar , e o brilho da água , como se há de comprá-los ? Cada pedaço desta terra é sagrado para meu povo . [...]"
a)No caderno, monte uma ficha do texto .
-Ano da resposta ;
-Que a pronunciou .
-A quem era destinada .
-Qual seu objetivo .
b) Qual o objetivo do governo norte-americano em comprar as terras indígenas ?
c) Por que , segundo o cacique , a prática de comprar terras era estranha para os índios ?
d) Qual foi a consequência dessa política norte-americana para os indígenas e para os Estados Unidos ?
Comments
Vamos por partes.
Primeiro: conheço esta história,. É a carta do cacique Seattle, de 1885. Esta carta foi destinada ao presidente americano Francis Pierce.
O governo americano queria comprar as terras (penso eu) para expandir o território americano, colonizar as terras indígenas, construir fazendas e criar gado.
Os índios não entendiam a idéia de vender a terra, pois eles não se consideravam os donos dela... entendeu? Isso para eles era completamente irreal.
A consequência é que os índios tiveram, na maioria dos casos, de viver em reservas fora de suas áreas originais - enquanto os brancos ocupavam as terras onde seus ancestrais viveram por séculos.
P.S.: A carta, na verdade, não existe. É apenas uma suposição do que ele teria dito, caso soubesse escrever.
Certamente a sua professora nao deu somente este 'trexo' pra vc .. pois as perguntas nao batem com o texto , tem uma parte da pergunta que diz ''Qual foi a consequência dessa polÃtica'' , nossa , pelo trexo que vc deu nem falava sorbre 'consequencia' . No texto que vc colocou ai , só falou que um cacique comentou que : o presidente queria comprar o céu .