Como se tornar um Intelectual... Digo qual a rotina para alcançar tal objetivo e o que ler!!!?

Tenho pesquisado a mêses na internet por assuntos semelhantes de como se tornar inteligente, culto, sábio, se manter atualizado sobre todos assuntos que decorrem no dia a dia, ser um superdotado ( é claro que agente n opta, isso é uma coisa q nasse com agente, estou me referindo ao "superdotado"), como saber conversar, liderar, influenciar pessoas e todos esses assuntos corriqueiros e semelhantes dos que eu acabei de citar... De jeito nenhum consigo uma resposta simples e relevante que faça com que eu me acalme e começe a estudar direitinho todos esses passos em que eu tenho total interesse... Geralmente vejo respostras como: aproveitar a vida e deixar ela te levar e blah blah blah!!! Queria uma resposta mais concreta como "LEIA LIVROS DESSE GÊNERO (EX: SOCIOLOGIA, FILOSOFIA E ETC), assista tais programas... veja tais noticiarios pois não é vc vendo os mesmos o dia todo que vc vai acabar adotando essa habilidade que vc tanto almeja... Evite fazer isso e aquilo... Como ser intelecutal ?

Update:

bjlitajai

Apesar de ter apenas sua resposta gostei muito dela, ela é de grande relevância para mim... se ninguém mais der uma resposta melhor (pq é injusto eu classificar agora) a sua vai ser classificada como melhor resposta... agradeço muito pela sua compreensao... Um grande abraço!!!

Comments

  • penso que para isso não há uma fórmula. O bom é sempre manter-se atualizado. E ir à Batalha da Vida. Boa semana. Muita paz.

  • Leia os clássicos,leia Machado de Assis,Fernado Pessoa,seja eclético,saiba todas as tendências da literatura.faça com critério e com prazer,arranje um grupo interessante para trocar idéias e seja assíduos de grandes livrarias.

  • Leia filosofia. Comece com um daqueles "A História da Filosofia" e depois vá se aprofundando nos pensadores que forem mais do seu agrado. A partir desses pensadores, você vai descobrir interesses novos (como política, economia ou sejá lá o que for) - e mais livros e livros para ler. Use a Internet - google e, melhor ainda, a wikipedia - para descobrir detalhes de coisas que você está lendo, biografia de alguém etc. Suplementos de cultura dos principais jornais (aqui em SP, o "Mais" e o "Aliás") também vão te levar à novos caminhos. Esqueça TV, cinema, e principalmente o senso comum: 99% do que as pessoas falam por aí é bobagem.

    Só tem um detalhe: para fazer isso é preciso, realmente, GOSTAR E MUITO DE LER. Desde criança. Ninguém vira intelectual depois de velho. Mas nunca é tarde para descobrir as coisas.

    Boa sorte!

  • Amigo, olhei a sua pergunta e me detive um pouco a pensar: apenas pelo ato de estar respondendo esta pergunta já me farei um arrogante, no pressuposto de que estaria vestindo a carapuça. Mas vá lá, estpu no anonimato e não deveria ficar com medo de responder perguntas interessantes. Olha a característica de um intelectual é a indecisão, justamente por ele ter várias soluções. vários planejamentos e saber de vários caminhos, ele é um indeciso nato, pois tem medo de estar tomando a decisão errada, já que dispõe de outras. E ser curioso em todos os sentidos, não é uma formação acadêmica que o fará um intelectual, mas a sua curiosidade, pois sabendo ler já lhe abre um horizonte bem largo.

  • Eu acho que a maior dificuldade nessa caminhada que você deseja seguir, é na realidade a primeira de todas (pelo menos, para mim foi assim): a confiança em si mesmo e na sua (minha, no caso) capacidade de chegar lá. Porque bem rapidamente, a gente percebe que os conhecimentos que existem são imensamente numerosos, e que a nossa (minha) ignorância é gigantesca. Eu sei que à primeira vista o que eu estou dizendo pode não parecer muito concreto, mas tenho certeza que logo-logo, se já não for o caso, você encontrará bem "concretamente" esse primeiro obstáculo, que leva ao desânimo e à tentação de desistir. Eu lhe desejo que, quando você chegar ao ponto (que eu como a maioria das pessoas que conheço e que começavam estudos avançados) de se sentir incapaz de atingir os seus objetivos (porque tal autor utiliza tal noção que refere ã tal outra da qual ainda você não tenha ouvido falar, ou porque tal outro autor fala da mesma noção de uma forma muito diferente e tudo acaba parecendo chinês), que quando você chegar à esse ponto, eu lhe desejo que continue mesmo assim, e pouco à pouco verá laços e associações de idéias e o que parecia impenetrável vai ir ficando cada vez mais claro.

    O conselho da pessoa que escreveu antes de mim me parece perfeitamente pertinente, bem que eu tenha tendência à insistir um pouco mais sobre a necessidade de começar por identificar que disciplinas lhe trazem PESSOALMENTE o maior interêsse, e daí continuar tentando identificar que assuntos, nessa disciplina, o interessam mais, e assim por diante, e começar por esses assuntos. Depois, é claro, o objetivo seria de abrir cada vez mais o campo de conhecimento, mas SEMPRE levando em consideraçao o que lhe interessa. Pois com o tempo, e com a curiosidade que você manifesta, acredito que a gama de seus interêsses será cada vez maior também...

    Segundo eu, um intelectual não é uma enciclopédia, mas sim alguém que reflete, que pensa, que analisa e se faz uma opinião pessoal e bem aprofundizada sobre o que o rodeia, e sobre o que vive interiormente. É também uma pessoa que tende à ser curiosa que não se interessa apenas à um assunto específico, mas sobretudo, uma pessoa que reflete, que pensa e analisa e procura. Isso requer muita humildade, curiosidade e perseverança.

    A mais concreta (e pessoal) sugestão que posso lhe dar (e justamente por ser pessoal, pode não se aplicar bem à você, mas bom tenho certeza que de alguma forma deve ajudar): se você puder, dê uma explorada em livros (idealmente, comece pelos mais acessíveis, de introdução ao assunto) de epistemologia ou de história das ciências. História da filosofia, história da antropologia, história da fisica, história da sociologia, da pisicologia, do jornalismo, história da história, antes de mais nada comece por isso...

    Quanto ao fato de se tornar sábio: escute muito os outros e não tenha precipitação à agir nem à decidir nem à chegar à conclusões, questione e re-questione muito as "certezas" de todo tipo, seja prudente e reticente frente às certezas, as dos outros como (sobretudo) as suas próprias.

    Sobre se tornar culto: sempre que tiver a oportunidade de falar com alguém, que por exemplo você não conhece bem, pergunte-lhe o que lhe interessa à essa pessoa, que atividade ou matéria a faz vibrar, e mostre interêsse em conhecer esse assunto, pergunte-lhe sobre o que se trata e porquê ela gosta tanto assim daquilo. E, ouvindo-a com atenção (as pessoas sempre estão dispostas à discutir e à contar sobre aquilo que amam), tente descobrir, ver com teus próprios olhos aquilo que a pessoa vê de tão interessante, e provavelmente vc aprenderá muito e ainda por cima, talvez descubra um novo assunto de interêsse para si próprio.

    Sobre saber conversar e influenciar pessoas: escute muito os outros, preste atenção ao que eles dizem e como eles o dizem, pergunte à cada pessoa o que mais as interessam e ouça o que elas tem à dizer à respeito. Tudo o resto decorre disso, naturalmente, facilmente, em pouco tempo vc verá os frutos.

    Sobre se tornar inteligente: a inteligência é um musculo...

    Boa sorte e perseverança!, você verá que chega lá!...

  • Não existe fórmula, nem rotina.

    Você deverá estudar muito. Cursos Universitários, especializações, etc,

    Leie livros de todos os tipos (técnicos, romances, políticos), jornais, revistas.

    Assista TV (telejornais, filmes, esportes).

    Veja: com o tempo, vc é que deverá selecionar o que ler, ver na Tv, peças de teatro à assistir.

    Outra dica é ir em palestras e seminários.

    Mas, à medida que vc cresce e se inclina à uma área profissional, o que vc vai ler, ver, estudar, etc, terá tendência à tua área de atuação. Mas, vc não poderá se limitar à ela.

    Eu sou formado em Administração de Empresas e em Informática, e, sei muita coisa de outras áreas, como história, geografia, medicina, política. Por que? porque me interesso, gosto destes assuntos.

Sign In or Register to comment.