Como se tornar um Intelectual... Digo qual a rotina para alcançar tal objetivo e o que ler!!!?
Tenho pesquisado a mêses na internet por assuntos semelhantes de como se tornar inteligente, culto, sábio, se manter atualizado sobre todos assuntos que decorrem no dia a dia, ser um superdotado ( é claro que agente n opta, isso é uma coisa q nasse com agente, estou me referindo ao "superdotado"), como saber conversar, liderar, influenciar pessoas e todos esses assuntos corriqueiros e semelhantes dos que eu acabei de citar... De jeito nenhum consigo uma resposta simples e relevante que faça com que eu me acalme e começe a estudar direitinho todos esses passos em que eu tenho total interesse... Geralmente vejo respostras como: aproveitar a vida e deixar ela te levar e blah blah blah!!! Queria uma resposta mais concreta como "LEIA LIVROS DESSE GÊNERO (EX: SOCIOLOGIA, FILOSOFIA E ETC), assista tais programas... veja tais noticiarios pois não é vc vendo os mesmos o dia todo que vc vai acabar adotando essa habilidade que vc tanto almeja... Evite fazer isso e aquilo... Como ser intelecutal ?
Comments
você não deve se preocupar em ser ou não ser, eis a questão
para se alcançar um bom nível de conhecimento, de modo a poder se destacar em qualquer roda de bate-papo, preciso é ler muito, vários assuntos
procure uma boa biblioteca perto de sua casa e leia
quanto à TV, não será vendo Faustão que você irá adquirir esses conhecimentos que deseja
eu não tenho TV a cabo; no meu prédio tem parabólica
quando eu quero sair da mesmice eu sintonizo a TVE-RJ, ou o canal Futura
se tiver TV a cabo sua opção será muito maior, tipo GNT e outros
espero que não tenha sido um 'blah blah blah' a minha resposta
abraços
Não existe um padrão para ser intelectual, pense bem se vc está fazendo isso para agradar às pessoas, para mostrar que vc tem conhecimento ? Se estiver fazendo para impressionar, é melhor vc rever seus valores, melhorar sua auto-estima e perceber que as pessoas devem gostar de vc pelo que vc é e não pelo que vc aparenta ser para agrada-las.
O intelectual é aquele q tem opinião própria, formada, que pensa, que questiona, porque tem conhecimento, basta então buscar conhecimento e cultura.
Se vc busca conhecimento, assine um jornal e leia ele todo, todos os dias, compre livros, comece pela lista dos mais vendidos, isso tem em qualquer site da net, programe-se para ler por 1 hora todos os dias. Absorva a leitura, envolva-se, aprenda. Isso é para seu crescimento pessoal, pois ler melhora o vocabulário, vc aprende a pensar sozinho, raciocina, e aprende português, gramática, é cultura.
Vc pode também interessar-se por artes, música, concertos, visite museus, va a shows, faça uma tour pela cidade. S.Paulo é uma cidade muito ampla para isso, basta procurar nos guias q saem toda sexta feira.
Acostume-se a pensar com sua mente, com suas idéias, comece a buscar conhecimento e a questionar. Os livros clássicos de literatura são legais, os clássicos da filosofia são ótimos também. Mesmo que seja uma leitura dificil, vale a pena tentar para aprender.
Sempre foque-se no seu aprendizado, corte televisão e programas inúteis (tipo big brother, novelas), corte pessoas vazias e fúteis que não tem nada a dizer e só fofocam. Com o tempo vc conhece pessoas legais pra conversar também.
Legal vc fazer esta pergunta, pois mostra q quer mudar e ser uma pessoa melhor, enquanto tanta gente se contenta com pouco mesmo.
Boa Sorte !
A perguta é:
Para que ser um intelectual?
Venho de uma familia de intelectuais e estão todos pobres, alguns passaram miséria. Se quiser ler um livro leia um que realmente vc goste e melhor não ir na conversa dos outros. A procura de conhecimento é algo natural em todo ser humano, não deixe que o qualifiquem por isso.
As pessoas realmente dotadas são aquelas que fizeram alguma coisa notável, beneficiando a sua comunidade ou a sua geração, não intelectuais de conversa fiada.
flw