Hidrocarbonetos - quero aprender a numerar a cadeia principal?

Já tenho uma base no assunto, so que as vezes não entendo muito quando se faz aquela soma da esquerda para direita e virce-versa que se coloca o menor valor e também em reconhecer os radicais. Sei que so podemos aprender de verdade se praticarmos, mas quando a gente percebe que ja estamos dominando esse assunto é que realmente ñ sabemos de mais nada...

TO PRECISANDO DESSA FORÇA!

obg

Comments

• Tente achar a cadeia com o maior numero de carbono (ligações simples) ou que contenha as ligações duplas e/ou triplas.

cadeia simples: Enumere o carbono à partir de onde há uma ramificação (carbonos que não ficam na cadeia principal).

cadeia com dupla ou tripla ligação: enumere à partir de onde tem uma dupla ligação ou tripla ligação mais proxima das extremidades.

depois disso, conte quantos carbonos estão fora dessa cadeia principal e utilize os prefixos met, et, prop... (que acredito que você saiba) e coloque a partir de onde você enumerou o carbono 1.

No caso das duplas ou triplas ligações, enumere sempre de onde essas ligações estiver mais proxima da extremidade da cadeia principal.

c-c-c-c-c-c

I I I

C ǹ Dz

Veja que a cadeia é composta de 7 carbonos (C tambem faz parte da cadeia principal)

ǹe Dz são ramificações.

Dz está mais proximo da extremidade, logo devemos começar a contar pelo carbono mais proximo dele e que fique no fim da cadeia.

Assim, o nome do composto é 2,5 - dimetil - heptano

Perceba que há dois carbonos simples, logo Di metil.

2 e 5 (2,5 usa-se virgula entre numeros), pois estão no carbono 2 e 5.

Heptano, pois há 7 carbonos na cadeia principal (sempres use traço entre letras)

Sign In or Register to comment.