Nao declarei meu imposto de renda, e agora?

Foi assim: Meu salário aumentou quando em 2006 fui promovido na empresa, no entanto o valor nao atingiu o limite para pagamento de IR naquele ano, mas no ano de 2007 acabou passando em torno de R$200 reais da média anual, porém, pelo fato de eu trabalhar ha 13 anos e nunca ter pago o imposto de renda, acabei esquecendo de declarar este ano, pois ano passado tinha ultrapassado e eu deveria declarar. Agora minha dúvida:

1 - Posso deixar para declarar a "primeira vez" ano que vem??? O que acontece se eu nao declarar esse ano e fazer isso????

2 - Tenho carro há 5 anos, devo fazer constar este na minha declaração????

3 - Aquiri uma casa financiada pela Caixa Federal mês passado, declaro esta casa ou deixo para declarar ano que vem, sendo que a declaraçao refere-se sempre a um ano anterior????

4 - A multa que tenho a pagar, posso parcelar e se eu tiver direito a restituição ainda vou poder receber ????

Desculpe tanta pergunta, mas é que estou bem confuso com o pagamento deste imposto maldito.

Comments

• Bom o caso é o seguinte.

A partir de 5000,oo reais anuais, as empresas declaram a receeita

Então, bvom base nisso, eles tem seus dados pra saber qto recebeu.

Então, se foi declarado certinho pela empresa, o imposto é devido sim.

Então, infelizmente, vc deve declarar, e j[a q era obrigado, sofrerá multa.....

Então,va mos lá.

1) Não,s e foi obrigado esse ano, tem q eer na declaração deste ano..

2) Pode declarar, se é o msm carro, então umc arro com 5 anos de uso não vai melhorar nem piorar seu IR.

3) Se a casa foia dquirida mes passado, ano base 2008, só deverá ser declarada em 2009.

4)Tem que pagar a multa sim, que serão 200 reais, mas pagando no primeiro prazo, cai pra 100 reais.

5)Boa sorte

Boa sorte

• Vc terá direito a restituição, mas a multa gira em torno de R$ 160,00 pelo atraso. Declarando, vc lança o carro, como se tivesse adquirido em 2007. Já o imóvel pela CEF, vc deve declarar só em 2009, pois foi adquirido em 2008. Se fosse vc, declararia só em 2009!!! Eles não querem sardinhas e sim tubarões. sem perigo!!!

• 1-Se você é empregado, seu IR, seria descontado na fonte obrigatoriamente(não entendi porque não houve a retenção).

2- O carro não declarado é um problema, porém maior problema se não for compatível com sua renda (tem que declarar).

3- O mesmo ocorre em relação a casa, não só tem que declarar, como o financiamento tem que ser compatível com seus rendimentos (tem que declarar).

4- Multa com certeza haverá,quanto a restituição, acredito que não haverá.

Procure um contador e inicie o processo de regularização, se necessário a receita parcela.

Sucesso!

Sign In or Register to comment.