A polícia militar pode apontar arma de fogo (destravada) para a cabeça de um menor de idade?
Ontem eu e mais três amigos fomos abordados pela polícia.
Nós estávamos numa cidade na qual não moramos. Diariamente nos dirigimos à cidade vizinha onde fazemos um curso técnico. Tínhamos prova e acabamos ela nos dois primeiros horários, estaríamos os outros dois livres para ir onde quiser, até a hora de o ônibus chegar.
Nisso, vimos uma daquelas placas informativas apontando o caminho do cemitério, e demos na telha de ir lá conhecer os túmulos (que costumam ser bonitos, uma vez que as pessoas valorizam mais os mortos que os vivos), se por acaso houvesse algum enterro na hora e o cemitério estivesse aberto. Não estava, aí subimos num banquinho e olhamos lá para dentro por cima do muro. Assim que começamos a voltar pra escola, apareceu uma viatura a mil por hora, já com policiais pulando de dentro do carro e apontando armas, um dos policias chegou a destravar a arma e apontá-la pro meu amigo, que com o susto fez sinal de correr pra calçada. Ao ouvir o clique ele parou com as mãos pra frente. Aí nos mandaram encostar no muro e nos revistaram como de praxe, pegaram nome e endereço, etc. Nisso estávamos os quatro rindo que nem loucos, tanto que perguntaram se usávamos drogas e perguntaram que queríamos "roubar", para estar rondando o cemitério a noite (era umas 8h, apenas). Não encontraram nada de errado e mandaram seguirmos "nossa trilha". Rimos bastante de nossa desgraça, e nenhum de nós ficou nervoso, a gente olhava um pro outro rindo. O meu amigo que esteve sob mira de uma arma ainda começou a responder o policial, que disse que ele devia tomar cuidado pra não tomar um tiro, ao que ele respondeu que quem iria preso era ele, pois era um menor de idade. O policial levou na esportiva e não tivemos maiores problemas. Mas depois fiquei pensando se eles poderiam ter apontado e destravado essa arma pro meu amigo.
Update:Digníssimo KGB do Brasil, não invadimos o cemitério, olhamos sobre o muro, apoiados num banco do ponto de ônibus que lá tinha e descemos, quando chegaram estávamos na rua, somente. E eu sei que a polícia tem direito a abordar menores, quero saber é se pode apontar armas quando os suspeitos não oferecem nenhum tipo de resistência. Nós não temos educação e o senhor não lê as perguntas direito.
Comments
Segundo a lei não o policial não pode se quer apontar a arma (nem que estaja travada) para um (meliante) cidadão, caso ele não ofereça resistência, mais como no Brasil policial (principalmente os PM e os civil apaisana) não sabem ler, eles são apontando para tudo quando e lado.
Os policias poderiam matar você e seu amigos e ninguém iria desconfiar (deram sorte que os homens não era de um grupo de exterminio).
Proxima vez
já pula logo na parede abre as pernas(a menos que você queira se chutado) e coloca a mão na nuca, e só responde o que eles perguntar.
Imagina só se os pm pensasem que vocês estavam rindo da cara deles.
Olha não sei o que vcs estão pensando, mas eu dou aula em uma escola noturna de curso tecnico e por sinal a poucas quadras de um cemitério, diariamente alunos são assaltados perto desse cemitério por menores de idade e quando a polícia vê aluguns garotos de bobeira perto do cemitério tem mais é que verificar, pois vcs mesmos podem ser as próximas vítimas OK?
Se cuidem.
Lógico que pode, afinal SEU AMIGO ERA UM SUSPEITO.
FLÁVIO,U FATO DE SER MENOR NÃO TE EXIME DE SER ABORDADO POR POLICIAIS ,AINDA MAIS EM ATITUDES SUSPEITAS.AFINAL,U QUE VOCÊS QUERIAM EM CEMITÉRIO A ESTAS HORAS DA NOITE ??? QUANDO O SEU COLEGA RESPONDEU AO POLICIAL,JÁ ERROU.QUIS BANCAR O HERÓI OU APARECER PARA OS AMIGOS ???EU ,COM UMA ARMA APONTADA PRA CABEÇA FICARIA PIANINHO... NÃO DAVA NEM UM PIO.ELE CORREU RISCO DESNECESSÁRIO,POIS NÃO SABEMOS QUANDO VEM O LADRÃO.(VERSÍCULO DA BÍBLIA) FICOU SUJEITO A LEVAR UM TIRO PRA CARA E DEPOIS OS "PAIS"IRIAM PRA FRENTE DA TV DIZER QUE O POLICIAL MATOU O FILHO POR NADA.AGORA,ME DIGA: COMO DEVERIA A POLICIA AGIR,DIANTE DE RAPASES SUSPEITOS DE ESTAREM VIOLANDO UM CEMITÉRIO EM UM PAÍS EM QUE 90% DE SUA POPULAÇÃO NÃO TEM EDUCAÇÃO ??? A COMEÇAR DE SEU AMIGO QUE DEMONSTROU NÃO TER RESPEITOS PELOS MAIS VELHOS AINDA MAIS SENDO UM POLICIAL ???EU TERIA QUEBRADO A FUÇA DELE !!!
Primeiro, policial não pode apontar uma arma na cabeça de civis como se fosse um bandido, você deveria ter decorado o nome junto com o tipo sanguíneo que está escrito na farda, depois ligue para a Corregedoria da Polícia que eles expulsão ou advertirão esses policiais de mer#@ da corporação.