Catolicismo Popular e Catolicismo Oficial. Isso Existe?

"Para o Catolicismo Oficial a devoção aos santos deve ser apenas um meio para encontrar Deus. Os mesmos são apenas intermediários (e deixemos o mérito da intercessão para outra oportunidade) entre o fiel e a divindade, não podendo ser objeto de idolatria.

No catolicismo popular, porém, a imagem ou o santo em si mesmo é visto diretamente como o responsável pelo milagre. Isso constitui o pecado da idolatria, condenado pela Igreja."

http://www.unesp.br/aci/jornal/161/especial.htm (9º parágrafo)

Podemos encontrar vários exemplos à afirmação feita pela historiadora do texto (no link acima):

- Quantas vezes você já ouviu alguém pedindo algo ou agradecendo algo para o Santo diretamente?

- Neste endereço também é possível visualizar alguns exemplos:

http://altardosanjos.com.br/altarvirtual/altar.php...

- No canal Canção Nova também, em alguns horários, passam alguns pedidos e agradecimentos de alguns fiéis aos santos. Muitas vezes o pedido é para somente intercessão, mas na grande maioria dos pedidos e agradecimentos é destinada aos santos diretamente.

- Há ainda casos como do Monte do Galo no nordeste, onde um dito milagre (uma cabra ter pulado o monte sem se ferir) é atribuído a um galo, tem até um monte com a estátua do dito galo que é por sinal um importante ponto turístico religioso (Católico) do Rio Grande do Norte.

http://www.ferias.tur.br/informacoes/7153/carnauba...

- Ainda o que dizer de ações do catolicismo popular como, por exemplo, colocar Santo Antonio de cabeça para baixo na pinga, no poço...?

Catolicismo Oficial e Catolicismo Popular, essa diferença existe?

O Catolicismo Oficial diz uma coisa e o Popular faz outra?

Será que tais ações do Catolicismo Popular são incentivadas ou inibidas por parte do Catolicismo Oficial? E como isso é feito?

Comments

  • Bom dia irmão, tudo bem??

    Sua pergunta é muito interessante.

    O catolicismo fere a bíblia, seja o oficial ou o popular. E pra ser sincero, nem sabia dessa diferença entre eles.

    Mas fato é que Deus condena imagens. Se são para buscar a Deus, ou realmente são para pedir aos santos, Deus as condena.

    “Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.

    Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.

    6 E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos."

    (êxodo 20:4, 5 e 6)

    E entre outras coisas mais que a igreja faz contrário á bíblia.

    Temos de pedir entendimento e sabedoria a Deus, meu irmão, para que não caiamos em mentiras.

    Um abraço, fica com Deus

  • Olá.

    Olha, também acho isso estranho. Sem querer falar mal, mas vc já notou a guerra fria que a igreja católica ortodoxa está fazendo com a Renovação Carismática? Não entendo, religião seria para unir e não separar...

    Não sou católica, procuro não ter preconceito com as outras religiões, porém, não sou perfeita...

    Gosto da RCC, e acho interessante ela nem se manifestar com as críticas que vem recebendo.

    Agora quanto a questão de adoração, crendices, penso que não faz mal, acho um pouco infantil somente.

    Não respondi bem a sua pergunta né?! Desculpe...rsrs...

    Abraços fraternos.

  • Nãoexiste popular ou oficial, existe a Doutrina da Igreja Católica e a Crendice Popular, a doutrina é aquilo que a Igreja ensina, é a verdade sobre a fé repassado aos fiéis através de seus ensinamentos. A Crendice Popular é o Sincretismo Relativista que povo acaba fazendo por ignorancia ou desconhecimento da doutrina, por isso vemos fatos como pegar a imagem de Sto Antonio e enterrar de ponta cabeça para casar, quando se está com Dersol no olho (viuvinha) reza um pai nosso numa aliança e passa no olho, etc. São crendices vindo de um tempo em que o povo era de baixa cultura, pouca escolaridade, misturavam verdade com misticismo.

    Jesus mesmo ao subir aos céus deixou apóstolos e discipulos que aprenderam diretamente com Ele e mesmo assim já os primeiros anos de Cristianismo apareceram doutrinas estranhas no meio cristão como as heresias dos judaizantes, gnosticos, montanismo, etc.

    O povo tem tendencia em deturpar a doutrina, o ensinamento, o povo de Israel é um exemplo, mesmo vendo os milagres todos os dias com o maná que caia todos os dias sobre suas tendas, teimavam em criar idolos como o bezerro e quando Deus manda construir a Serpente mesmo sabendo que Deus ordenara a fabricação da imagem começaram a adorar a imagem, o povo tem facilidade em desviar.

    A Igreja ensina as virtudes da imagem , da intercessão, mas é necessário que o povo deixe o misticismo, supertição para adentrar aos misterios da Igreja.

    Hoje a Igreja tem buscado formar melhor os católicos, com catequeses mais ricas como o movimento do neo-catecumenato, este ano mesmo é o ano catequetico, formação é dada em palestras, na tv e rádio, livros e internet.

    Em breve veremos surgir um novo perfil de católico mais engajado a doutrina da Igreja e capaz de viver dignamente a santidade cristã e os mistérios do Sacramento e com certeza responder aos proselitos protestantes dando suas razões da fé.

Sign In or Register to comment.