Denunciando uma farsa! Rotulos de produtos portugueses?

Segue na internet, em emails em cadeia, blogues e ate mesmo aqui no YR uma lista de rótulos de produtos supostamente vendidos em Portugal, vou passar a mostrar porque se trata de uma farsa.

Começa assim:

"Em Portugal - sensacional! Não dá para acreditar que estas advertências estão realmente escritas em embalagens de produtos vendidos em Portugal. As advertências aos consumidores abaixo foram coleccionadas em hipermercados portugueses, em duas horas apenas, por um médico brasileiro que ministrou curso em Lisboa, a convite da OMS. Todas são absolutamente verdadeiras, inclusive os nomes dos produtos." - ora logo ao inicio esta lista perde credibilidade pela seguintes razoes: 1º-por exemplo, no ranking de 2000 da OMS sobre sistemas nacionais de saúde, Portugal estava em

12º lugar enquanto o Brasil estava em 125ºlugar ( http://www.photius.com/rankings/healthranks.html ), não acham que seria mais provável ser um medico português a ir ao Brasil? depois não citam o nome do medico nem sequer qualquer referencia bibliográfica.

Depois seguem-se os rótulos e os nomes dos produtos, não vou por aqui essa enorme lista, vou apenas referir algumas incoerências:

"Num secador de cabelos:

NÃO USE QUANDO ESTIVER DORMINDO" - em português de Portugal não se usa gerúndio

"Sabonete anti-séptico Dial" esta marca não se vende em Portugal

"pacotes de refeições congeladas Swan" - aqui Swan, só se for a marca do perfumador para a sanita! comida congelada com essa marca não existe

"sobremesa Tiramisú da marca Tesco","pudim da Marks & Spencer","medicamento pediátrico contra o catarro infantil, da Boots", "pastilhas para dormir da Nytol".... TUDO MARCAS NAO COMERCIALIZADAS EM PORTUGAL, NEM AGORA NEM ANTES!!!

Mas não digo que estes rótulos não existam, mas não é em Portugal, mas sim nos EUA, porque por incrível que pareça o sistema jurídico deles pode levar estas marcas (que existem lá) a pagar avultadas indemnizações a pessoas que "desconhecem" estes princípios aparentemente básicos.

Quando isto é postado na categoria de piadas não há grande problema, desde que se tire o primeiro parágrafo, mas isto andou a circular por toda a internet passando por verdade, fui postado em outra categoria que não a própria. E o mais triste é que na sua ignorância, na sua visão desfasada de Portugal, os brasileiros (alguns) usem e acreditem de facto nisto para perpetuar este conceito grotesco e falso de Portugal e dos portugueses, sem sequer desconfiarem da falta de referencias, faz pensar de que lado está realmente a burrice!

Update:

Caro Mr Moonlight, se fosse vc começava a duvidar da minha capacidade interpretativa, todos os restantes perceberam.

Portugal estava em 2000 em 12º, veja o link.

Se a TAP, uma conceituada companhia aerea, nao é por estupidez, por vezes convem olhar para as coisas com um pouco mais de profundidade. O uso destes rotulos é a melhor maneira de evitar pagar indemnizações.

Nesse mesmo email dizia assim:

Num fato de super-homem:

Este fato nao lhe permite voar

Parece estupido nao parece? pois nos EUA morreu um rapazinho porque vestiu o fato e se atirou de uma janela!!!

Update 3:

JUCA BALA - ainda nao foste morto numa incursao policial??

Mr. Moonlight - opniao interessante para um emigrante na Inglaterra!!!!

Comments

  • Olá! Achei "graça" à tua pergunta e compreendo a tua “indignação” mas tudo isto não passa de um disparate sem medida e às anormalidades e parvoeiras não se deve dar mais importância do que aquela que realmente têm.

    Parece haver uma necessidade por parte de alguns complexados de tentar denegrir o nome de Portugal e dos Portugueses, não creio que seja possivel, somos maiores que tudo isso e se não fossemos não perderiam tanto tempo a dizer mal de nós.

    Para comentar o tal email que dizes que circula (eu não recebi absolutamente nada talvez porque não tenha “conhecidos” brasileiros):

    * em 1º lugar só um ignorante é que acredita que um médico seja lá de onde for vai pesquisar seja lá o que for a um hipermercado....é absolutamente para gargalhar e desmaiar de riso!

    * em 2º lugar quem é que acredita que um médico brasileiro ministra o que quer que seja em Portugal se nem exercer medicina muitos conseguem quanto mais ministrar cursos....(nova gargalhada)...com todo o respeito mas isto só pode ser uma fantasia sul-americana (digo isto porque já li uma coisa muito parecida entre espanhóis e argentinos e a converseta repete-se os espanhóis são porcos, não se lavam, as espanholas não se depilam e têm bigode, são burros, são ignorantes, etc....resume-se tudo a um problema de colonizados e ex-colonizadores, como me disse uma amiga minha inglesa e já o escrevi aqui uma vez: há um ódio latente nos (alguns) ex-colonizados e um complexo de inferioridade brutal que destilam ofendendo.

    * em 3º lugar é óbvio que não podem citar nenhum nome de médico porque não existe nenhum médico, talvez um merceeiro que se tenha interessado pelos hipermercados portugueses e depois de tomar um alucinogénio viu/leu coisas que não existem.

    Esses rótulos existem e nos Eua raiam o cúmulo da estupidez exactamente e como dizes muito bem para prevenir que alguém faça um disparate e depois venha de lá a indemnização, a história do gato e do microondas é inteiramente verdade e aconteceu nos Eua. Agora se queres a minha opinião muito sincera parece-me que esses rótulos a existirem existem do outro lado do Atlântico e é claro que uma mentira mil vezes repetida se torna numa verdade experimenta começar a postar que estes rótulos ou outros são de lá e daqui a um mês verás: a estupidez é tão rápida como a luz.

    Quanto aos produtos/empresas de que falas ou de que falam esses emails não conheço nenhum a não ser o Dial e a Marks and Spencer, os produtos Dial podes comprá-los apenas nas farmácias e nunca em hipermercados ou supermercados ou seja lá o que for e não têm nenhum rótulo desse género, quanto à Marks and Spencer existem várias lojas em Lisboa e Cascais e tão pouco os produtos têm rótulos assim.

    Portanto e em conclusão isto é apenas uma alucinação de gentinha que tem complexos de inferioridade se não os tivesse não inventava estas coisas e esta é mais uma mentira a juntar às muitas que possivelmente eles até gostavam que fossem verdade mas não são, dão-nos muita importância porque possivelmente nas suas cabeças assim é. Uma estrelinha e um abraço!!!

  • Realmente gstei muito da resposta que deste ao outro sobre os banhos dos portugueses.. espero que nao tenhas levado a mal.. Quanto a isso já se sabe como sao os brasileiros..enfim..não da para acreditar mesmo em nada.. eu tenho a certeza que eles devem ter um milhão de vezes mais de situações caricatas no país deles do que nós no nosso. Um abraço

  • Meus parabéns pela iniciativa de denunciar esse tipo de falsas notícias que circulam pela internet.

    Existe um site que mantém uma grande lista de casos desse tipo:

    http://www.quatrocantos.com/LENDAS/INDEX.HTM

  • Legal essa sua atitude, você fez um favor, mais é só doido pra acredita em tudo que se le na internet.

  • Deixa isso para lá,enquanto não for mostrado nos canais de Televisão do Brasil como Portugal é na realidade,vai continuar a mesma coisa.Enquanto isso a Globo em sua novela está mostrando um Português dono de padaria,os Portugueses deviam mandar emails para a Globo reclamando.Eu já vi muita coisa falando mal do Brasil injustamente também mas eu cansei de tentar mudar isso.

    Esses estereótipos existem em todo lugar,só uma pessoa de mente aberta e inteligente consegue ver além deles.Muitos Portugueses também desconhece o Brasil,pensam que é só favela e a maioria só conhece o Rio.Eu por exemplo vivo em uma cidade boa,onde não tem tiroteio como no Rio nem seqüestro como em São Paulo,minha cidade já foi indicada como a melhor da América Latina para se viver e ela é exemplo em administração com o "Orçamento Participativo",onde os próprios cidadãos escolhem as obras a serem feitas.O que é bom nunca é mostrado lá fora.Algum canal de televisão Português deveria investir no Brasil lançando um canal internacional como a Record vez com Portugal,assim os Brasileiros em geral poderiam saber como é a vida em Portugal.

  • ahha.

    Nos EUA uma senhora deu banho ao gato, e para o secar pô-lo no microondas.

    E lá também, uma senhora passou a roupa a ferro quando a tinha vestida.

    Parece estúpido não parece? Mas estas senhoras pediram indemenização por não terem sido avisadas que não se podia fazer isso..

    E depois, há pessoas com complexos de inferioridade, e usam histórias verídicas como estas, e usam-nas contra Portugal.

    Só que nós somos poucos mas bons. E por isso pagamos com a mesma moeda.

    ahha, adorei a tua pergunta, assério !

    BeijinhO*

  • A obsessão portuguesa com o Brasil não tem mais fim.

    Os caras agora implicaram até com piadas de portugueses e escrevem verdadeiros tratados aqui, como essa tal Pé**** e o babacão que abriu essa pergunta, só pra mostrar pros brasileiros que eles não são tão idiotas quanto a gente pensa que eles são.

    Caramba. Tudo bem, portugueses, nós já entendemos, não vamos mais fazer piadinhas com vcs se ficam tão tristinhos......hehehh

Sign In or Register to comment.