A música precisa refletir a atitude do artista?

Suponha o seguinte: o cara faz um som "descendo a lenha na burguesada". Devido a isso ele faz um sucesso estrondoso, logo ganha muita grana.

Pois não é que o mesmo cidadão agora tá andando de carro importado e tem uma p%ta mansão?

E então, a partir de agora suas músicas perderão credibilidade? Os antigos fãs deixarão de sê-lo?

Grato a quem responder

Update:

Na verdade não, Vanessa. Até porque não acompanho o trabalho dessa banda. Fiz essa pergunta mais baseado numa situação hipotética. Um abraço!

Comments

  • Cara, na verdade eu acho que não. Antes eu acharia que sim, mas HOJE eu acredito que não, até porque eu separo musica de artista, ,pois eu mesmo gostaria de ser rico. Ter um carro do ano, não carrinho, Uma Tuckson, Uma defender, saca. Queria que minha filha estudasse num excelente colégio, essas coisas. Pra mim, todo mundo na musica está a espera de uma oprtunidade. Posso até citar Rogerio Skylab numa entrevista que disse: "As pessoas se vangloriam por serem alternativas, mas só a são até ter uma oportunidade. Eu sou marginal porque nunca fui aceito, não por opção" E na real é isso.

    Pelo menos para mim.

    *

  • Querido Man:

    Meu pensamento é que não só na música, mas em qualquer outra forma de expressão( literária, plática, televisiva, cinematográfica etc.),deveria existir uma coerência entre discurso e atitude.

    VEJA BEM, ninguém é hipócrita para afirmar que prefere passar fome em nome da arte e seus ideais. NÃO É ISTO!.

    =>Mas existe uma diferença entre ter uma renda que tenha uma equivalência justa ao valor de seu trabalho e um rendimento absurdo e imoral, ostensivo principalmente em um país subdesenvolvido.

    Pensando na relação trabalho/renda/relevância do trabalho para a sociedade: é infame observar a discrepância de valores aos quais a sociedade prioriza em detrimento de suas próprias necessidades.

    Por exemplo:

    Acredito que a mídia supervalorize as "celebridades" (música, cinema, "atriz/modelo" etc). Isto gera provavelmente um rendimento bastante substancial para esta fatia específica da indústria do entretenimento. Porém sabemos que isto ocorre pq existe mercado para este consumo: tenho para mim que a maioria das pessoas que consomem este tipo de informação realmente aprecia esta ilusão, esta fantasia do mundo dos "ricos e famosos". Então, em termos de benefício para a sociedade em geral, esta renda não se justifica.

    Por outro lado muitos cientistas, médicos, professores estão literalmente com a vida das pessoas em suas mãos, com a formação delas, com o avanço da ciência. Retornando àquela equação inicial: a renda destes profissionais é justa? Qual a relevância deste trabalho? Qual o impacto do trabalho destes profissionais na sociedade?

    É vergonhoso para qualquer Ser Humano com um mínimo de inteligência e caráter testemunhar esta inversão de valores.

    Por esta razão, se a expressão do artista, de qualquer âmbito, representar uma melhor distribuição de renda, criticar as mazelas sociais etc. o trabalho dele (música, livro, filme...) não se torna inconsistente se ao contrário de seu discurso, sua atitude é de adotar um consumismo indecente, uma valorização do status de possuir, TER COISAS materiais fúteis e envaidecer-se por ostentar um luxo imoral?

    Tenho certeza que sim.

    Paz!

    Anna.

    \m/

    Obs. A cultura é importante. A arte é essencial. A expressão artística reflete nosso desenvolvimento como Seres Humanos. E TAMBÉM:

    A Educação é importante. Um grau de conforto é essencial. A Saúde e a disponibilização desta para a sociedade igualmente reflete nosso desenvolvimento como Seres Humanos.

    (DESCULPE POSTAR UMA RESPOSTA TÃO LONGA...)

  • Como diz o Cazuza....

    "Burguesia"

    A burguesia fede

    A burguesia quer ficar rica

    Enquanto houver burguesia

    Não vai haver poesia

    A burguesia não tem charme nem é discreta

    Com suas perucas de cabelos de boneca

    A burguesia quer ser sócia do Country

    A burguesia quer ir a New York fazer compras

    Pobre de mim que vim do seio da burguesia

    Sou rico mas não sou mesquinho

    Eu também cheiro mal

    Eu também cheiro mal

    A burguesia tá acabando com a Barra

    Afunda barcos cheios de crianças

    E dormem tranqüilos

    E dormem tranqüilos

    Os guardanapos estão sempre limpos

    As empregadas, uniformizadas

    São caboclos querendo ser ingleses

    São caboclos querendo ser ingleses

    A burguesia fede

    A burguesia quer ficar rica

    Enquanto houver burguesia

    Não vai haver poesia

    A burguesia não repara na dor

    Da vendedora de chicletes

    A burguesia só olha pra si

    A burguesia só olha pra si

    A burguesia é a direita, é a guerra

    A burguesia fede

    A burguesia quer ficar rica

    Enquanto houver burguesia

    Não vai haver poesia

    As pessoas vão ver que estão sendo roubadas

    Vai haver uma revolução

    Ao contrário da de 64

    O Brasil é medroso

    Vamos pegar o dinheiro roubado da burguesia

    Vamos pra rua

    Vamos pra rua

    Vamos pra rua

    Vamos pra rua

    Pra rua, pra rua

    Vamos acabar com a burguesia

    Vamos dinamitar a burguesia

    Vamos pôr a burguesia na cadeia

    Numa fazenda de trabalhos forçados

    Eu sou burguês, mas eu sou artista

    Estou do lado do povo, do povo

    A burguesia fede - fede, fede, fede

    A burguesia quer ficar rica

    Enquanto houver burguesia

    Não vai haver poesia

    Porcos num chiqueiro

    São mais dignos que um burguês

    Mas também existe o bom burguês

    Que vive do seu trabalho honestamente

    Mas este quer construir um país

    E não abandoná-lo com uma pasta de dólares

    O bom burguês é como o operário

    É o médico que cobra menos pra quem não tem

    E se interessa por seu povo

    Em seres humanos vivendo como bichos

    Tentando te enforcar na janela do carro

    No sinal, no sinal

    No sinal, no sinal

    A burguesia fede

    A burguesia quer ficar rica

    Enquanto houver burguesia

    Não vai haver poesia

    Ouvi essa musica hoje na 107,3 (Brasil 2000) de São Paulo uma das antigas rádios Rock de São Paulo nos anos 80 e 90, agora não se chama mais Brasil 2000, mas o rock continua para minha felicidade, pq consegui pegar essa rádio hoje, pensei que já tinha acabado e aqui em sampa só existisse a Kiss fm.

    Bom respondendo sua pergunta:

    A banda pode até fazer sucesso e ter ostentação do dinheiro ganho no sucesso, a grana é consequencia do sucesso, mas se a atitude e o pensamento da banda continuaem os mesmos qual é o problema?

    Atitude e sucesso podem andar juntos, pq não?

    ®

  • olha acredito q a musica e algo q o artista tentou expressar no momento q ela foi feita e tais.

    Bom se fez sucesso e o cara ganhou $$$ em cima disto não vejo mal algum do cara ter uma P*uta de uma mansão e um carrão importanduh

    pois se nos dias atuais ele conquistou isto e pq soube como fazer e uma coisa é fato minha gente o meio artístico é 100% marketing inton num se iluda com um artista sendo ele hulmilde ou não um dia o din din sobe na mente....

    E tmb Qual seria a graça de ter dinheiro e não poder comprar aquilo q vc ker nenhuma neh, tah certuh é ele tah compranduh td akilo q ker eu no lugar dele certamente faria o mesmo ....quem não faria neh..

  • A música deve sim revelar a verdadeira intenção de quem canta...mas você tem toda razão, hoje em dia as pessoas cantam uma coisa e fazem outra completamente inversa. Se o fã tiver atitude crítica poderá sim mudar de idéia, mas muitos são guiados somente pelos ritmos e nem analisam as letras.

  • ta falando do Charlie Brown Jr???????????????????

Sign In or Register to comment.