Olá, eu tenho dúvidas sobre minha coelha, podem me ajudar?
Minhas dúvidas são : 1- Por que minha coelha bate o rabo no chão ? (ela bateu pela última fez esses dias atrás, quando um cachorro estava entrando aqui em casa) 2- Ela nunca tomou uma vacina (por que até ontem eu não sabia que tinha que dá vacina em coelhos), então ainda dá pra dar nela ? ela já está com 6 anos. 3- Ela vive solta no lote de casa é de manhã e de tarde antes de anoitecer ela vem pedi pão na porta de casa e fica enquanto a gente não dá pra ela pelo menos metade de um pão, e se eu sai de casa e for para o lote onde ela fica e ela ainda estiver querendo pão ela fica atrás de mim, (ela come em média um pão ou um pão e meio por dia), faz mal ? Deste já agradeço!
Comments
1-)os coelhos se sentem ameaçados pelos cachorros eu tambem tenho um coelho e um cachorro pitbull e o meu coelho fica batendo o rabinho dele na chao é normal
2-)pode sim é so vc ir la no posto de saude que eles dao
3-)logico que nao pode fica tranquila por que eu tambem dou pao pro meu coelho e ate agora nao fez mal nenhum a ele
Ela bate o pé no chão para intimidar o que está sendo uma ameaça no momento para ela;
As duas doenças de coelhos que possuem vacinação são a mixomatose e a doença hemorrágica viral, mas ambas só dão em regiões frias e não são muito comuns aqui no brasil, então a não ser que você saiba de casos na sua cidade não precisa vacinar. o que você pode fazer é comprar ração especÃfica para coelhos de vez em quando e fornecer para a sua coelha por causa do coccidiostático que mata coccÃdios que podem se alojar no intestino do seu animal
Coelhos são HERBÃVOROS!!!! Não pode dar pão pra eles! Não pode dar nenhum tipo de massa, mesmo que eles pareçam gostar! eles não digerem corretamente, pois esse tipo de alimento é digerido no estômago e no coelho o estômago é quase inexistente! Coelhos só podem comer alimentos naturais como verduras, legumes e frutas de forma variada e em pouca quantidade de cada tipo de alimento. segue a resposta que já dei várias vezes aqui no yahoo:
em relação a alimentação há rações especÃficas para coelhos em agropecuárias que já são balanceadas e oferecem coccidiostático (todas tem, é obrigatório ter), mas vc pode complementar a alimentação do seu animal com alimentos verdes. ao contrario do que falaram o alface pode ser fornecido desde que esse seja novo e tenha ficado 'dormindo' fora da geladeira por um dia, pra baixar a quantidade de acido fólico e a quantidade de aguá que pode desregular o ceco do animal causando a diarreia. folhas grandes e grossas como a couve e o brócolis também podem ser fornecidos desde que obedeçam o procedimento que descrevi anteriormente e nunca nenhum desses verdes deve ser oferecido em grandes quantidades (duas folhas por dia no máximo). capim elefante (esse bem comum que costuma ter em terrenos baldios) também pode ser oferecido e sem restrições. frutas podem ser dadas, mas em pequenas quantidades e não frutas cÃtricas como tangerina e laranja. massas como pães e bolachas jamais dever ser dados para coelhos assim como grãos úmidos como feijão e soja, porem as folhas dessas leguminosas podem ser ingeridos pelo animal. farinhas e farelos não deve ser dado devido ao lábio leporino do coelho, pois quando ele vai comer acaba aspirando podendo causar pneumonia, sendo assim o melhor é peneirar a ração antes de fornecer ao animal. em agropecuárias também se encontra feno de alfafa em cubos que eles adoram. lembre que folhas compridas como o capim elefante que eu citei anteriormente e folha de milho tem bastante fibra, então caso o coelho tenha diarreia é aconselhável aumentar a quantidade de fibras da dieta através desse tipo de alimento.
Os coelhos possuem uma linguagem própria. Aqui estão algumas indicações para interpretar os saltos, pontapés e grunhidos do seu coelho:
- Cheirar: Pode estar chateado ou apenas se comunicando;
- Grunhidos: Normalmente zangado, cuidado ou poderá ser mordido!
- Grito agudo: Magoado ou muito doente;
- CÃrculos em volta dos nossos pés: Normalmente indica comportamento sexual. Ele/ela está apaixonado/a.
- Borrifar com urina: Os machos não castrados marcam coelhas fêmeas desta maneira, tal como o seu território. As fêmeas também “borrifam”. Também podem “borrifar” seus donos ou as pessoas que não gostam
- Esfregar o queixo: O seu queixo contém glândulas odorÃferas, por isso esfregam o queixo para indicar o que lhes pertence. O equivalente ao esfregar a testa dos gatos nas pessoas e nos objetos.
- Falsa gravidez: normalmente, apenas as fêmeas não castradas poderão construir o ninho e arrancar pêlo da barriga e do peito para forrar o ninho. Poderão até parar de comer tal como fazem as coelhas no dia anterior a darem à luz.
- Saltos/danças: Um sinal de pura alegria e felicidade!
- Pedir: Os coelhos são pior que os cães a pedir, especialmente doces. Cuidado! Coelhos são herbÃvoros e não devem jamais comer guloseimas.
- Lamber: à uma forma de dizer que ele gosta de você!!
- Necessidades territoriais: As necessidades que não estão num montinho, mas sim espalhadas, são sinal de que esse território pertence ao coelho. Isto acontece muitas vezes ao entrar num novo ambiente. Se outro coelho vive na mesma casa, poderá ficar aborrecido.
- Brincar: Os coelhos gostam de empurrar e atirar objetos de um lado para o outro. Podem ainda correr como loucos pela casa, saltar, subir no sofá…
- Não toque nas minhas coisas: os coelhos ficam muitas vezes chateados quando arranjamos as coisas da gaiola quando as limpamos. São criaturas de hábitos e quando tem as coisas como querem, gostam que fiquem assim.
- Bater no chão com a pata: Está assustado, furioso ou tentando dizer-lhe que existe perigo (na sua opinião).
- Ranger os dentes: Indica contentamento, como o ronronar dos gatos. Se os rangidos forem altos, pode indicar dor intensa, ou que os dentinhos estão muito grandes. Neste caso, leve-o ao veterinário para cortar um pouquinho.