Quando o casal casa, Nome da mulher muda?
Por exemplo nome da mulher é
Ana Flavia Bastos Rocha
Nome dela muda para
Ana Flavia Bastos Rocha Machado
ou
Ana Flavia Bastos Machado?
Por exemplo nome da mulher é
Ana Flavia Bastos Rocha
Nome dela muda para
Ana Flavia Bastos Rocha Machado
ou
Ana Flavia Bastos Machado?
Comments
Provavelmente cada estado tenha uma lei,
porque quando eu fui me casar, só poderia acrescentar o sobrenome do marido, e não retirar nenhum nome da esposa
ou acrescentar o sobrenome da esposa no nome do marido, sem retirar nenhum nome dele.
Ou continuar como esta.
Então ficaria assim: "Ana Flavia Bastos Rocha Machado"
Minha esposa queria diminuir um nome e não foi possível.
vocês decidem o que colocar.
Na verdade são os noivos que escolhem, tanto ela pode mudar retirando um de seus sobrenomes e aderindo o ultimo nome de seu marido, como pode ser ao contrario, com o marido retirando um de seus sobrenomes e aderindo ao ultimo nome de sua esposa.
Pode ser retirado tanto o sobrenome do meio, tanto quanto o ultimo; exemplo:
Ana Flavia Bastos Rocha pode ficar -> Ana Flavia Rocha Machado
No caso, meu cunhado não queria ficar com o sobrenome de seu pai biológico, e ele aderiu ao ultimo nome de minha irmã.
Depende do que ela quiser. Se quiser mudar, muda. Se não quiser, não muda. O mesmo vale para o homem.
A lei faculta a escolha do nome aos noivos completamente.
Tanto a mulher quanto o homem podem acrescentar os sobrenomes um do outro quanto podem manter os sobrenomes de solteiro, não muda em nada pro regime do casamento, não ficam nem mais nem menos casados
Exemplo:
[Maria da Silva e Souza] que casar com [Joaquim das Couves Costa.]
Eles tanto podem manter o sobrenome do jeito que está como podem fazer o seguinte:
Somente acrescentando - > [Maria da Silva e Souza das Couves Costa] ou [Maria da Silva e Souza das Couves] ou ainda [Maria da Silva e Souza Costa].
O mesmo vale pra o homem -> [Joaquim das Couves Costa da Silva e Souza] ou [Joaquim das Couves Costa da Silva] ou ainda [Joaquim das Couves Costa e Souza]
Para retirar, a mesma coisa -> [Maria da Silva Costa], [Maria da Silva das Couves Costa], [Maria da Silva das Couves], [Maria Souza Costa], [Maria Souza das Couves Costa] ou [Maria Souza das Couves]. A mesma regra vale para o homem, pode retirar e acrescentar o que lhe aprouver.
Inclusive, pode-se "resgatar" sobrenomes de família retirados anteriormente pelos pais ou avós. O procedimento pra isso não sei ao certo, mas custa caro (é necessário "transmitir" o sobrenome através dos parentes que deveriam tê-lo até você; se for dos pais é tranquilo, se for dos bisavós ou mais antigo prepare-se para revirar documentos empoeirados e gastar muito dinheiro).
Só uma coisa: se houver mudança de sobrenome é OBRIGATÓRIA a mudança em TODOS os documentos e registros civis. Alguém aí comentou que a avó ou a mãe mudou só na certidão de casamento e não nos documentos, mas isso é contra a lei. Pra quem não sabe, a Certidão de Casamento passa a substituir a Certidão de Nascimento, portanto, o nome tem que ser o mesmo.
, Boom minha sogra só fez acrescentar op sobrenome do marido , e foi só na certidão de casamento , os documentos dela continuou o nome dela normal .. agr se separaram e não tem mais o nome dele '
Não, o nome não muda o que muda é o sobrenome dela. Que passa a usar o sobrenome do marido.
Mudaa e Iaa ficar assim '' Ana Flavia Bastos Machado
ela escolhe, ela tem a opçao de tirar o sobrenome da mae e tmb a opçao de nao usar o do marido!