Quando o casal casa, Nome da mulher muda?

Por exemplo nome da mulher é

Ana Flavia Bastos Rocha

Nome dela muda para

Ana Flavia Bastos Rocha Machado

ou

Ana Flavia Bastos Machado?

Comments

• Provavelmente cada estado tenha uma lei,

porque quando eu fui me casar, só poderia acrescentar o sobrenome do marido, e não retirar nenhum nome da esposa

ou acrescentar o sobrenome da esposa no nome do marido, sem retirar nenhum nome dele.

Ou continuar como esta.

Então ficaria assim: "Ana Flavia Bastos Rocha Machado"

Minha esposa queria diminuir um nome e não foi possível.

• vocês decidem o que colocar.

• Na verdade são os noivos que escolhem, tanto ela pode mudar retirando um de seus sobrenomes e aderindo o ultimo nome de seu marido, como pode ser ao contrario, com o marido retirando um de seus sobrenomes e aderindo ao ultimo nome de sua esposa.

Pode ser retirado tanto o sobrenome do meio, tanto quanto o ultimo; exemplo:

Ana Flavia Bastos Rocha pode ficar -> Ana Flavia Rocha Machado

No caso, meu cunhado não queria ficar com o sobrenome de seu pai biológico, e ele aderiu ao ultimo nome de minha irmã.

• Depende do que ela quiser. Se quiser mudar, muda. Se não quiser, não muda. O mesmo vale para o homem.

A lei faculta a escolha do nome aos noivos completamente.

Tanto a mulher quanto o homem podem acrescentar os sobrenomes um do outro quanto podem manter os sobrenomes de solteiro, não muda em nada pro regime do casamento, não ficam nem mais nem menos casados ;)

Exemplo:

[Maria da Silva e Souza] que casar com [Joaquim das Couves Costa.]

Eles tanto podem manter o sobrenome do jeito que está como podem fazer o seguinte:

Somente acrescentando - > [Maria da Silva e Souza das Couves Costa] ou [Maria da Silva e Souza das Couves] ou ainda [Maria da Silva e Souza Costa].

O mesmo vale pra o homem -> [Joaquim das Couves Costa da Silva e Souza] ou [Joaquim das Couves Costa da Silva] ou ainda [Joaquim das Couves Costa e Souza]

Para retirar, a mesma coisa -> [Maria da Silva Costa], [Maria da Silva das Couves Costa], [Maria da Silva das Couves], [Maria Souza Costa], [Maria Souza das Couves Costa] ou [Maria Souza das Couves]. A mesma regra vale para o homem, pode retirar e acrescentar o que lhe aprouver.

Inclusive, pode-se "resgatar" sobrenomes de família retirados anteriormente pelos pais ou avós. O procedimento pra isso não sei ao certo, mas custa caro (é necessário "transmitir" o sobrenome através dos parentes que deveriam tê-lo até você; se for dos pais é tranquilo, se for dos bisavós ou mais antigo prepare-se para revirar documentos empoeirados e gastar muito dinheiro).

Só uma coisa: se houver mudança de sobrenome é OBRIGATÓRIA a mudança em TODOS os documentos e registros civis. Alguém aí comentou que a avó ou a mãe mudou só na certidão de casamento e não nos documentos, mas isso é contra a lei. Pra quem não sabe, a Certidão de Casamento passa a substituir a Certidão de Nascimento, portanto, o nome tem que ser o mesmo.

• , Boom minha sogra só fez acrescentar op sobrenome do marido , e foi só na certidão de casamento , os documentos dela continuou o nome dela normal .. agr se separaram e não tem mais o nome dele '

• Não, o nome não muda o que muda é o sobrenome dela. Que passa a usar o sobrenome do marido.

• Mudaa e Iaa ficar assim '' Ana Flavia Bastos Machado

• ela escolhe, ela tem a opçao de tirar o sobrenome da mae e tmb a opçao de nao usar o do marido!

Sign In or Register to comment.