Por que para ser judeu tem que ser necessariamente filho de mãe judia?

Afinal, se recebo o sangue judaico por parte do pai, ele não se torna menos nobre nem menos judeu.

Update:

Marcos, quer dizer que meu pai não poderia me passar seus ensinamentos e princípios?

Update 3:

Sou filho de pai judeu, e aprendi sobre o Judaísmo com ele mais do que com qualquer um.

Comments

  • Porque somente uma Mãe Judia pode passar zelosamente aos filhos todas as tradições de sua religião. Essa Tradição Judaica é espiritual e nada tem a ver com etnia ou genética.

    Um pai, segundo a Tradição Judaica Ortodoxa, não seria tão dedicado e zeloso quanto uma mãe.

  • Porque na Halachá é a mãe que dá a descendência. Não importa o pai,m sendo filho de uma judia, será judeu.

    www.coisasjudaicas.com

  • mas qualquer um pode se tornar Judeu,

    mesmo sem mãe Judia.

    basta seguir o preceitos de conversão e ser aceite em verdade

  • Ei, Marcos, que resposta mais furada, cara! Tenha dó! Então não existem pais, até viúvos, que não sabem ou não teem condições de ensinar a moral e os bons costumes judaicos aos seus filhos???!!!

    Que é isso, cara???!!! Vc tá lendo na cartilha errada...

    Vc parece desconhecer que no Judaísmo a figura masculina (que representa a figura de Deus, do Deus deles lá) é a que conta? Na sinagoga, até onde eu sei, somente os homens podem orar a Deus, pois mesmo que as mulheres o façam... as orações não vão chegar "lá em cima" !... Além disso, o rabino tem de manter certa distância das mulheres por razões de "pureza"... É claro que estou me referindo aos ortodoxos... porque penso que boa parte da população hebraica não age dessa forma, por razões mais inteligentes... No entanto, é um povo pelo qual tenho a maior admiração e respeito... assim como também respeito os árabes, não fosse eu um dos que pensam ser necessária a criação do Estado Palestino, com capital também em Jerusalém. Simples: esta cidade é centro de peregrinação e importânica histórico-religiosa para os cristãos, judeus e muçulmanos...

    Mas, para ser judeu legítimo, a criança tem de nascer de mãe judia.

    É simples: pai pode ser qualquer um, mas mãe é aquela que gera a criança em seu ventre e dá a luz no tempo devido... como no resto do mundo. Mas aí, o bebê é um judeu legítimo, se não for trocado na maternidade, claro!... (rsrs) Fui!...

  • Sendo a mãe quem dá a luz, é ela quem carrega a pureza da etnia. O seu pai somente será Judeu se for filho de mãe Judia com marido Judeu. Parece que essas são as pousturas da tradição Judaíca, onde não se admite o casamento de mulher Judia com homem não Judeu. Assim não basta ser introduzido nos ensinamentos da Torá, mas é necessário possuir o sangue Judeu para ser de fato considerado. Na rede BoaNova de Rádio, AM 1450, existe um programa chamado " Abrindo a Bíblia " onde o professor cujo nome não me lembro, fala com conhecimento e profundidade a respeito da Torá, da Bíblia e fala Hebraico e conhece Aramaico, sendo que uma vez ele abordou o assunto, mas não me lembro exatamente como ele falou dessa questão. O que está escrito é opinião pessoal minha. Shalom !

  • SE VOCE NASCE EM LONDRES VOCE É?...

    SE NASCE NA GALILEIA?...

    VIVEMOS NO TEMPO DA GRAÇA, É SÓ SE ARREPENDER SE SEUS PECADOS E ACEITAR A JESUS COMO SEU UNICO SALVADOR....

  • ...no passado o inventor dos contos biblicos queria uma raça única e sem miscegenação..tipo um Hitler...afinal eles eram rodedos por grandes impérios, prontos para devorarem aos pequenos...e a solução foi criar um deus que não queria que judeus se misturassem com os demais..só política e nada mais...

Sign In or Register to comment.