Câmbio mecânico x Câmbio automático?
A indústria automobilística evolui a cada ano, trazendo novidades e mudando concepções em prol de vários fatores, dentre eles, conforto, economia e rapidez.
Um desses componentes que evoluiu muito desde a sua criação foi o câmbio.
Numa entrevista, Airton Senna comentou que dava para distinguir um BOM piloto de outro EXCELENTE pelo uso do câmbio. O excelente, além de saber frear e acelerar no momento certo (característica dos BONS), também sabia efetuar as trocas de marcha quando fosse a hora (aumentando, assim, a esportividade nas corridas). Mas a F1 evoluiu com a indústria automobílistica; e o uso do câmbio automático virou regra.
Em dias de trânsito pesado, um carro com câmbio automático pode ser muito mais prático e confortável que os veículos com câmbio convencional.
Há, entretanto, quem diga que o câmbio manual torna a direção mais segura. Numa retomada de velocidade ou em reduzidas é mais fácil de controlar o carro.
Você prefere câmbio manual ou automático? Por quê?
Comments
Niterói, RJ, 18.09.2007 - 21h 00min
Kíria,
eu fiz curso de pilotagem (1975) quando os carros, todos, sem exceção, eram câmbio mecânico. E aprendi a dirigir sentindo nas veias, no pulso, nas mãos, o desempenho do motor, do carro. Aprendi a ter domínio (nas manobras de andar em duas rodas, derrapagens controladas e outras do gênero para piloto de provas) quase absoluto do carro sob minhas mãos. O que sabe dirigir, é capaz de mudar de marcha (câmbio mecânico) sem usar a embreagem (no tempo do motor).
Eu prefiro e acho melho o câmbio mecânico.
Já dirigi e não gostei de câmbio automático. Senti falta de controlar o tempo e o motor na minha mão.
Um amplexo mecânico (e não automático) para você,
Aroldo J Piacesi.
eu prefiro manual pois nao tem a minima graça dirigir somente acelerando e freiando alem q carro com cambio manual tem mais potencia e é mais economico.
Manual, por confiabilidade, manutenção e menor consumo de combustível.
Antes de dar minha humilde opinião,vamos separar a resposta em duas.
1ª - Estamos falando em conduzir um veículo dentro da cidade, a passio e em viagens por estradas federais. Nestes casos o câmbio automático é bem melhor, confortável e mais econômico, pois o computador de bordo administra as necessidades.
2ª - Se estamos falando em conduzir um carro de forma alucinada, forçando máquina e colocando muita coisa em risco, aí sim o câmbio manual é o mais adequado, pois o condutor força a máquina até onde quiser,inclusive efetivando acelerações que o c^mbio automático não aceitaria.
Eu particularmente como a um bom tempo decidi curtir minha vida de forma plena, vou com meu câmbio automático e não abro mão.
se eu tivesse bastante dinheiro sobrando claro que compraria um carro automatico. Mas se nao tiver dinheiro esquece, pois se quebrar o conserto vai ficar muito caro e nao temos tecnicos competentes o suficiente para consertar os cambios automaticos, ainda mais agora que tem muitos com gerenciamento computadorizado pra tornar os cambios mais eficientes. O automatico eh bom porque troca as marchas na hora certa e cansa menos o motorista, mas sao poucos os cambios que tem o Neutro control que faz com que o cambio entre em pontomorto quando esta esperando o semaforo abrir, por os antigos qdo para no farol fica tracionando o carro gastando gasolina a toa, ou seja, isto nao eh nada economico, principalmente se o transito eh do tipo primeira e segunda marcha. Em viagem a mais de 100por hora tem cambio que tem o lock-up que faz com que a entrada do conversor de torque e a sua saida nao fique patinando, ou seja, ele liga mecanicamente a entrada na saida ouseja a rotacao fica 1:1, pois os antigos nunca eram 1:1 pois sempre havia deslize entre a entrada e a saida isto aumentava consideravelmente o consumo do carro. Mas para quem nao sabe dirigir direito o negocio eh o automatico mesmo. Alguns automaticos tem o tiptronic que o motorista troca as marchas manualmente mas continua sem o pedal da embreagem, mas se cansar de brincar de trocar marcha eh so colocar no automatico. E uma das ultimas inovacoes foi o CVT que foi inventado pela audi que nao tem trocas de marcha, na verdade ela troca as relacoes alterando o tamanho da polia onde fica a corrente de tracao. Voce nao vai sentir os trancos na troca de marcha porque nao tem troca de marcha, as relacoes vao mudando suavemente sem que se perceba, muito legal. Mas o chato eh que o motorista vai achar estranho que a rotacao do motor nao muda e o carrro vai aumentando a velocidade e o motor continua na mesma. Isto eh muito estressante.
Uma definição q já ví várias vezes...
Cambio automático para quem se sente obrigado a dirigir. Mecânico para quem gosta, com o maior número de marchas possível!!!
O cambio automatico é mais comodo, confortavel, porem ,notar bem, nos carros esportivos, e com maior quantidade de marchas, eles usam o mecanico, o manual, e é o de minha preferencia, me da mais sentido de segurança, no engate das marchas.
Porem, gosto não se discute
Automático- Além de ser muito mais confortável de dirigir, não dá defeito, pois e impossivel estragar a caixa com engates mal feitos.
OBS- Para carros esportivos prefiro Manual.
Beijos
O câmbio automático não dá nenhum problema de manutenção e é excelente!
O que eu utilizo é o de variação progressiva vc pode além da Ré colocar em Drive, Sport e L (ladeira)
Quem usa nunca mais quer o mecânico.
Valeuuuuu !!!!!