QUÍMICA ORGÂNICA...........................?
COMO IDENTIFICAR A FORMULA APENAS OLHANDO PARA A A "GEOMETRIA DAS SUBSTANCIAS" (eu acho que é assim que assim que diz) Já que que não é mostrado o carbono e o hidrogênio
COMO IDENTIFICAR A FORMULA APENAS OLHANDO PARA A A "GEOMETRIA DAS SUBSTANCIAS" (eu acho que é assim que assim que diz) Já que que não é mostrado o carbono e o hidrogênio
Comments
Imagino que você esteja se referindo às fórmulas em que aparecem ângulos e linhas. Cada "ângulo" e fim de linha é um átomo de carbono. Assim:
propano: /\ (\/)
butano: /\/ (\/\)
pentano: /\/\ (\/\/); etc.
propeno: //\ (/\\, \\/)
buteno-1: //\/ (\\/\)
buteno-2: \//\ (/\\/)
penteno-1: \\/\/ (//\/\)
penteno-2: \//\/ (/\\/\)
propino: ///\ (\\\/)
butino-1: \\\/\ (///\/)
butino-2: \///\ (/\\\/)
E assim por diante.
As substâncias orgânicas já existiam na pré-história. Um composto orgânico que prova esta afirmação é o álcool etÃlico, o qual surgiu da primeira fermentação do suco de uva, tal reação deu origem ao vinho. Já a disciplina QuÃmica Orgânica surgiu para estudar o Carbono, mas o que torna este elemento essencial na formação dos compostos orgânicos? Esta seção abrange estas e outras propriedades deste elemento fundamental para a vida. à válido ressaltar que o carbono está presente na porcentagem de 60 % em massa do organismo humano, como também em todos os seres vivos.
Conheça as diversas Funções Orgânicas: álcoois, aminas, amidas, cetonas, aldeÃdos, éteres, entre outras, e como elas se caracterizam. Saiba mais sobre o desenvolvimento da QuÃmica Orgânica e como através de seu estudo foi possÃvel determinar as estruturas das substâncias, pois uma vez conhecida a estrutura de um composto era possÃvel sua produção por meio de reações quÃmicas, o que provocou uma evolução na indústria farmacêutica.
Aprenda como é possÃvel ocorrer o fenômeno da Isomeria, caracterizado pela ocorrência de duas ou mais substâncias diferentes que compõem a mesma fórmula molecular e como identificar essa propriedade.
A necessidade de proteger o ambiente nos leva ao estudo dos PolÃmeros: o material que revolucionou a indústria de plásticos e constitui uma ameaça ambiental, veja de que são formados e porque são poluentes.
E mais! Os Hidrocarbonetos, que são todos os compostos constituÃdos unicamente por carbono e hidrogênio (C, H), ganham uma seção particular dedicada ao estudo dos alcanos, alcenos e alcinos. Confira!