O que São células avasculares e justapostas ?

Olá pessoal, eu tenho que saber isso. por favor me ajudem. 10 ponts !!. Agradeço desde já...Vlws

Comments

  • Células avasculares: são células que não recebem nutrição, atraves dos capilares sanguineos. Agora, células vasculares e justapostas são células encontradas no tecido epitelial (pele). Estas células são inrrigadas pelo sangue, recebendo os nutrientes necessarios para o seu desenvolvimento, ou seja, são células vasculares. A parte de justapostas é pelo motivo de estarem umas sobre as outras, formando o tecido epitelial.

  • Os epitélios se caracterizam pelo pouco material existente entre as células, que são justapostas e firmemente aderidas entre si. O material intercelular, embora escasso, é um importante fator de adesão, atuando como um "cimento" que une as células. Os epitélios apresentam grande uniformidade de tipos celulares e são avasculares, isto é, não recebem vasos sangüíneos. As células epiteliais são nutridas e oxigenadas por difusão, a partir dos tecidos conjuntivos subjacentes.

  • Corrigindo. Os epitélios não são vascularizados (com exceção de um epitélio estratificado na orelha interna), e sua nutrição é feita por difusão a partir dos vasos sanguíneos que correm no tecido conjuntivo.

Sign In or Register to comment.