Advogados, preciso de uma ajuda sobre algo que me ocorreu anos atrás. Alguém pode me ajudar?

Meu irmão possuía uma empresa em seu nome. Por má administração a firma começou a declinar e ficar no vermelho. Como nenhum fornecedor aceitava nada da firma como cheques e tudo mais, ele recorreu ao apelo de meus pais para que fosse passado a firma para o meu nome, para que pudesse usar meus cheques e renegociar as dívidas. No começo me neguei, mas como ouvi de meus pais que garantiriam que meu nome não ficasse sujo e que aquele era o único meio de renda na época da minha família, aceitei. Fui lá e passei tudo para o meu nome. Mas a firma não era administrada por mim, continuava ainda sendo por ele. E fui passando cheques da minha conta pessoal para os fornecedores a fim de pagar a dívida, mas ele não cobriu a maioria dos cheques e ainda devo a estes fornecedores, e tenho uma pilha de cheques sem fundo para dar baixa no banco, o que custa uma fortuna hoje em dia. A firma não foi dado baixa, embora já não funcione mais, ainda existem protestos em nome dela, muitos aliás. Eu gostaria de saber se há possibilidade de entrar com uma ação contra o meu irmão pedindo que ele assuma a dívida já que tenho testemunhas de que quem administrava a loja era ele e não eu, e o meu ato foi de simplesmente ajudar, mas acabaram me prejudicando de MÁ FÉ. Ele já sabia que isso aconteceria, então acredito em MÁ FÉ. Por favor, alguém que possa me ajudar ou me orientar neste caso, preciso limpar meu nome de algo que não foi eu quem sujou de fato. Eu não sabia que a firma chegaria nessas condições porque nunca foi passado a real dificuldade dela, fui enganado, tentando ajudar.

Comments

• Desculpe a sinceridade, mas no direito ninguém pode alegar sua própria torpeza em sua defesa, se a empresa não tinha mais condições de prosseguir, passar tudo para seu nome foi um artifício para driblar a falta de crédito na praça, e os credores que queriam receber, agora como você pode alegar isso em sua defesa? que foi prejudicado? suas testemunhas não são suficientes para reverter essa situação, você é maior, fez uma má escolha, mas assinou porque quis, devia ter procurado um advogado antes de assinar.

Creio que vc tem 2 saídas, a primeira se seu irmão tem algum dinheiro ou patrimônio converse com ele e negocie as dívidas fazendo contra propostas bem abaixo do valor das dívidas, até que você quite todas, e a segunda: se as dívidas forem impagáveis e se vc tem algum patrimônio no seu nome tire, e aprenda a viver sem crédito por pelo menos 5 anos quando você poderá solicitar a retirada do seu nome do SERASA, quanto aos processos judiciais esses podem durar mais, aos poucos serão arquivados quando seus credores cansarem de tentar receber, aí sua vida vai voltando aos poucos ao normal.

Sign In or Register to comment.