Gostaria de saber qual e o processo burocratico para se abrir uma loja no Brasil?

Moro fora do Brasil ha 13 anos. E nao estou muito satisfeita em trabalhar para os outros. E quero por tanto voltar ao Brasil daqui ha 2 anos e abrir uma loja de cosmeticos em SP. Oque eu realmente gostaria de saber e quais sao os passos-apassos do processo de abertura. Quais os orgaos publicos que devo ir, quais os documentos exigidos, quais as taxas... emfim tudo oque voces souberem.

Nao quero abrir sociedade. Quero apenas abrir uma loja para mim e revender produtos de beleza e ter em torno de uns 3 funcionarios.

Outra duvida, devo primeiro alugar o espaco onde pretendo abrir a loja. Ou devo primeiro resolver toda a burocracia?

Por favor me ajudem!!! beijos a todos

Comments

  • o primeiro passo não é na Junta Comercial, como muitas pessoas acham, é indo na Prefeitura (por isso muitos acabam gastando mais para abrir)

    é necessário procurar um contador, pois sem ele não conseguirá abrir nem manter a empresa regular. veja mais detalhes em http://www.sdcontabilidade.cnt.br/legalizacao.htm

  • Olá, como você pediu, vamos passo a passo:

    01º - Conseguir o Espaço para abrir a loja,

    02º - Preparar toda a documentação para entrada nos seguintes órgãos: Junta Comercial, Receita Federal, Secretária da Fazenda e Prefeitura.

    03º - Para abertura da empresa, a taxa a ser paga e a da Junta Comercial (claro que haverá gastos adicionais tipo Contador ou despachante)

    Agora antes de iniciar sua atividade, sigue alguns conselhos valiosos.

    Faça uma Pesquisa de mercado, (aqui ajuda muito).

    A pesquisa de mercado deve ser feita no local onde se deseja abrir a loja.

    Vamos supor que seja uma avenida comercial.

    Vá até o local pelos menos dois ou tres dias da semana. Conte quantas pessoas passaram em frente ao ponto que vc tem interesse no periodo de 1 hora. Conte quantas pessoas entraram nas lojas ao lado. Quantas consumiram produtos. Qual a média de idade? Qual a predominancia de sexo? Mais homens, mais mulheres?

    Verifique tbm qual o renda média das pessoas do local onde deseja abrir o negocio para poder ter uma ideia do tipo de produto que poderá oferecer : mais popular, mais osfisticado ou ambos.

    Uma coisa importante é vc ter consultore(a)s e não vendedore(a)s, treinados para atender muito bem os clientes.

    Outra, é ter uma área exclusiva para atendimento de revenda e consultores exclusivos treinados para essa área que é um tanto diferente.

    Tente também inovar, aquelas lojinhas "apinhadas" de produtos para tudo o que é lado não são nada atraentes. Mantenha uma boa variedade de produtos de boas marcas, mas não encha sua loja com porcarias estranhas e duvidosas. Tente montar um local que pareça "clean", amplo, e bonito, lógico.

    Visando o grande avanço de consumistas masculinos para esse segmento, seria interessante reservar um local a esses "cabras", separados dos produtos femininos para facilitar(até hoje nunca vi nenhum espaço reservado assim, somente tudo misturado, ou sem nada!!).

    E após abrir uma empresa, vc deverá verificar quais serão seus fornecedores de cosméticos? Mais de um? Apenas uma marca? Nacional? Importada?

    Outro conselho é consulte o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio a Pequenas e Médias Empresas), lá eles tem Consultores prontos a lhe ajudar, e são os melhores no que fazem.

    http://www.sebrae.com.br/

    Dá uma olhada neste site tambem é ótimo.

    http://www.igf.com.br/aprende/NovoNegocio/Neg_Resp...

    * PS - Se precisar, futuramente, de um sócio, tenho R$ 1,00 Real. ahahah

    Boa sorte!!

Sign In or Register to comment.