Direito ou Letras? Qual a sua recomendação?

Moro em uma cidade muito pequena. Venho de família humilde e só hoje meu pai, depois de muito trabalhar, tem a oportunidade de arcar com meus estudos. Porém, estou muito indecisa quanto a minha escolha de curso.

Sempre quis ser professora... sim, mesmo com as inúmeras dificuldades que a profissão proporciona e a baixa remuneração. A partir disso, visava o curso de Letras. Acredito que Letras traria para mim, além do prazer de lecionar, uma graduação rápida em comparação com outras e uma introdução no mercado de trabalho mais fácil. Até porque muito se fala sobre a falta de professores na rede pública.

Por outro lado, gosto muito da área de Direito. Meu objetivo principal não é advogar, mas sei que quando for necessário, com certeza farei. Meu pai está muito empolgado com essa opção e isso me deixa um pouco nervosa, pois tenho medo de decepcioná-lo ou depois de algum tempo perceber que fiz a escolha errada (detalhe que ele não acha Letras uma boa opção). Vejo o Direito como uma barreira muito maior que Letras, pois sei que terei de me dedicar 100%, além de passar mais anos na faculdade e me acabar nos estudos como concurseira.

Pesquisei a respeito de ambos cursos e suas respectivas profissões e percebi que como professora de português é aquilo que todos sabemos. Exceto se você estuda um pouco mais e tenta a área acadêmica. Já Direito está extremamente saturado. Inúmeros escritórios de advocacia e concursos concorridíssimos... para se destacar nos concursos é preciso ser quase um gênio ou ter o famoso QI (quem indica) na área de advocacia, que já me está descartado. Não sou influente.

Tentei explicar resumidamente a minha visão sobre ambos os cursos, se disse algo errado a respeito de alguma das áreas, retiro o que disse... Mas gostaria de saber quais desses dois cursos vocês acham que está mais proveitoso hoje em dia? Sim, são duas carreiras distintas e remuneradamente incomparáveis, mas e quanto ao mercado de trabalho? É possível que eu dificilmente encontre emprego ao término da faculdade e após o exame da ordem? Tenho tanto medo disso.

Agradeço a todos que responderem!

Comments

• Flor, sei exatamente como vc se sente e sua visão sobre os cursos estão corretas.

Sou advogada, mas estou extremamente infeliz, vejo que fiz a escolha errada e agora quero fazer Pedagogia. Muitos dizem que estou louca, que vou trocar uma carreira com prestígio por uma que é desvalorizada, mas acho que na verdade, o que importa é aquilo que nos faz feliz, né?

Sobre o curso de Direito e a realidade seguinte posso falar com propriedade.

O curso é apaixonante, poucas coisas no mundo podem ser tão gostosas, mas a realidade da profissão é um balde de água fria.

Existem muitos advogados mesmo, alguns bons, outros péssimos, mas a concorrência é voraz e destrói a ética. O valor baixíssimo que vc se recusa a cobrar por achar indigno, seu colega cobra e leva o serviço.

A rotina em si, eu acho chatíssima. É monótona, entediante, vc vai lidar somente com problemas, o lado podre da sociedade, muitas vezes, antes de trabalhar, terá de "deixar o coração em casa", principalmente se for na área cível. A criminal, pelo menos pra mim, sempre esteve fora de questão.

O Judiciário não funciona, é o maior dos monumentos à ineficiência, preguiça, má vontade, arrogância e burocracia. Os serventuários geralmente são molengas, preguiçosos e só estão lá pela estabilidade e salário, mas não se importam com nada.

A maioria dos juízes é arrogante, tem "síndrome de Messias", decide de acordo com o humor do dia, não estão nem aí com a Justiça.

Claro que existem exceções.

Há momentos bons, não vou dizer que não, pois seria mentira. Quando vc consegue uma sentença procedente e vê que deixou o mundo um pouquinho menos injusto pra alguém, é muito compensador.

Para concursos, é exatamente o que vc falou. Cruel demais, mas para carreira pública, é a que melhor remunera!!!! Vc pode ser juíza, promotora, delegada, analista de tribunais, defensora pública, procuradora, advogada (CEF, Metrô, BB, etc), fora outros cargos que pedem o curso em Direito. O exame da OAB também não é isso tudo de difícil. Se escolher uma boa faculdade e levar o curso minimamente a sério, não tem traumas.

Vc não está equivocada em nada sobre as realidades das duas carreiras.

Mas não vá com muita sede ao pote quanto à remuneração de advogado no começo. Com um bom tempo melhora muito, mas geralmente a média é R$ 1.800,00/R$ 2.000,00. Já vi escritório até oferecer R$ 1.000,00.

Em Letras, vc tem algumas opções... Ser professora, tradutora, professora de idiomas, pode trabalhar em editoras, ser professora universitária (as grandes universidades pagam muito bem), também tem boas opções e é um curso muito gostoso.

Pela minha experiência traumática, recomendo Letras, mas independente do que vc escolha, com um tempo vc pode fazer o outro curso que vc também gostar, pois terá renda para bancar um curso que seja paixão.

Boa sorte com seus estudos e parabéns pela motivação.

Desculpe pela resposta longa.

• Por incrível que pareça, eu também estava com a mesma dúvida! Acabei de passar no vestibular para Letras no IFTO, mas tenho grande chance de ser chamada para o curso de Direito através do Prouni. O critério que usei para fazer a escolha foi o seguinte: "O que eu mais tenho vontade de fazer? O que eu mais gosto?"... Eu sou apaixonada por português, adoro escrever, estudar gramática, interpretação de texto, dissertar, conhecer as palavras, leitura... enfim, tudo a ver com o curso de Letras. Direito é um curso muito amplo, que abre um leque muito grande de escolhas, mas o curso de Letras também, é só se especializar e se qualificar! Tudo depende de você, do profissional, de fazer o que gosta! Qualquer curso, mesmo que não seja tão valorizado, se você for bom no que faz, gostando do que faz, terá sucesso, reconhecimento e recompensa! Acredite no que você for melhor...

Sign In or Register to comment.