preciso de ajuda em matematica (determine o dominio das funçoes)?
Bem pessoal, estou com muita dificuldade em matemática do do 1º ano. e tipo não sou um dos mais espertos, e to super perdido nessa matéria, cansei de pedir explicação para a professora, que por sua vez é outra bostaa.
Então peço que me ensinem como fazer isso.
a) F (x) = raiz 2x - 5 obs, a raiz esta sobre 3.
b) F (x) = raiz x - 3 + raiz de 5 - x
bem tem mais perguntas, então vou colocar essas aqui so pra vocês puderem me ensinar, preciso mesmo de ajuda, acho que é a primeira vez que fiquei tão perdido na minha vida. por causa de escola. mas afinal de contas eu quero aprender, e o único meio que vejo é pelo meu bom e velho PC...
Comments
a)
Você quis dizer sqrt(2x-5)/3 ? (sqrt é raiz quadrada de)
Se sim, o domínio da primeira função é x>2,5. Se a raiz for negativa, então não pertencerá mais aos reais, e sim ao conjunto de números complexos. Além disso, para x>2,5, não há nenhum número capaz de dar a função uma indeterminação matemática (do tipo infinito/infinito, infinito/0, 0/0, infinito^infinito, 0^infinito).
b)
Quanto à segunda, temos uma indeterminação matemática quando x=5 e uma raiz complexa quando x<3, pois o denominador é igualado a 0 neste caso. Sendo assim, o domínio da função é a de 3 a 5 e de 5 em diante, mas não incluindo o mesmo.
Moral da história: deu indeterminação, o número que faz a função ficar indeterminada não pertence ao domínio da função. Há jeitos de sair da indeterminação e ver a qual valor "tende" a função quando se aproxima de tal número, mas isto não lhe diz respeito, é coisa mais avançada. Tome cuidado com as raízes em números complexos, elas não pertencem aos números reais.