O que pensa sobre...?

Existe qualquer conhecimento conclusivo sobre alguma coisa?

Comments

  • Eu me lembrei de Marilena Chauí, em um livro que está disponível também online, na íntegra, chamado "Convite à Filosofia", http://br.geocities.com/mcrost02/index.htm e me veio a mente a questão em que ela discorre longamente sobre a verdade. Um conhecimento existente conclusivo sobre qualquer coisa seria o mesmo que verdade. Diz Marilena Chauí que existem três posicionamentos principais sobre este assunto:

    1) de Umberto Ecco: a verdade é aquilo que acreditamos que ela seja. Está ligada ao acreditar.

    2) de Clarice Lispector e Mário de Andrade: a verdade está ligada ao ver, perceber.

    3)de Fernando Pessoa, Shakespeare, Carlos Drummond de Andrade e George Orwel: a verdade está ligada ao dizer, ao falar, às palavras.

    O conhecimento puro, desvinculado da noção de verdade, (verdadeiro ou falso?) seria um outro capítulo ainda no livro de Mairlena Chauí, e para ela o conhecimento resultaria da percepção, da memória, da imaginação, da linguagem e do pensamento. Dá uma lida no livro que talvez você ache interessante. Capítulo 3: A Verdade. Capítulo 4: O Conhecimento.

    Na minha opinião, contudo, e respondendo a sua pergunta, eu estou com a questão da verdade de Umberto Ecco: todo conhecimento conclusivo resultante de uma experiência humana é de natureza pessoal e idiossincrática. A verdade é aquilo que acreditamos que seja. (se você pensar em um quadro, e as várias avaliações possíveis do que tenha sido transmitido pelo autor, intencionalmente e como verdade, dá para compreender o que eu intenciono dizer sobre a impossibilidade da unanimidade de assertivas e a inevitabilidade de um conhecimento único do quadro, pois este conhecimento é idiossincrático) É isso aí. Um abraço.

  • dizem que se o homem tem certeza ele é ignorante,pois sempre estamos alterando e adquirindo mais conhecimento...Na verdade a unica coisa que é certa é a morte!

  • Sócrates disse uma vez: "Só sei, que nada sei." Concordo com ele.

  • Alguns conceitos são absolutos e não devem ser relativizados, bem como não devemos absolutizar determinados conceitos sabidamente relativos.

  • A única conclusão que temos é que um dia a morte chegará. Fora isso temos que ir levando a vida não como a gente quer, e sim como o mundo vem nos preparando, tanto para o bem como para o mal. Um abraço.

  • Sim, não é possível relativizar tudo, estaríamos certamente à deriva.

  • podemos dizer que existe sim

  • Sim. Junte algumas pessoas e verá que no fim 'A mediocridade Sempre Prevalece'.

    (PS: Parece até nome de livro, né?)

    .

  • Sim. A morte é certa, conclusiva e comum à todos.

Sign In or Register to comment.