Tem um problema com um profissional (arquiteto)... Alguem pode me ajudar resolver?

1 - O Dr. Daniel, proprietário de um terreno na cidade de Votuporanga contratou o arquiteto Dr. Rodolfo para elaborar um projeto para sua residencia, no escritório do profissional localizado na cidade de São Jose do Rio Preto, o arquiteto após ouvir a necessidade do cliente bem como as exigencias elaborou a planta, o Dr. Daniel fico satisfeito com o resultado do projeto e iniciou a obra foi combinado que o Dr. Rodolfo ficaria responsavel pelo acompanhamento da obra, e pela contratação da equipe responsavel pela edificação a pricipio o Dr. Daniel estranhou não ter que assinar nenhuma documentação com o arquiteto, mas acabou não questionando

A obra teve inicio de acordo com o combinado verbalmente quado possível o Dr. Rodolfo visitaria o local para acompanhar o andameto de sua residencia. Com o decorrer do tempo, o contratante confirmou que o arquiteto não aparecia com freqüência no local da obra.

Ligou algumas vezes para Dr. Rodolfo no qual prometeu que faria uma visita ao local. Após a finalização da obra o Dr. Daniel mudou-se para a nova casa, depois de alguns meses começou a surgir rachaduras. Contatou o arquiteto que simplismente transferiu a responsabilidade para a equipe contratada para a construção. Após vários telefonemas sem resultados o cliente desconfiou e passou a investigar o desempenho do profissional e descobriu que o arquiteto não era credenciado junto ao Crea local e nem regional; tomou conhecimento que outros clientes haviam vivido os mesmos problemas

Quais são as providências cabíveis para a solução do problema?

Comments

  • Problema, se o Daniel contratou o Dr rodolfo, mas este nao assinou nada, entao ele tera dificuldade em provar que contratou o Rodolfo, que o Rodolfo era responsavel ou mesmo que o Rodolfo afirmou ser arquiteto, caso nao o seja. Nao tem nenhum registro.

    O arquiteto pode ser responsavel sim pela construcao da casa, ele nao eh soh um desenhista como disse nosso amigo Ateu, hehehe. Ainda bem q sou engenheiro senao ia estar muito nervoso com o Sr Ateu.

    Quando se contrata um profissional pra executar um certo procedimento eh porque vc quer a garantia que tudo vai dar certo, e se nao der, ter um profissional q possa se responsabilizar e literalmente garantir a sua obra por um determinado periodo. Caso contrario, procuraria um bom pedreiro que seria mais barato.

    Essa garantia se dah o nome de ART, anotacao de responsabilidade tecnica, eh o que eh conhecido popularmente como: "assinar um projeto".

    Na obra em questao, pelo q eu entendi, nao foi assinado nada.

    Portanto, o "arquiteto" nao tem responsabilidade sobre problemas que venham a acontecer.

    Nao podem ser responsabilizadas pessoas sem a devida formacao tecnica, ou seja, o pedreiro, o mestre de obras, por mais experiencia q tenham nao podem ser responsabilizados.

    O responsavel eh, no caso, o dono da obra, infelizmente o Dr Daniel.

    Sobre essa questao que o arquiteto nao tem registro no Crea pode ser muito serio isso, as vezes o cara nao eh arquiteto nada e se passa por um. Isso eh crime. Eh exercicio ilegal da profissao.

    Peca ao seu amigo que procure um advogado, eu nao sou o mais indicado pra falar sobre isso, mas acho que tem a questao do contrato verbal, provar q houve uma negociacao entre os dois, atraves de microfilmagem dos cheques, sei lah.

    Ao meu ver a situacao eh mais da esfera legal que da area da engenharia.

    No futuro, lembre-se, sem assinatura nao tem contrato. Ateh duas pessoas que se amam, pra casar tem que assinar.

    Dica: se ele fez isso com mais pessoas tente procura-las e entrar com uma acao conjunta, as vezes eh mais barato, converse com o advogado. (a 1a coisa q ele vai pedir pra fazer eh assinar um papel)

  • olá tudo bem! gostaria de te indicar alguns projetos mais baratos para construir com cômodos,compactos e área de varanda e garagem menores.são pensados para famílias pequenas que procuram uma planta de casa e ter uma vida aconchegante.de uma olhada neste projeto.muito grato!

    link_http://bit.ly/2e3jrqh

  • Entenda que um arquiteto é apenas um desenhista, que apenas faz o projeto. No caso da construção da casa estar com deficiência, não é da responsabilidade do arquiteto, mas sim do construtor, daquele que construíu. Eu tb sou desenhista e não tenho responsabilidade da construção das casas, apenas faço projetos.

    Tenho dito.

  • interessante!!

Sign In or Register to comment.