O Le Monde acaba de elogiar o nosso bolsa-família! E a nossa mídia diz o quê?
Uma esclarecedora reportagem do Le Monde, publicada nesta quinta-feira (18), enche de elogios a “mais bem-sucedida das iniciativas sociais do governo Lula: o programa ‘Bolsa Família’”. De acordo com o tradicional jornal francês, “o Bolsa Família acabou juntando diversos mecanismos de ajuda. Ele é atualmente o maior programa em todo mundo de transferência de dinheiro em proveito de famílias pobres”.
Na opinião do Le Monde, “as quantias que são remetidas para cada família (até R$ 182) podem parecer, à primeira vista, modestas, e até mesmo irrisórias. Mas elas já contribuem efetivamente para combater a pobreza e reduzir as desigualdades, de modo mais eficiente do que os aumentos periódicos do salário mínimo”.
Ainda segundo o jornal, o Bolsa Família melhora “de imediato a vida cotidiana de milhões de brasileiros” — e “sem dúvida” vai melhorar “mais tarde, no longo prazo (...), o destino dos mais novos, proporcionando-lhes um nível de educação mais elevado que ampliará seu horizonte profissional".
O texto elogia o governo Lula por ter reparado defeitos do programa. “Citado como exemplo no exterior, o programa Bolsa Família peca por conta de alguns defeitos. Destes, o mais grave foi corrigido no mês de março quando o governo redefiniu de 15 para 17 anos a idade dos adolescentes beneficiados.”
Sobre as críticas ao Bolsa Família, o jornal trata de refutar uma por uma. O programa, diz o Le Monde, não é “paternalista”, nem mantém “seus beneficiários alienados por uma mentalidade de assistido, vinculada à sua dependência crônica em relação ao Estado”, tampouco provoca “um ‘efeito de preguiça’, incitando-os a se contentarem com o mínimo e dissuadindo-os de tentarem melhorar sua situação”.
“À luz de uma série de investigações no terreno, essa crítica revela ser amplamente infundada”, sustenta o Le Monde. “A quantia média recebida por uma família pobre é três ou quatro vezes mais reduzida do que o salário mínimo. Portanto, de qualquer maneira, mais vale descolar um emprego, mesmo que este seja pouco qualificado. Longe de serem indolentes, as famílias interessadas trabalham, de fato, muito mais do que as outras”.
Entre outros benefícios oferecidos pelo programa, o Le Monde destaca que: 1) “O cartão de débito fornecido pela Caixa constitui um precioso documento que permite, por exemplo, obter um microcrédito”; e 2) “O programa Bolsa Família amplia, sobretudo, o acesso à educação, a qual representa a melhor arma, no Brasil ou em qualquer lugar do planeta, contra a pobreza”.
Essa matéria "quebra" todas as argumentações ditas pelos contras!
Update:Na área da educação, foram compreendidos os programas Alfabetização Solidária, Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Fundamental – Educação de Jovens e Adultos, Garantia de Renda Mínima – Bolsa Escola e Desenvolvimento do Ensino Médio.
Update 3:______________________________
Steven, também sei que você é um homem inteligente, sei até que nasceu no período do Costa e Silva, 67-69, portanto é bem mais novo que eu e não viu nem passou pelo pior período que nosso país passou.
Bem, mas me diga uma coisa, se R$ 182,00 é o MÁXIMO que se paga às famílias, e mesmo assim várias delas saíram da linha da miséria e milhares de crianças deixaram de ser desnutridas, não vale à pena?
Se com esse pouquinho que você mesmo acha que não dá pra nada, está resolvendo, por que não ajudá-los? Sinceramente, mas se tantos reclamam desse valor, como ele poderia dar mais do que 1 salário mínimo? Aí, sim, quem não concordaria era eu, porque nesse caso muita gente poderia se acomodar mesmo!
Quanto a ser obra eleitoreira, desculpe, querido, mas ainda acho melhor do que ver milhares de crianças morrendo de desnutrição. É muito triste!
Update 5:______________________________
Digníssimo Sobek, fiquei boquiaberta por vê-lo reconhecer o Programa, pra mim é isso que importa. Se o alcance do dito é inegável, então não vejo por que se fala tão mal dele!
Como já falei não sou petista, mesmo que a maioria não acredite, faça chacota... Não me importo, pois é assim que eu sou e penso, e não vou mudar porque alguns me chamaram de hipócrita e ridícula, entre tantos adjetivos...
Interesso-me, na verdade, é pelo lado humano do Programa, não pelo político, pelo partido partido que o criou - porque com certeza NÃO foi o meu!
Mas nem por isso deixo de apreciá-lo!
Update 7:______________________________
Cansado, sei como você está se sentindo, do mesmo jeito que eu, quando pagava a conta e não gostava do que via!
Update 9:______________________________
Sweet, acredito que este seja um Programa emergencial e é claro que desejamos que ele evolua, mas pra isso é preciso dar oportunidade para quem nunca a teve.
A sua idéia não é nada ruim, e quem sabe pode sair da cabeça pro papel?
Update 11:______________________________
Tupinambá, muitas vezes a casa é tão grande que a empregada conhece melhor que o dono!
Você conhece o Brasil inteiro? Eu, não, mesmo conhecendo bastante coisa.
Comments
Ieda, quem critica é porque nunca conheceu o interior do Nordeste e a miséria que vivem a maioria das famílias lá. Eu me criei vendo todos os anos o Governo Federal mandando dinheiro para o Nordeste em função das secas cíclicas, onde pessoas eram contratadas a preço de bananas para abrir buracos (pequenas represas), ou seja, abrir um buraco no deserto para justificar o sumiço de todo o dinheiro que acabava nas mãos dos "coronéis" da região. Estes, elegiam seus filhos e parentes, para os cargos públicos e a ciranda continuava ano após ano. Este dinheiro (das bolsas) que o Governo Lula, envia para estas famílias, no mínimo serve para aquele povo, ver, que os Coronéis não eram os anjos que se faziam aparecer e a prova foi que na última eleição os grandes figurões do Nordeste nos Estados de Pernambuco, Bahia, Ceará e Maranhão, PERDERAM as eleições. Já é um começo e para isto vale os bolsas disto ou daquilo para aquele povo. Se formos calcular o valor total das "bolsas", é impossível alguém viver só deste dinheiro, mas, quebrando a cadeia de escravidão dos Coronéis, já está valendo a pena.
Há uns hipócritas de plantão que diz que o Lula deve dar emprego e não distribuir esmolas.Mas não passa de Demagogia barata, pois quando o Lula criou o meu primeiro emprego para dar chance para os jovens, a unica empresa que adotou foi uma Multinacional;MCdONALDS!MAS A GRANDE VERDADE QUE COM ESMOLAS OU SEM ESMOLA, NOS ULTIMOS 8 ANOS A DIFERENÇA ENTRE RICOS E POBRES DIMINUIU NO BRASIL-SAIU NOS JORNAIS DE HOJE!Os tucanos metem o pau no bolsa familia, mas criaram o bandejão de 2 reais para os aposentados e outros e criaram umtal de dose certa que fornece remédio barato para o povão(apesar dos programas tucanos atenderem um parcela muito pequena da população,apenas para colocar no programa eleitoral).
Não adianta a elite golpista chorar...Lula veio para ficar!!!!
Pois é.....
Muito esclarecedora sua pergunta e o debate nos comentários...
o bom debate...tão em falta aqui.
Obrigada -:)
Ahhh, também não sou Ptista....
nunca fui do PT....mas sou, como você, uma defensora ferrenha deste programa e outros, integrantes das políticas sociais do Governo Lula.
Sou filiada ao PCB (filiada de novo, pois re-estruturamos o partido recentemente) e sou mais Lulista que muita gente hahahahaha.....
Luz, paz e amor procê!
Boa Ieda..ahahahahah
Nossa midia faz cara de paisagem!
Beijos e margaridas na janela
Problema Leda,
Que pode ser o Le Monde, o The New York Times,Financial Times
Enfim o Jornal estrangeiro que for, e mesmo assim os abutres tucanos e pefelistas nunca irão reconhcer nem darem crédito!!!
Minha pergunta:
http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=Ak...
Abçs Leda!
O PRESIDENTE PASSA E A MIDIA LADRA...
Oi Ieda, passei para te desejar parabens pelo artigo. Fico pensando em como estaria nosso pais se os TUCANOS estivessem no poder! O FHC, Tasso Jereissati etc. vendendo tudo, entregando tudo e deixando a dinheirama escorrer pelos vasos da orrupção! Felizmente a era entreguista passou! Concordo com você quando diz que o pouco dinheiro distribuido faz diferença! Quem nunca passou fome ou olhou sem preconceito para os pedintes, jamais irá entender suas palavras! O velho egoísmo humano se manifesta de todas as formas, até nos deixa cegos! Beijos...
O que a midia vai dizer, simples, o que ela é paga para fazer, mentir, esconder, criar factóides, explorar fatos de pouca importância, manipular informações, etc, etc.
Vai dizer que :
Não melhora “de imediato a vida cotidiana de milhões de brasileiros” .
Que é “paternalista”.
Que o valor é ridiculo, etc, etc, etc.
O que acaba cansando e as vezes te tira do serio é que os babacas de plantão ja estão ficando sem argumento, mas não tem coragem de assumir, são piores, estiram la e nada fizeram.
Tem alguns aqui que dizem que o bolsa familia é uma reunião de beneficios do FHC, são tão imbecis que se fosse verdade então o FHC tambem era eleitoreiro e paternalista? Acabam de tanto falar mal dando tiro no pé.
Desculpa o destempero mas tem hora que cansa.
Não é só o Le Monde. Os jornais mais influentes do mundo vêm fazendo reportagens elogiosas ao Brasil e destacam que o País entrou numa rota de crescimento e caminha para se tornar uma grande potência mundial. Infelizmente, a grande imprensa brasileira tem uma grande má-vontade com o governo Lula. Entretanto, contra fatos não há argumentos. Enquanto batem no governo, os resultados positivos não param de surgir.
Ieda...nunca achei que os projetos do nosso presidente fossem feitos com qq má intenção...acontece que as pessoas que se encarregam destas remessas nem sempre têm a mesma vontadede ajudar...mas sim de colocar esse dinheiro em mãos erradas. Acontece isso em minha cidade..pessoas que não necessitam recebem e outras mais necessitadas não tem acesso a essa ajuda que lhes seria magnífica. Já denunciamos...mas nada aconteceu. O Brasil nunca esteve tão bem aos olhos do mundo...e nunca estivemos com nossa economia tão balanceada...vamos ver agora com essa crise mundial geral o que nos sobrará.
abraços!!