A absorção da luz e o espectro luminoso...?

Preciso fazer uma pesquisa para escola, e nessa pesquisa pede para dar uma definição, exemplos e utilidades da absorção da luz e o espectro luminoso. Mas eu não acho em lugar algum. Alguem poderia me ajudar?...Agradeço

Comments

• Oi Gabriela G...

Um espectro é a decomposição da luz em frequência/comprimento de onda.

Um exemplo clássico de formação do espectro luminoso foi dado por Newton, que ao fazer a luz solar incidir sobre um anteparo contendo uma fenda, obteve um feixe luminoso que ao passar por um prisma e ser projetado num anteparo formou as cores do arco-íris neste.

Isto ocorreu porque, ao atingir o prisma, que devida forma triangular acentua os efeitos da refração, cada comprimento de onda acentua os efeitos da refração, portanto, cada comprimento de onda que compõe o feixe sofre um desvio proporcional ao respectivo comprimento de onda.

Resultando assim, sobre o anteparo, uma série de imagens da fenda, uma de cada cor, e, separadas entre si por distâncias proporcionais aos comprimentos de ondas correspondentes.

Para a série de imagens projetada se deu o nome de espectro luminoso.

Assim, pode-se afirmar que o sistema montado por Newton constituiu o primeiro, embora rudimentar, espectrorefração.

A refração da luz interação desta com a matéria que atravessa.A luz é remetida e reemitida pelos átomos do meio que atravessa, podendo este fato alterar a direção de propagação da luz.

Uma folha de papel branco irá refletir e absorver a maior parte da luz. Muito pouca luz irá passar pela folha sendo refratada.

Um abraço.

Sign In or Register to comment.