Me ajudem... É sobre um trabalho da escola sobre hormônios..?
Qual o papel da epinefrina e do cortisol em situações de estresse?
(Deixem a fonte por favorr")000
Update:Pessoal eu preciso apresentar um tele-jornal amanhã sobre isso...
Me ajudem por favor!
Agradeço a todos que me ajudaram!
Comments
Adrenalina é liberada pelas glândulas suprarrenais(ficam acima dos rins), servem para situações de estresse, esforços físicos, estimula o coração e relaxa alguns músculos e contrái outros.
Cortisol é um hormônio do estresse, liberado tbm pela suprarrenal e serve para subir a glicose no sangue em situações de perigo e ansiedade, aumenta a pressão arterial e ajuda o sistema imunológico a atacar germes invasores.É um hormônio que precisamos ter, mas não em excesso.
boom eu vi isso no yahoo... oolha o site ai em baixo, espero ter lhe ajudado
Cortisol
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Cortisol)
O Cortisol é um hormônio corticosteróide da famÃlia dos esteróides, produzido pela parte superior da glândula supra-renal, diretamente envolvido na resposta ao estresse. Sua forma sintética, chamada de hidrocortisona, é um anti-inflamatório usado principalmente no combate à s alergias, a artrite reumatóide (Britannica) e alguns tipos de câncer. O nome cortisol, deriva de córtex.
Tem três ações primárias: estimula a quebra de 1) proteÃnas, 2) gorduras e 3) providencia a metabolização da glicose no fÃgado. Considerado o hormônio do stress, ativa respostas do corpo ante situações de emergência para ajudar a resposta fÃsica aos problemas, aumentando a pressão arterial e o açúcar no sangue, propiciando energia muscular. Ao mesmo tempo todas as funções anabólicas de recuperação, renovação e criação de tecidos são paralisadas e o organismo se concentra na sua função catabólica para a obtenção de energia. Uma vez que o stress é pontual, superada a questão, os nÃveis hormonais e o processo fisiológico volta a normalidade, mas quando este se prolonga, o nÃveis de cortisol no organismo disparam (Enciclopédia Médica Ferato).
SÃntese
A conversão envolve a hidroxilação dos C-11, C-17 e C-21. A sÃntese ocorre na zona fasciculata do córtex da adrenal. O cortisol é a principal secreção do córtex adrenal, embora ele também produza aldosterona na zona glomerulosa e hormônios sexuais na zona reticulosa. O nome cortisol, deriva de córtex.
Na sÃntese do cortisol a glândula adrenal é estimulada pelo lóbulo anterior da hipófise através do hormônio adrenocorticotrófico (ACTH). A produção do ACTH é modulada pelo hipotálamo, através da secreção por parte deste do hormônio liberador de corticotrofina (CRH). Entretanto, dependendo do tipo do material produzido nos salivettes os resultados poderão mascarar o nÃvel basal.