É verdade que o Windows não reconhece mais que 3 gigas de memória ram?

Eu tenho o Windows vista ultimate instalado no meu pc. Estou pensando em fazer um upgrade colocando uma placa mãe Gigabyte, um processador core 2 Quad 9600 (2.83 GHZ) e por 4 Gigas de memória ram. Mais me disseram que mesmo que eu coloque 4 Gigas de ram, o Windows só reconhece até 3 Gigas. Isso realmente acontece, considerando-se o Windows Vista Ultimate como sistema operacional?

Comments

  • Vendo a enorme quantidade de pessoas com esta dúvida e para evitar tantos tópicos repetidos, resolvi explicar um pouco o que acontece quando o Windows não "detecta" 4GB.

    INTRODUÇÃO

    Em primeiro lugar, não é o Windows em si que não reconhece, mas sim a versão dele. Não, não estou falando de Home, Premium, Professional ou Ultimate, estou me referindo à x86 ou x64 (ou x86-64). Mas o que isso significa? Estes são nomes dados à família (arquitetura) dos processadores fabricados pela Intel e AMD, mas para o nosso entendimento, basta sabermos que x86=32bits e x64=64bits! Logo, 32 e 64 significa a quantidade de bits que o sistema operacional trabalha de uma só vez. Veja o exemplo:

    32 bit = 2^32 = 4.294.967.296

    64 bit = 2^64 = 18.446.744.073.709.551.616

    obs: ^ significa potência, logo 2^2 (dois ao quadrado)=4.

    Lembrando que o computador utiliza somente números binários (formados por 1 e 0), para encontrar a quantidade máxima de números que podemos representar, elevamos 2 à quantidade de bits. Este resultado representa o valor máximo que os processadores conseguem manipular em uma única operação. Então para isso, não precisamos só de um Sistema Operacional com 64bits, precisamos também de um processador que trabalhe com este tipo de manipulação (todos da série Core2Duo, Core2Quad, Core2Extreme, AMD Athlon64, AMD Opteron, entre outros).

    Em aplicações comuns como Excel, World, Internet, E-mail... tanto faz utilizar 32 ou 64 bits, dificilmente essas aplicações trabalharão com números maiores que 4 bilhões. Mas nosso foco é outro, MEMÓRIA e para este assunto, 32 bits a mais fazem sim muita diferença.

    PROBLEMA:

    "Coloquei 4GB de memória no meu computador, a bios reconhece 4096MB mas meu Windows só reconhece 3,5GB (um pouco mais ou um pouco menos)."

    Pra começar, seu Windows reconhece os 4GB, ele só não pode utilizar tudo. Veja porque:

    Resumidamente, existe uma "coisa" chamada endereçamento. O processador trabalha com a memória dando um endereço para cada posição dela. Lembra que 32 bits trabalha com números até 4,2 bilhões? Logo, ele só pode endereçar essa quantidade de posições (4GB). Agora você se pergunta: "se endereça até 4GB, porque não consegue endereçar minha memória de 4GB??". Calma, sua memória não é o único dispositivo que precisa ser endereçado, está esquecendo da sua placa de vídeo, placa de TV, placa de som, portas USB? Sendo assim, esses 4GB de endereços serão divididos entre os dispositivos do computador e o que sobrar vai para a memória.

    Como vimos, a redução da quantidade de memória disponível depende dos dispositivos instalados, contudo, para evitar possíveis problemas de incompatibilidade de hardware, as versões de 32 bit do Windows Vista limitam o total de memória disponível em 3.12GB (podendo ser menor caso hajam muitos dispositivos instalados).

    SOLUÇÃO

    Agora fica fácil entender o que acontece quando seu Windows não "reconhece" os seus tão sonhados 4GB. Ele é uma versão x86 (Vista ou XP).

    Para resolver este problema, primeiro você deve verificar se o seu processador trabalha com 64bits.

    SIM, MEU PROCESSADOR TRABALHA COM 64 BITS: Ótimo, basta instalar um sistema operacional x64 e parte dos seus problemas estarão resolvidos. Sim, PARTE, porque resolverá o problema do endereçamento de memória mas surgirão outros como incompatibilidade com alguns softwares, pois nem todo aplicativo está pronto para trabalhar com a arquitetura 64 bits (o que também não chega a ser um problema, pois eles são emulados). Então cabe a você usuário ver se vale apena ou nao.

    NÃO, MEU PROCESSADOR NÃO TRABALHA COM 64 BITS: Agora ou você se contenta com pouco mais de 3GB de memória ou instala uma versão do Windows que permita utilizar 36 bits (endereçando 64GB). Mas este assunto exige um conhecimento maior sobre Sistemas Operacionais e sua arquitetura. Caso tenha curiosidade sobre este tema, indico a leitura deste artigo http://technet.microsoft.com/pt-br/l.../cc668496.a...

    ________________________________________________

    Links:

    http://forum.clubedohardware.com.br/vista-xp-64/61...

    Espero ter ajudado.

    Abraços

    Degust

  • resumindo: depende do SO.

    Vista ou XP de 32 bits reconhece até 3,2GB de ram mesmo que instale 4GB

    Vista ou XP de 64 bits reconhece até 17GB de ram ....

  • isso é mito

  • Só acrescentando na boa resposta do Degust.

    "

    Agora fica fácil entender o que acontece quando seu Windows não "reconhece" os seus tão sonhados 4GB. Ele é uma versão x86 (Vista ou XP)."

    Errado, todo Windows é X86, tem Windows 32bits e 64bits, mas, ambos sao X86 ok?

    Outra coisa, quanto mais memoria de video e dispositivos voce tiver, menor sera a RAM reconhecida, pois, se sua placa de video tem 1gb seu PC vai reconhecer apenas 1.8 ou 2 GB de Ram, mesmo tendo 4 instalados, pois a memoria da placa de video tambem tem de ser endereçada.

    Agora sugestão, nao vale a pena colocar menos de 4GBs hoje em dia, a memoria DDR2 800 esta barata e no futuro voce podera migrar para um sistema 64bits para aproveitar tudo isso, mas, como disse, no futuro... pois hoje, para um usuario de internet e office o 64bits é uma beleza, mas,quando comeca a jogar e usar programas variadaos costuma dar muito problema, mesmo acionando Modo de Compatibilidade. ACredito que com o Windows 7 isso irá melhorar um pouco mais, do XP para o Vista melhorou demais, o XP 64 bits nao existe , é um lixo problematico, o Vista 64 já é utilizavel.

    Outra sugestao é que compre um Phenom2 920, é bem melhor que esse Quad e custa +- o mesmo preço. E uma Placa mae com chipset 790GX

  • pelo o que eu li num site, o vista ultimate reconhece mais de 8 GB, eu acho. valeu!

  • Não é verdade, pode por tranquilamente.

  • depende de qual o windows,se for o vista ele aceita mas que isso suave

Sign In or Register to comment.