O maior solitário é o que tem medo de amar?

A maior solidão é a do ser que não ama. A maior solidão é a dor do ser que se ausenta, que se defende, que se fecha, que se recusa a participar da vida humana.

A maior solidão é a do homem encerrado em si mesmo, no absoluto de si mesmo,

o que não dá a quem pede o que ele pode dar de amor, de amizade, de socorro.

O maior solitário é o que tem medo de amar, o que tem medo de ferir e ferir-se,

o ser casto da mulher, do amigo, do povo, do mundo. Esse queima como uma lâmpada triste, cujo reflexo entristece também tudo em torno. Ele é a angústia do mundo que o reflete. Ele é o que se recusa às verdadeiras fontes de emoção, as que são o patrimônio de todos, e, encerrado em seu duro privilégio, semeia pedras do alto de sua fria e desolada torre.

Vinicius de Moraes

Update:

Ahhh essa triste realidade que considera uma poesia clichê e a chama de moralista...

Update 3:

Nazgul... relaxa ... o texto não é meu,não sei se vc reparou ... e se vc discorda de Vinicuis de Morais é um direito que te assiste... mas não faça de sua visão de mundo uma foice contra os que tem outra perspectiva ...

Comments

• Achei interessante essa reflexão do Vinícius... me identifiquei muito com o texto, é uma boa reflexão...

A sociedade cobra tanto de mim, e eu mesmo me cobro tanto... só penso no meu futuro profissional e não me preocupo em viver socialmente, em cultivar amizades, em namorar, amar... sou tão incrédulo em relação a amor... talvez eu seja assim por causa da minha frieza em não me relacionar muito com pessoas... tudo que falo é profissional... não dou carinho às pessoas, e também não recebo porque ninguém está aí pra fazer caridade, vc só recebe o que dá...

Fico dando uma de durão que não se importa com isso, mas no fundo no fundo quando paro pra refletir vejo que estou deixando de viver muitas coisas... não fico triste, porque escondo a realidade atrás do meu foco de querer ter uma casa própria, um carro, um bom emprego, muita grana... mas, e se eu realmente conseguir tudo isso e não tiver feito nada? não tiver amado? e se o meu epitáfio for a canção dos Titãs?

A verdade é que não consigo conciliar foco com amor; foco com diversão... ou talvez, sei lá... é complicado.

• Na minha opinião, o maior solitário é aquele que não ama a SI MESMO.

• belas palavras , mas isso não condiz em nada com a realidade

se sua intenção foi tocar a consciência com frases moralistas , fique sabendo que nem todos são tolos

pra se conformarem com esse clichê pseudo-instrutivo

e não confunda amor com paixão ou apego emocional

pois amor é racional compreensão do próximo

os outros são apenas estados de consciência alterados por liberação de endorfina no cérebro que causa bem estar

não concordo com o seu texto

pois o 1° a que vc deve dar prioridade a amar évc mesmo e não devamos confiar e assegurar nossa felicidade nos outros , .

triste realidade apenas pra vc

é uma percepção sua e não minha , ñ generalize

e por favor não distorça meus argumentos

interpretando de forma análoga a sua vontade

e por fim , cada um tem sua opinião ,vc não precisa

se sentir obrigada a concordar , so disse o que eu acho , a opinião é pra ser compartilhada

ok , sei que o texto ñ é seu

desculpa ae é que não gosto de frases moralistas

isso ´´pra min´´ é coisa que manipula pessoas de mente frágil

e posso sim discordar com seu ultimo argumento

levando emconta que é ´´minha visão ´´ de mundo

e sabendo eu que tenho a liberdade de formar minhas próprias opiniões

desculpa ae se eu fui grosso , so me preceptei de +

Sign In or Register to comment.