Que cuidados devemos ter ao tentar ajudar um cão da rua?

O pobrezinho está com um ferimento feio na orelha. Comprei Riforcina Spray para aplicar na ferida, mas fiquei com medo de ele avançar em mim. Ele é tão magro*, (pele e osso) e parece tão indefeso. Mas me acovardei. Devo prosseguir? Estou com muita pena dele.

*Comida eu já dei a ele.

Comments

  • Varios cuidados são necessarios para voce ajudar um cão de rua:

    1- Use luva descatavel para entrar em contato com ele, um cão de rua pode ter varias doenças e parasitas como sarna, micose, carrapatos, pulgas, etc), portanto é sempre aconselhavel que voce não tenha contado direto com animais de rua, porque varias doenças e parasitoses são transmitidas do cão para o homem.

    2- Se voce for alimenta-lo faça isso com cuidado pra não entrar em contato com a saliva do cão, pq voce não sabe a origem do mesmo e se ele foi vacinado contra a raiva que é uma doença gravíssima e sem cura e pode ser transmitida para o homem atraves da saliva de animais contaminados, entre eles o cão.

    3- Ofereça sempre carne ou ração para cão (de acordo com sua idade), evite alimentar cão e rua com muito carboidrato (arroz, fubá, etc) o cão é um animal da espcie canina, portanto são carnívoros e seu estomago não esta edaptado para receber altas doses de carboidratos, o que pode agravar o seu estado de saude, portanto em vez de ajudar voce vai estar piorando a condição nutricional desse animal.

    4- Forneça sempre agua de boa qualidade, limpa e de boa qualidade para o animal, em vasilha limpa e higienizda.

    5- Se voce for levar o cão para a sua casa, antes voce deve leva-lo a um veterinario para que seja feito a sua anamnese e aplicaçõs das principais vacinas, alem de aplicação de medicamento para o controle de ectoparasitas (carrapatos, pulgas e bernees) e endoparasitas (vermes).

    Dar um banho no cão tambem é altamente recomendavel, uma vez que ele passará a ocupar o mesmo ambiente que voce.

    lembre-se de que esses cuidados alem de proteger a saude do animal, esta principalmente protegendo a sua saude e das outras pessoas e animais que convivem com voce.

    Quanto ao ferimento na orelha, voce comprou o medicamento certo, mas só para aplicação externa, o ideal é que voce faça aplicação de um antibiotico nele, a base de pinicilina, pode aplicar:

    Pentabiótico veterinario pequeno porte, ele é injetavel e voce aplica em media de 1 ml para cada 10 kg de peso vivo, e repete a aplicação após 7 dias.

    Esse medicamento voce compra em loja de produtos veterianrios e em qq loja eles tem pessoal que aplica a injeção para voce.

    Se voce preferir administrar remedio via oral:

    1 - Pen ve oral 500 mg (comprimidos)

    De um comprimido de 6 em 6 horas durante 7 dias no minimo (durante os sete dias mesmo, nã opare assi mque melhorar porque senão não cura direito)

    2- Amoxil 500 mg (capsula)

    De uma capsula de 6 em 6 horas durante 7 dias no minimo (vale a mesma recomendação para o pen ve oral)

    Esses medicamento voce compra em farmacia humana, se preferir pode mandar manipular, é só dizer qeu é a mesma base dos nomes que te pasei que eles manipulam e fica mais barato.

  • ola rosa parabens pela tua atitude se todas as pessoas fosse como vc não teria tantos animais na rua sofrendo,obrigado por ajuda-lo estava lendo os conselhos que os colegas deram para vc e acho que é por ai mesmo vc so tem que dar carinho a ele que logo ja é seu melhor amigo,valeu DEUS te abençoe um bjão!!!!!!!!!!!!!!

  • Linda atitude!! Parabéns!

    Continue alimentando e dando água pra ele, converse e tente ganhar sua confiança. O spray realmente assusta os cachorros. Se vc conseguir fazer carinho nele (usando luvas), poderá molhar um algodão no remédio e passar na ferida enquanto estiver fazendo carinho. Se possível, tente levá-lo ao veterináio (ou, se encontrar algum veterinário disposto a ajudar, leve-o até o cachorro, na rua mesmo). Não chame o centro de zoonoses. Os animais são terrivelmente tratados nestes lugares, e na maioria das vezes ficam em fila esperando pelo sacrifício. Já estive em um CCZ, a visão é de arrebentar com o coração de qualquer um.

    Beijos, boa sorte e parabéns pela atitude.

  • Oi Rosa! eu já me deparei várias vezes com esse tipo de situação, tem horas que a gente se sente incapaz . Nesses casos sempre é bom chamar um veterinário que pode dar algum tranquilizante para o cachorro e aí é possível cuidar do ferimento.Se possível converse com um veterinário, é a pessoa certa para te orientar.

  • nao use spray porque todo o cao tem medo, vc assusta ele.

    ganha a confianca dele e leva ele ao veterinario

    bjinhos vc e muito boa pessoa parabens

  • vc deve fazer carinhos nele,ele vai se acostumando e vai deixá-lo tratar mas um conselhor esse spray eles tem pavor chegue com algodão com qualquer remedio até do spray mas não faça aquele barulho,pois eles detestam se vc tiver um pó secanteseria ótimo.Parabens pelo cuidado é de pessoas assim que o mundo precisa

  • Olá Rosa!

    Parabéns pela atitude!

    Este cão com certeza está assustado e talvez se vc usar o Spray poderá assustá-lo e correr o risco de morder. Vc disse que já o alimentou, ótimo, tente conversar com ele, veja se consegue fazer algum carinho. O barulho do Spray costuma assustar os cães, veja se é possível passar o Spray no algodão ao em alguma gaze. Caso seja difícil, recomendo prender o cão e amordaça-lo (p/ seu bem e o dele). Procure usar luvas pois para estes procedimentos de curativo, ok?

    E claro se puder, chame ou leve-o a um veterinário.

    Obs.: Um bom banho irá ajudar bastante

    Abraços

  • Bom pra começar ganhe a confiança dele para que quando você for aplicar a Riforcina ele não lhe morda, é importante lembrar que quando for aplicar o Spray não toque na ferida do cachorro, só toque se tiver com luvas.

  • primeiramente eu digo q vc é uma pessoa muito boa,por pegar um cachorro de rua e cuida dele.

    eu aconselho vc procurar um veterinário q ele saberá melhor do q qualquer um do yahoo o q vc deve fazer!!!

  • Uma bela atitude, a sua, mas eu chamaria o centro de zoonoses da sua cidade. Só um veterinário saberia dizer porque o cachorro está tão magro ou se ele tem alguma doença contagiosa, OK?

Sign In or Register to comment.