Onde se trata melhor uma possessão, Espiritismo, Umbanda, Candomblé ou outros?
Sou espírita por convicção, mas leio e estudo de tudo.
Frequentava um centro e o dirigente era também maçom, maravilha. Um adia entrou um rapazola com sérios problemas de obsessão, já quase uma possessão irremediável. Eu falei com uma amiga minha, hoje falecida, que aquele caso deveria ser tratado na Umbanda ou Candomblé. O presidente que estava do lado quase me bateu; " Não fale o que você não conhece!". Como se ele fosse um gerente de uma loja Renner e eu estivesse mandando o cliente para a Riachuello. E começou a falar que naquele centro havia muitos trabalhadores, inclusive espíritos da Umbanda e Candomblé. Fiquei pasmo com aquela maneira estúpida de fazer caridade.
Uma coisa que não entendo nas pessoas. Se uma pessoa chega num templo com um problema desse grave, eles ficam tentando, tentando, mesmo que aquilo custe a vida da pessoa ou sua deficiência mental irreversível, e não dão o braço a torcer que outra religião possa resolver aquele problema. Isso chama-se miserabilidade espiritual.
Eu trabalhei em centro espírita e botava o olho no problema e via que era coisa pesada demais para se resolver com doutrinas, preces e passes.
Eu fico perplexo com isso, como nos denominamos caridosos, se vemos um caso típico da linha de Orixás e nos omitimos ?.
As pessoas imaginam que suas religiões são as melhores, as mais fortes, quanta ignorância !.
Quantos recursos possuem a Umbanda e Candomblé para ajuda aos sofridos. Quem os usa para o mal, terão seus terríveis carmas.
Eu na minha inocência utópica, imagino que um dia, as clínicas e hospitais psiquiátricos, terão convênios com Espiritismo, Umbanda e Candomblé, para ajuda aos sofridos. Quantas pessoas possessas e se trata o corpo, se anestesia o corpo agredido, sem atingir a causa do problema; os espíritos vingativos.
Ah, mas as igrejas afastam os demônios!. Exorcismos, Isso é a maior mentira e descaração. Alguém que extorque os fiéis, terá alguma moral para expulsar espíritos ?.
Ontem eu fui num hospital e tinha um homem com a pele toda descascando, uma vermelhidão terrível, nenhum médico descobria o que era e surgiu do nada.
Quando eu botei o olho, eu que não sei ficar calado e me omitir, disse à sua filha: Perdoe, mas esse caso é para Obaluaiê resolver, procure um Candomblé. A mulher ficou meio envergonhada, de eu falar assim. Não sei porque somos tão idiotas, uma vida não vale mais que preconceitos estúpidos ?.
Ele - o doente - depois me disse que um vizinho de sua fazenda tinha feito feitiçaria para ele, ele descobriu materiais e como eu sabia daquilo?. "Meu amigo, não sei como sei, é mediunidade. Mas que é assunto sério e para ser resolvido logo".
Mas nós somos ignorantes demais, ficamos escondidos em nossas religiões e não sabemos que Deus opera em toda parte. Deus está no Candomblé, está na Umbanda e Espiritismo, na cabala e esoterismo, Rosa-cruz , nas rezadeiras analfabetas, no índio ignoto.
Quem mexe com orixás, mexe com energias da natureza, quem faz o mal que prepare o futuro para os ranger de dente, pois essas religiões existem para a caridade e o socorro.
Você conhecedor, sabendo e vendo um caso grave, indicaria uma opção de socorro em outra religião ou seita diferente da sua ?. Teria esse desprendimento ?.
Pergunto, é lícito um parente por preconceito, deixar um ente querido sem tentar determinado socorro ?. É lícito se eu odeie uma religião e Deus para alargar minha visão, faça que justamente nela, eu encontre socorro e caridade, eu deixe de consultá-la ?. Um ente querido que ficou perturbado e seu parente o leve a médicos e nada, só piora, a omissão de tentar uma ajuda alternativa, não seria um crime aos olhos do Senhor dos mundos ?.
Tive um amigo, um senhor, seu filho fora magiado, tudo que comia vomitava, vomitava, vomitava. Um homem forte e precisou ser carregado. Ele - pai - era espírita, mas sentiu que aquele assunto requeria urgentes e diferenciadas medidas. Saiu às pressas de Santo Antonio de Jesus e foi a um Candomblé em Salvador. O filho está saudável e segue sua vida normal até hoje. O velho pai, bem depois desencarnou e com a consciência tranquila, de não ter tido o preconceito babaca e ver seu filho morto ou aniquilado numa cadeira de rodas..
Isso acontece muito, filhos com depresão, com esquizofrenia, coisas que surgem, eles vêem espíritos, ouvem, mas os pais que não vêm espíritos, fecham os olhos para o problema, e os transfere para os psiquiátras resolverem e se resignam em ver trapos humanos, sem ter tentado tudo que pode por sua salvação ou melhora. Mundo de ignorantes, isso não é amor!.
Ah, mas entrego nas mãos de Deus. Estupidez !. Deus não faz o que é nossa responsabilidade, ele mostra caminhos onde nós teremos que agir e quebrar paradigmas, enxergar mais.
Ninguém teve mais preconceitos com Candomblé e Umbanda que eu. Só lendo e conhecendo podemos avaliar algo que existe desde a época de Moisés(Candomblé).
Aguardo opiniões sem preconceitos, podem divergir mas sem prec
Update:Maria Rita, querida, claro que tudo que acontece, acontece por algum motivo e uma pessoa acometida por isso, deve repenar sua vida, suas crenças, sua maneira de ser. Revisar tudo, é um despertamento.
Update 3:Para quem não sabe, na possessão os espíritos já começam a tomar conta da mente da pessoa, é uma posse.
As pessoas que falam "sozinhas" se digladiam, coitadas, com inimigos invisíveis e não socorridas, tombam vencidas.
Update 5:Jeferson, parabéns, tão jovem e tão inteligente !.
Olha, existem os terreiros para quê ?.
Ah, pode ser resolvido em qualquer lugar, depende da gravidade e do que o destino daquela pessoa traçou.
Vamos pensar, se essas coisas podem ser resolvidas em qualquer lugar, por que a espiritualidade enviou a Umbanda ?.
Um sujeito com meningite pode ficar bom em casa, com folhas, descanso, compressas, mas existe médico especializado que ele poderá recorrer, é opção.
Update 7:Vicente, concordo contigo que, a pessoa atendida no Candomblé, depois procure um centro espírita para se fortalecer, pois o inimigo existe e espreita. No centro haverá oportunidade de diálogo, de perdão.
Nos terreiros de umbanda já existe essa união com o espiritismo e portanto é um trabalho que pode ser continuado lá mesmo.
Update 9:Obrigado Celito, por enriquecer minha humilde pergunta e por sair de seu descanso e me prestigiar.
Achei bacana isso:
"Deus move o céu inteiro naquilo que o ser humano é incapaz de fazer. Mas não move uma palha naquilo que a capacidade humana pode resolver."
Comments
Um bom caminhante é sempre um bom observador.
E sabe que questões ESPIRITUAIS devem ser tratadas de modo ESPIRITUAL.
ESTE É A MELHOR e ÚNICA maneira de tratar de Obsessões ou qualquer outra interferência Espiritual, da Psique, da Alma - A LINHA ESPIRITUAL e são diversas.
Possessões PERMITIDAS (medium), NÃO permitidas, NÃO sabidas, NÃO lidadas, NÃO reconhecidas, mas TODAS EXISTEM.
E todas podem interferir na Saúde Mental.
Saúde do corpo - matéria
Saúde Mental - espírito/alma/psique
*
Antes, a OMS definia saúde como o estado de completo bem-estar biológico, psicológico e social do ser humano e desconsiderava o bem estar espiritual, isto é, o sofrimento da alma; tinha, portanto, uma visão reducionista, organicista da natureza humana, não a vendo em sua totalidade:
CORPO - MENTE - ALMA (Espírito).
Mas, após a data mencionada acima, ela passou a definir saúde como o estado de completo bem-estar do ser humano integral: biológico, psicológico e espiritual. Desta forma, a Obsessão espiritual oficialmente passou a ser conhecida na Medicina como possessão e estado de transe, que é um item do CID -O Código Internacional de Doenças- que permite o diagnóstico da interferência espiritual obsessora.
O CID 10, item F.44.3 - define estado de transe e possessão como a perda transitória da identidade com manutenção de consciência do meio-ambiente, fazendo a distinção entre os normais, ou seja, os que acontecem por incorporação ou atuação dos espíritos, dos que são patológicos, provocados por doença.
ATENTE que, a definição de que a MEMÓRIA esteja no Cérebro, é materialista.
A Memória está na Mente - e isto os Espiritualistas sabem, mas alguns infelizMENTE ainda estão no preconceito das ciências materialistas, achando que a Memória esteja no Cérebro, se isto fosse verdade, Deus e todos os que estão sem corpos, não teriam qualquer Memória.
“Todo mal existirá apenas até que o bem se instale.
Todos somos responsáveis pelo que apoiamos ou recusamos e aquele que hoje critica o que é bom, será vítima de sua própria estupidez”
(Jedyan Brönner)
“Todo aquele que impede um benefício para a humanidade por estar ganhando com isto, quem critica o que não conhece, que fala o que outros falam para beneficiar-se, é de fato uma pessoa sem ética”
(S. Manieri)
*
"Deus move o céu inteiro naquilo que o ser humano é incapaz de fazer. Mas não move uma palha naquilo que a capacidade humana pode resolver."
Mesmo estando em 'stand by' decidi responder sua excelente pergunta, no sentido de validar TUDO o que você escreveu, incluindo os detalhes adicionais, percebendo ser de fato um Caminhante monido de conhecimento e desejo de ajudar esta humanidade.
Respeito TODAS as religiões, oficiais ou não, desde que estejam neste sentido, a busca em compreender, em religar ao começo de tudo, sair fora de dados falsos e SOMAREM entre si, sem precisar ataques entre os espiritualistas, mas buscarem o caminho que melhor lhes for interessante, lhes causarem compreensão e especialmente funcionalidade para suas vidas.
- Por isto sempre apóio a linha ESPIRITUAL para a Saúde Mental, e não me equivoco com tratamentos medicamentosos de Materialistas ou até, religiosos de boa fé sem conhecimento claro.
.
acredito que a pessoas boas em todas as religiões assim como tem as más, de repente a cura possa estar ligada a crença do doente ou no porque aquela doença está com ele e não com outra pessoa de menor fé.
Tenho uma colega de trabalho a quem eu admiro e acho realmente iluminada, diria que seus únicos defeitos são ser palmeirence e estar em uma religião diferente da minha crença, mas está ultima não considero defeito pois é lá onde ela se sente bem, imagine se3 eu a trouxe-se para cá, será que ela seria feliz? Não acredito talvez ficasse mas com a fé esmorecida, creio que é isso que acontece com pessoas mal intencionadas em todas as religiões, não estão procurando de coração, ou se deixam levar pelo preconceito.
É lindo estar de coração em uma religião sabendo que tudo o que se defende não é da boca pra fora, desta forma quem ajuda consegue, ajudar muito mais.
Querido Amigo,
Quanto preconceito e orgulho ainda existe...Jesus mesmo disse: Onde estiver duas ou mais pessoas reunidas em meu nome, ali eu estarei.
Aqui na minha cidade BH, existe vários Centros de Umbanda / Candomblé ,Fraternidades Espíritas que têm ligação/ intercâmbio com hospitais.Nós frenquentadores e os dirigentes/ doutrinadores acreditamos que os médicos da terra precisam do auxílio dos médicos do espaço.Muitos pacientes após uma consulta nesses hospitais, passam também a frequentar / são direcionados Centros Umbanda / Candomblé e ou Fraternidades Espiritas, para que o tratamento seja completo...no plano fisíco e espiritual.
O titulo de doutor, pastor,padre, pai de santo ou dirigente,somos nós que colocamos...rotulamos.
No plano espiritual não existe rótulos...são simplesmente irmãos, Mensageiros de Deus com a missão de ajudar,amparar e se permitido curar.
Nas reuniões que participo temos amigos padres,seminaristas, pastores,católicos e umbantistas. E o ambiente é de paz,harmonia e amor. Naquela hora somos todos irmãos em Cristo.
Abraço carinhoso,
doce vivi.
TODOS TRÊS LUGARES PODEM SE TRATAR UMA POSSESSÃO DEMONÍACA,NA UMBANDA,CANDOMBLÉ OU ESPIRITISMO,DEPENDEM IMPOTÊNCIA DO SACERDOTE.POREM O LUGAR CIENTÍFICO E ONDE SE UTILIZA DE TODOS OSS CONHECIMENTOS MÍTICO E RELIGIOSTAMBEM OMSE CONTEMPLA O CULTURAL.QUE E O PSIQUIATRA COM FORMAÇÃO EM PSIQUIATRIA TRANSCULTURAL
Amigo Caminhante,
Sou católica, mais gosto muito de Kardek.
Acredito tambem que estes problemas são somatórias emocionais, que sómente ele poderá resolver e lógico na igreja que ela quiser. Vai depender sómente dela.
Tudo que nos vem em nossa vida, nos foi enviado como compensação, que pode ser do bem ou do mal.
Não acredito em magia,
Espero que vc encontre uma solução, Bjus lindo
Por favor volte para nos contar como ficou a situação! bjinhos
Oi Caminhante, não dá para deixar uma pergunta sua sem resposta.
Eu fui evangélica a minha vida toda e há mais ou menos 5 anos me converti ao espiritismo kardecista. Há pouco tempo comecei a frequentar um terreiro de umbanda e ler a respeito do assunto, o que me livrou de um grande preconceito sobre essa religião.
A umbanda ajuda as pessoas e espíritos sofredores de maneira muito objetiva, se eles querem ajuda, com certeza terão, senão eles resolvem de outro jeito: mandam o espírito para outro lugar aprender a não fazer mal. Simples assim.
As pessoas só sofrem porque querem ou porque são "amarradas" por outras pessoas a preconceitos tolos.
Acredito que em certos casos a Umbanda é a mais recomendada,freqüento o Terreiro de umbanda Pai Maneco,aqui em curitiba,tem muitos casos que um centro Kardecista muito conhecido aqui, encaminha para lá!
Muito interessante seu texto,eu passei por uma situaçao semelhante com a minha filha de 1 ano e meio,ela vivia no médico.o pediatra fez todos os exames possíveis e não encontrou nada,até que o médico me perguntou qual era minha religião,e eu disse,ele sorriu satisfeito e disse:Graças a Deus pois a medicina não cura sua filha,e não adiantaria levar em igreja,leve a um terreiro. E foi o que eu fiz,um mês depois minha filha vomitou fios de lã e eu levei para o pediatra,ele olhou e falou:Agora sim tua filha tá curada,essa era a doença que os exames não encontravam,hoje ela está com 12 anos e é muito saudavel graças a esse médico de mente aberta!
Por isso eu digo, tem casos que é melhor deixar com quem entende!
Em qualquer religião pode-se curar uma obsessão, porém há métodos e métodos.
No espiritismo usa-se a doutrinação para demover a entidade obsessora e esse método é muito demorado, embora resolva.
Nas outras religiões que você menciona o método é o de tirar o obsessor na "porrada" levando-o para lugares bem distantes da vítima. Esse método apresenta resultado imediato, porém não resolve o problema em definitivo.
Sugestão: A cura pode ser perfeitamente realizada pelos dois métodos, um após o outro. nunca concomitante.. rsrs
Oi João...
Todas as suas perguntas são muito interessantes, principalmente para nós espíritas, q convivemos com tanto preconceito, tanto desconhecimento, pior de tudo, falam do q desconhecem.
Como lhe disse, já nasci espírita, estou há 18 anos no Kardec, e infelizmente tenho q escrever isso aqui...ELES SÃO MTO PRECONCEITUOSOS, tanto q qdo voltei a frequentar a casa ( fiquei um ano fora, trabalhando na Umbanda ), fui orientada a não contar a ninguém, pois continuo frequentando as duas casas.
Meu dirigente dos trabalhos no Kardec, já foi um pai de santo, batizado por Mãe Menininha, então com ele falo de tudo, sem problema algum, me entende, embora não concorde q eu ainda continue na Umbanda, mas respeita a minha decisão.
João, posso lhe dizer sem medo de errar...frequentar as duas casas só tem me acrescentado, tenho aprendido e mto....uma completa a outra. O Kardec é mais estudo, e a Umbanda, dependendo de alguns casos, os mais fortes, mais terríveis, põe a mão na massa e resolve mesmo.
Já vi tantos "causos", q não daria para escrever nesse pequeno espaço, mas vou lhe dizer de um caso q tive em minha família mesmo, com minha mãezinha q desencarnou há 03 meses.
Amigo, ela era um doce de pessoa, mas estava mto debilitada, doentinha mesmo, depois de dois AVC, e outros tantos problemas, começou a ter um comportamento pra lá de estranho.
Ficava mto agressiva, nos batia, a mim e a meu padrasto, me colocava para fora de casa aos palavrões ( nós não falamos aqui em casa, não fomos criados assim ), ficava acordada mais de 36 h totalmente alucinada, e nenhum "sossega leão" a derrubava, estávamos enlouquecendo...
Um dia resolvi levar as fotinhas deles, minha mãe e meu padrasto, no centro de Umbanda, q na época frequentava como consulente.
Toda quarta feira lá estava eu com as fotinhas deles, é o dia das Cabalas....menino, aos pouquinhos ela foi se acalmando, a cada dia se tornava mais tranquila, mais serena.
A Umbanda resolveu o problema...desencarnou por outros problemas, mas totalmente serena.
João, quem já leu o livro TAMBORES DE ANGOLA, sabe exatamente do q falamos, não é ?
Lá na espiritualidade eles são parceiros, trabalham juntos para o bem de todos, não existe essa separação e preconceito em relação a Umbanda, Kardec, Candomblé, isso infelizmente só existe aqui, entre os encarnados e os de mente mto estreita.
Adorei seu texto, bom demais, esclarecedor, como sempre.
Vc e seu companheiro de trabalho, seu guia, estão nos dando grandes lições...é mto agradável ler o q vcs escrevem, é um prazer mesmo.
Beijos João, fique na paz.
Caro amigo,cada centro trabalha de um jeito, mais todos tem condições de tratar de pessoas com problema de possessão, isso depende do conhecimento e experiência do dirigente e trabalhadores, aqui onde freqüento é feito o tratamento quando necessário. Se o espírito obsessor estiver em busca de vingança, pouco vai adiantar uma cura imediata. Eles vão afastar o espírito, mais só temporaria mente, ele pode retornar ainda nesta vida ou em outra. O amigo sabe que há espíritos que espera até séculos para executar a sua vingança, e quando vem, vem com tudo e todos a quem pede ajuda para auxilia-lo. Trabalhei em um centro onde os trabalhadores não confiavam em si, em sua capacidade e sua fé, e de muito bom grado encaminhamos o paciênte para uma casa mais preparada. Não foi umbanda, nem camdomblé, mais poderia ter sido se não estivessemos encontrado um lugar para trata-lo. Eu poderia ter ajudado, mais eu era novato e não tinha autoridade, tive mais que ficar calado. Para mim não teria sido o primeiro caso de possessão a tratar.
Fica na Paz