Biografia - liçao de casa?

Minha professora pediu a biografia de Victor Hugo resumida, só acho site com muita coisa. Alguém sabe fazer isso resumindo?

Obrigada

Comments

• Victor Hugo

(Poeta e escritor francês)

1802-1885

Poeta e escritor francês (1802-1885). Considerado o maior escritor romântico da França. Nasce em Besançon e começa a escrever poesia ainda jovem.

Seu primeiro livro, Odes e Poesias Diversas, é publicado em 1822. Recebe uma pensão de Luís XVIII como prêmio pelo livro. Com a peça Hernani, em 1829, é reconhecido como um dos formuladores teóricos do teatro romântico na França. Paralelamente, desenvolve intensa atividade política. Em 1848, torna-se favorável à república e combate, posteriormente, o imperador Napoleão III. É obrigado a deixar o país e passa 20 anos no exílio, que descreve como uma “espécie de longa insônia”. Volta à França após a instalação da 3ª República, em 1870. Em 1876, eleito senador, defende a anistia aos comunards, embora não tenha aderido à Comuna de Paris. De sua atividade literária ao longo de 60 anos, destacam-se a coletânea de poemas Folhas de Outono e o romance Notre Dame de Paris, ambos de 1831. Seu romance mais importante, Os Miseráveis (1862), registra o desejo de mudança da sociedade.

• (Besançon, França, 1802 - Paris, 1885) escritor francês. Infância de Victor Hugo foi gasto em Besançon, exceto dois anos (1811-1812), onde ele viveu com sua família em Madrid, onde seu pai foi nomeado comandante. Na vocação literária precoce, e em 1816 escreveu em um caderno escolar: "Eu quero ser Chateaubriand ou nada".

Em 1819 observou nos Jogos Florais de Toulouse e fundou a littéraire Conservateur, junto com seus irmãos Abel e Eugene, mas sua introdução real no mundo literário veio em 1822, sua primeira obra poética: Odes e poesias diversas. No prefácio de seu drama Cromwell (1827) proclamou o princípio da "liberdade na arte", e definiu o tempo de conflito entre a tendência espiritual e prisão na carne do homem

Logo considerado como o líder da equipe do Romantismo, o virtuosismo de Victor Hugo foi revelado no Oriente (1829), que satisfez o gosto dos seus contemporâneos do Oriente exótico. Censura de Marion Delorme atrasou sua aparição na cena do teatro até o lançamento de Hernani (1830), uma obra-prima que ganhou o Comédie Française.

Em 1830 começou um período de fecundidade literária singular. Seu primeiro romance maior, Notre Dame, eo drama Ruy Blas. A morte de sua filha Léopoldine, que ocorreu enquanto ele estava fora, juntamente com a decepção pela traição de sua esposa com seu amigo Sainte-Beuve, ele mergulhou em uma profunda crise.

Entregue à atividade política cada vez mais intensa, Victor Hugo foi feito a um par de França, em 1845. Embora nas eleições de 1848 em apoio à candidatura de Luís Napoleão Bonaparte, seus discursos sobre a pobreza, os assuntos de Roma e da lei Falloux antecipou sua ruptura com o Partido Conservador. Em 17 julho de 1851 denunciou as ambições ditatoriais de Luís Napoleão e, após o golpe, fugiu para a Bélgica. Embora não seja publicado nenhum trabalho entre 1843 e 1851, ele concebeu seus novos Les Misérables e compôs muitos poemas que surgiram posteriormente.

Em 1852 ele se estabeleceu com sua família em Jersey (Reino Unido), e depois fui para Guernsey em 1856. Ele permaneceu em sua propriedade de Hauteville House, até 1870. Republicano, incessantemente denunciou os vícios do governo conservador em seu país e em 1859 rejeitou a amnistia oferecida por Napoleão III.

• Copia tudo no Word!

Vai tirando as curiosidades '-'

Pois tem mtas obras e bla bla bla

Sign In or Register to comment.