O que é coesão social? pra que isso serve? influenciou o mundo no que?

sei lá pessoal hoje na escola meu prof ficou falando coesão akilo, coesão tal tal, mas não entenada do que ele falou ajuda eu pq na wiki eentre outros sites tem coisas que não dá pra entender também. fala deis di já agradeço!!! :)

Comments

  • De acordo com o paradigma do desenvolvimento sustentável a partir dos anos 90 do século passado

    a promoção da Coesão Sociais e tornou prioridade da Cooperação descentralizada local União Europeia–America Latina.Embora não haja uma definição unívoca do significado da expressão, a Coesão Socialé identificada pela CEPAL–Comissão Econômica para América Latina e Caribe,

    como a“a dialética entre mecanismos instituídos de inclusão/exclusão social e as respostas,percepções e disposições da cidadania, frente ao modo em que estes(mecanismos) operam”. Também é definida por Tironi como “a capacidade de uma sociedade para absorver o câmbio e o conflito social, mediante uma estrutura democrática de distribuição dos seus recursos

    socioeconômicos (bem-estar), sócio-políticos (direitos) e sócio-culturais (reconhecimento), através do Estado, o mercado, a família e outras redes comunitárias e da sociedade civil”.

    Deste modo, uma comunidade socialmente coesionada se caracteriza pela “situação global na qual os(as) cidadãos(ãs) compartem um sentido de pertencimento e inclusão, participam ativamente nos assuntos públicos, reconhecem e toleram as diferenças, gozam de uma equidade relativa no acesso aos bens e serviços públicos e no que se refere a distribuição dos ingressos e da

    riqueza. Tudo isso, num ambiente onde as instituições geram confiança e legitimidade.

Sign In or Register to comment.