Suíça, país de 1º mundo, dito desenvolvido?
Advogada brasileira é vítima de xenofobia na Suíça
Uma advogada brasileira, de 26 anos, foi atacada em Zurique, na Suíça, por um grupo de skinheads na última segunda. Ela estava no terceiro mês de gravidez de gêmeos, e acabou perdendo os bebês. O caso ganhou contornos políticos depois que a cônsul-geral do Brasil em Zurique, Vitória Clever, constatou que a polícia suíça sequer abriu investigação para identificar os agressores. Nos últimos meses, ataques xenófobos têm ganhado força na Europa diante de um discurso cada vez mais racista dos partidos de extrema direita. Na Suíça, a crise financeira internacional e o aumento do desemprego deram popularidade aos partidos políticos que defendem medidas contra a imigração. A advogada Paula Oliveira é pernambucana, trabalha em uma multinacional e, segundo o Itamaraty, vive legalmente no país. Ela foi atacada quando voltava do trabalho, após desembarcar na estação de trem perto de casa. Levada para um parque, ela foi espancada por 15 minutos e teve a roupa parcialmente arrancada. Um deles usou um estilete para cortar barriga, braços e pernas. Ao prestar queixa, Paula ainda foi questionada pela polícia, que duvidou da versão dela. O delegado insinuou que ela teria se autoflagelado. Paula disse que um dos agressores tinha uma suástica tatuada no corpo. Na véspera do ataque, a Suíça realizou um referendo para decidir se autorizava a entrada de trabalhadores búlgaros e romenos. A abertura saiu vencedora por uma margem pequena, mostrando como o país está dividido em relação aos estrangeiros.
Comentem.
Comments
Fiquei chocada com esse acontecimento, esses skinheads são uns monstros, sombras de um passado vergonhoso ainda querem atormentar os seres humanos e atuam em muitos países.
Por isso acho que podia ter sido em qualquer lugar, na Suiça, nos Estados Unidos, na Alemanha, no Brasil.
É preciso acabar com esses loucos !!!
Tenho amigos que já moraram na Suiça, uma delas casada com um suiço..
Hoje está de volta ao Brasil com o seu marido suiço, feliz da vida..
Mas sempre me disse do péssimo tratamento dado aos sulamericanos na Europa, tanto na Suiça, como na Alemanha e na Itália, o preconceito lá é muito grande com relação a brasileiros..
Atribuo isso ao respeito que nunca fizemos por merecer, nunca exigimos, a hora é agora, chega de abrir os braços e as pernas pra todo estrangeiro que vem ao Brasil.
Que o nosso corajoso governo brasileiro repudie essa ação e peça retratação e indenização do governo Suiço, os brasileiros merecem respeito e cuidados, tanto quanto os estrangeiros que vem morar ou passear no Brasil.
Beijos e margaridas na janela
foi um absurdo gentee!!!
por isso eu não tenho nenhuma vontade de sair do meu PaÃs!
podem falar o que quiser, pobreza, corrupção, mas nós sempre acolhemos os estrangeiros!!!
Esse caso me lembra os neonazistas brasileiros. à bem engraçado saber que eles não podem por os pés na Suiça pois serão atacados pelos de lá, como qualquer latino... eheheh
Chiquérrimo eu não acredito que na época do nazismo uma coisa destas acontecesse. Beijos, flores nos vasos.
Depois falam que brasileiro é que é mal-educado, pode um troço desse? Aqui, recebemos gente de tudo quanto é paÃs. O nosso povo é o mais hospitaleiro do mundo, e esses f.d.p ficam de sa...gem com a gente. Isto é revoltante!!!!
Acredito que isto é uma via de mão dupla...os fatos ai estão se misturando e engrandeceram o acontecimento...skinheads, neonazistas, ku klus kan, estas gangues com causa própria sempre existiram e atuaram de forma agressiva sobre algum grupo social...nosso diversificado pais é uma beleza, e tem um pouco de cada tipo de gente ruim (estou sendo irônico no "é uma beleza" ok??...rs...)...são gangues, racistas, religiosos, torcedores, blablablablablabla....isto é um fato.
Agora a restrição de imigrantes é outro...os números não são nada insignificantes...sáo milhares e milhares de pessoas, não só Brasileiros, Latinos, mas enfim...imagina se o Brasil fosse "invadido" pelos bolivianos em grande escala, todos atuando como de custume no setor textil...a classe de trabalhadores brasileira ficaria como??.. Aliás, ja existem protestos s divergências obre isso...
A crise mundial fez com que cada pais olhasse para dentro de si e se protegesse, pois afinal é quase um salve-se quem puder mesmo...mas saliento que nada justifica a discriminação, repressão ou violência de qq forma...existe formas inteligentes e democráticas de se fazer qq coisa...
A verdade é que somos um povo só, apenas divididos e subdivididos em grupos...dos seus continentes, paises, estados ,cidades e municiÃos...até chegar em sua famÃlia e você mesmo...
O respeito tb deveria ser mútuo, mas pela diversidade que existe, há o senso de alguns que um é melhor que o outro, por fatores totalmente questionáveis e na maioria emocionais e egoÃstas....
Os Europeus ODEIAM os Sul Americanos, só isso que tenho a dizer.
Pois é, neonazistas que tem até partido polÃtico.
Isso acontece em qualquer lugar