Racismo no mercado de trabalho: Você sabe a diferença salarial dos brancos em relação aos negros?

É que tem muitos brancos que acham que, por causa das quotas nas Uni. Federais para os negros, se acham vítimas de racismo.

Entenderem? Para certas pessoas, os brancos são vítimas de racismo, não os negros.

Parece piada, mas não é. Esse tipo de gente existe.

Vamos lá:

"Ocorre que o negro com ensino superior completo recebe 29% menos do que ganha um trabalhador não-negro com a mesma escolaridade no mercado de trabalho da região pesquisada. Essa diferença é menor (16%) entre os trabalhadores com ensino fundamental incompleto e quase desaparece entre os empregados domésticos, quando os negros recebem em média R$ 3,01 por hora trabalhada e os não-negros R$ 3,23.

No comércio, observa-se que os negros recebem 64,9% do rendimento dos não-negros. A desigualdade salarial é pior no setor de serviços, na indústria e na construção civil. Em 2007, os negros recebiam em média pouco mais da metade dos não-negros, nesses setores.

Nos grupos ocupacionais de maior rendimento (gerência, direção e planejamento), os negros obtinham 57,3% da remuneração dos não-negros no mesmo grupo. Para quase se igualar com os trabalhadores brancos e de outras raças, os negros precisam exercer tarefas que exigem menor escolaridade, como os serviços gerais não qualificados. Ali, os negros recebem apenas 4,3% menos."

(...)

"Mas, em que avançaram os negros, entre 1998 e 2007, na região mais rica do país? Nessa região, os negros representam cerca de um terço da População Economicamente Ativa (PEA). São 3,678 milhões de negros (ou 36,1% da força de trabalho disponível na região) e 6,511 milhões de não-negros. Mas, entre os desempregados, em 2007, 42,9% eram negros.

Em 1998, a taxa de participação no mercado de trabalho de negros com idades entre 10 a 14 anos era de 10%. Essa taxa caiu para a metade em 2007. Diminuiu também em cerca de 10 pontos percentuais entre os negros na faixa de 15 e 17 anos, comparada com os não-negros.

A taxa de desemprego dos negros correspondia a 17,6% e a dos não-negros a 13,3%, em 2007. A taxa entre as negras era de 22,7%.

Os assalariados negros trabalham em média 44 horas semanais e os não-negros 42. Entre as mulheres, as negras trabalham 41 horas e as não-negras 40 horas.

Entre os negros ocupados, 58,5% têm até o ensino médio incompleto, contra 37,6% dos não-negros. Dentre os que completaram o ensino médio ou que estão fazendo ou já se formaram em curso superior, 41,5% são negros e 62,4% não-negros. Está ruim para os negros, mas já foi pior. Em 1998, 54% dos negros ocupados possuíam apenas o ensino fundamental incompleto e 16,2% o médio completo ou o superior incompleto. Em 2007, essas proporções se equilibram: 35,1% e 37%, respectivamente."

(...)

"Quando comemoram, com razão, mais um Dia da Consciência Negra, os descendentes dos escravos não podem perder seu sonho de liberdade, apenas porque o mercado de trabalho na Região Metropolitana de São Paulo não dá aos negros a mesma importância que confere aos descendentes de europeus e asiáticos que completaram o curso superior. Uma coisa é certa: as empresas brasileiras também vão acabar aprendendo, como já ocorre no mercado de trabalho dos Estados Unidos."

______________

Um abraço.

Fonte:José de Souza Castro (via História em Projetos)

Ps: Sou branco (euro-descendente?! rs)

Comments

  • Sacri,

    Excelente texto por ele podemos de fato vislumbrar na prática o racismo no país!

    Sou totalmente a favor das cotas nas Universidades!

    O Brasil tem uma divida impagável com os negros, mormente as cotas amenizam esse fato.

    Tomara chegue um dia meu amigo Sacri, que todo tipo de discriminação contra negros, homossexuais, religiosos, chegue ao fim!

    Existem pessoas que ainda estão no século XIX, e fingem não saber que o MUNDO GLOBALIZOU!

    Diga-me meu caro, uma pessoa que responde igual esse anátema desse Gustavo CL serve para estar em sociedade?

  • Tenho um doutorado e mais 4 cursos superior sendo tres no exterior. Estou aqui desempregado. Esperando que me chamem num concurso publico para professor.

    Sou mestico e sinto a discriminacao dos outros.

    To cansado disso e ando super revoltado. 4 meses desempregado nao e' facil e sem seguro desemprego.

  • É ****, por isso bato na tecla da educação, creches, ensino basico e médio de qualidade para todos, sem distinção...se racismo é falta de conciência social é descultura; acho que a educação combate a raiz do problema da cultura de conteúdo, se o problema é emprego há de se melhorar o nivel de todos e posto que a prórpia privatização de parte da educação alimenta a distinção entre pobres e ricos, e que entre os pobres mais de 70% é negro, apesar de só 30% se declararem por considerar a missigenação o heroi que tira o rótulo(ou tenta) mas não apaga as mazelas que as gerações precedentes sofreram com discriminações de toda natureza e genero, nesse caso a educação tb serviria para combater as raizes do problema... [

    Abraço!

  • Não contesto os números, mas desconheço a metodologia de obtenção, não estou pretendendo dourar a pílula, mas tem questões que me fogem a compreensão.

    Por exemplo, trabalho numa instituição com pouco mais de 20 mil funcionários, ninguém, veja bem, ninguém, mulher, negro, branco, transparente, no mesmo cargo e atividade tem salário diferenciado. Não conheço na minha rede de contatos qualquer um que trabalhe em empresa que faça diferenciação salarial para mesmo cargo e atividade.

    Também percebe-se que o salário pago por empresas diferentes mas concorrentes, para cargos similares, existem diferenças salariais entre essas empresas, independentemente de sexo, raça, cor ou credo.

    Então, se uma etnia esta presente em maior quantidade na empresa que paga mais, quando se ve os resultados individuais das empresas, não existem diferenças, mas quando visto no conjunto uma forte distorção será sentida.

    Por outro lado você enfatiza a idéia de que brancos se acham vítimas de racismo por causa das cotas, o que não me parece verdade. O fato é que qualquer coisa estabelecida com base em raça, cor, etc, é racismo, é constituicional. Não são poucos os negros que se sentem diminuídos com essa situação.

  • É isso minha gente, existe um conforto maior para os chamados brancos aqui no Brasil, que na europa e EUA muitos que aqui são chamados de brancos lá eles dizem que são negros ou mestiços.

    porque aqui no Brasil , a uma tradição que diz se a pessoa tem uma gota de sangue branco no corpo o povo já diz que a pessoa é branca.

    lá fora nos EUA e europa, se a pessoa tem uma gota de sangue negro eles já dizem que a pessoa é negra.

    Depois de centenas de anos de micigenação que houve e há no Brasil , pelo fato de a grande maioria do povo brasileiro não estar nem ai para o aspcto raça, e sim pela quimica do amor. não importando quando isso acontece qual a cor da pele do seu amado/a

    muitas vezes fica dificil encontrar a arvore geneologica de uma pessoa.

    Mai para aqueles cidadãos que ainda hoje em seu aspcto fisico externo prevalecem os traços fisicos do negro africano e os que ainda guardam em sua plenitude sem alteração a cor negra em seu estado etinico puro. realmente há uma dificuldade no mercado.

    comprovado, pelos numeros do autor da pergunta, mais já foi muito pior. essas novas gerações de brasileiros não negros tem a mente mais aberta para uma integração maior entre as duas etinias.

    do que no meu tempo de jovem, em que havia um radicalismo dos não negros em relação aos não branco, que eram expresadas abertamente, com criticas tendenciosas e desqualificativas,

    eu por exemplo sou do tipo cabloco, eu sofria descriminação, imaginem um negro.

  • O mais revoltante é ver usuário reclamando ser discriminado por ser branco, fala sério?

  • Eu acho que não existe diferenças,pois eu conheço muitas pessoas negras que tem salários maiores que de muitos,eu acho que a falta de capa citação hoje é geral independente de cor ou raça;eu acho que as pessoas em geral se preocupam muito com pequenos detalhes inexistentes quando a preocupação está totalmente voltada para racismo e diferença social,vamos nos preoculpar com coisas mais plausivel como por exemplo:a enchente em santa catarina,vamos fazer uma corrente para podermos ajudar certo?

  • A pesquisa é realmente interessante, mas no meio no qual convivo, onde existem brancos e negros, inclusive na empresa onde trabalho, os salários não são diferentes. Aliás, nunca conheci um negro que ganhasse menos que um branco desempenhando a mesma função. Constantemente ouço falar nisso, mas, sinceramente, na pratica não conheço nenhum caso. Sendo assim, coloco em dúvida a veracidade disso.

  • Isto é blá-blá-bla !

    Se uma Empresa pagar salários diferentes por

    trabalhos iguais, na CLT há os caminhos necessários

    para ser pleiteada a EQUIPARAÇÃO SALARIAL !

    É Lei ! Do tempo do Getúlio Vargas !

    NÃO PODE HAVER NEM UM CASO ASSIM !

    Onde estão os sindicatos ? E seus advogados ?

    Mas, o cara freqüentou arquibancadas, rodas de

    samba, desfile carnavalesco, turma do fuminho...

    matando aulas por qualquer motivo.

    E perdeu um monte de tempo na internet !

    E colou para PASSAR !

    E será um eterno incompetente,

    sempre mal remunerado !

    A culpa é de quem ?

  • não tem nada a ver uma coisa com a outra, geralmente no emprego braçal e igual tanto faz preto ou branco, quando vai subindo de cargo vem os privilegio de parentesco e talvez beleza e outros, beleza depende da moda, os preto estão na moda no momento, pode ser problema com escolaridade ninguém esta rejeitando empregado pela cor não. preto mesmo são coisa rara de hoje em dia já misturou tudo. no futuro so teremos morenos a raça preta e dura de branquear ela esta escurecendo a branca, então ela vai acabar com a raça branca resumindo os branco serão extinto no brasil, to certo ou to errado pode falar.

Sign In or Register to comment.