alguém ai tem alguma explicação para esse texto?
Anaximandro de Mileto (609/610 a.C. - c. 546 a.C.) foi um filósofo pré-Socrático. Discípulo de Tales. Geógrafo, matemático, astrônomo e político. Os relatos doxográficos nos dão conta de que escreveu um livro intitulado “Sobre a Natureza”; contudo, infelizmente, esse livro se perdeu.
Atribui-se a Anaximandro a confecção de um mapa do mundo habitado, a introdução na Grécia do uso do Gnômon (relógio solar) e a medição das distâncias entre as estrelas e o cálculo de sua magnitude (é o iniciador da astronomia grega).
Anaximandro acreditava que o princípio de tudo é uma coisa chamada ápeiron, que é algo infinito, tanto no sentido quantitativo (externa e espacialmente), quanto no sentido qualitativo (internamente). Esse a-peiron é algo insurgido (não surgiu nunca, embora exista) e imortal.
Além de definir o princípio, Anaximandro se preocupa com os "comos e porquês" das coisas todas que saem do princípio. Ele diz que o mundo é constituído de contrários, que se auto-excluem o tempo todo. O tempo é o "juiz" que permite que ora exista um, ora outro.
Por isso, o mundo surge de duas grandes injustiças: primeiro, da cisão dos opostos que "fere" a unidade do princípio; segundo, da luta entre os princípios onde sempre um deles quer tomar o lugar do outro para poder existir.
A filosofia, que significa amor à sabedoria, nasceu na Grécia Antiga. A palavra "filosofia" resulta da união de outras duas palavras: "philia" que significa amizade, amor fraterno e respeito entre os iguais e "sophia" que significa sabedoria, conhecimento. De "sophia" decorre a palavra "sophos" que significa sábio, instruído. Assim, o filósofo seria aquele que ama e busca a sabedoria, tem amizade pelo saber. A cidade de Mileto abrigou os três primeiros pensadores da história ocidental a quem se atribui a denominação filósofos. A preocupação comum destes primeiros filósofos era descobrir, com base na razão e não na mitologia, o princípio substancial existente em todos os seres materiais. Isto é, pretendiam encontrar a "matéria-prima" de que são feitas todas as coisas. Então, a filosofia surgiu no período Arcaico com a Escola de Mileto, da qual se destacaram Tales, Anaxímenes e Anaximandro. Na concepção dessa escola, tudo na natureza descendia de um elemento básico (água, ar ou matéria). Anaximandro, filósofo pré-socrático, foi ao que parece discípulo e amigo de Tales. É astrónomo, geógrafo e geómetra. Na sua obra sobre a natureza postula que o princípio não pode ser nenhuma das substâncias que existem na natureza, pois todas provêm de tal princípio. Consequentemente, Anaximandro denomina o princípio «o indefinido», «o indeterminado» (em grego ápeiron). O ápeiron de Anaximandro é imperecível e incorruptível. Não pode ter princípio, dado que não tem fim. Contém em si mesmo os contrários, como o calor e o frio, o seco e o húmido, que quando se manifestam não fazem senão separar-se. Todo o nascimento se explica por esta separação dos contrários, toda a morte pelo seu regresso à união no ápeiron. Os seres tendem a regressar a ela e a absorver-se no seu seio, pois nada do gerado escapa à corrupção. Os mundos, os astros, inclusive os deuses, nascem e morrem. Tudo segue as leis da necessidade, que submete a natureza a um movimento eternamente cíclico. Espero tê-lo ajudado de alguma forma.
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é um texto que lhe enviaram pra ganhar pontos, tb quero!