Objetivo: Desenvolver o esquema corporal, capacidade de expressão corporal,criatividade e socialização
Material: um espaço privado
Duração: 20 minutos
Faixa Etária: 6 - 12 anos
Parte Prática: o professor sugere ou uma roda ou um local mais alto como um palco onde as pessoas possam ver com facilidade o que será feito . Duas crianças serão escolhidas para ir a frente , as quais serão estátuas, ou seja, não poderão se movimentar. Em seguida dois-a-dois da platéia devem ser chamados para modificar como queiram as duas estátuas. Após feita a modificação, o participante pode receber a pontuação dos outros e substituir as estátuas antigas. A dupla que receber maior pontuação será a campeã.
Obs: O professor poderá estabelecer vários critérios de avaliação como: a mais engraçada, a mais criativa, a mais horrível, a pior, etc...
MÍMICA TEATRAL
Objetivo: Desenvolver o esquema corporal, capacidade de expressão corporal, criatividade e socialização.
Material: um espaço privado, gravuras e fotografias
Duração: 40 minutos
Faixa Etária: 6 - 14 anos
Parte Prática: o professor antes de iniciar o jogo deve preparar um material diferente para escolher pares por exemplo: separe gravuras, fotografias que têm relação uma com a outra tipo um animal e uma floresta, foto de uma criança e de um parque artistas, ou corte as gravuras ao meio . Distribua as gravuras entre os alunos (em número par) . Ao sinal, todos terão que achar seus pares. Quando isso acontecer terão que montar um mini-teatro ou mímica que expresse o que está na fotografia. Os outros participantes vão tentar descobrir. A turma que fizer melhor e com maior perfeição será a vencedora.
Obs: O professor poderá utilizar palavras que expressem sentimentos sendo que sejam palavras como por exemplo, começando com a mesma letra , de mesmo número de letras na palavra, etc..para turmas mais adiantadas , ou utilizar temas de outras disciplinas para trabalho interdisciplinar.
ESPELHO
Objetivo: Desenvolver o esquema corporal, capacidade de expressão corporal, criatividade e socialização.
Material: um espaço privado
Duração: 40 minutos
Faixa Etária: 6 - 14 anos
Parte Prática: o professor distribui números duplos ou divide a turma como quiser. Em seguida um dos alunos da dupla, deve começar a brincadeira onde deve fazer movimentos de expressão corporal e o outro vai tentar fazer exatamente o que o outro fez como se fosse um espelho em frente. Após alguns minutos o professor sugere a troca de funções. Quando todos já tiverem praticado, o professor vai com a turma para fora da sala e faz o trabalho em grupo com qualquer pessoa que encontrar pelo caminho, ou seja, os alunos juntos irão fazer o mesmo que a pessoa que estiver no trajeto sugerido pelo professor inclusive o professor para estimular a turma.
Obs: Esta brincadeira é muito engraçada e estimulante e pode ser feita principalmente em atividades externas como passeios em parques , praças, etc.
ESTÓRIA SERIADA
Objetivo: Desenvolver a desinibição, capacidade de expressão corporal, criatividade e socialização.
Material: um espaço privado, papel e lápis.
Duração: 40 minutos
Faixa Etária: 9- 14 anos
Parte Prática: o professor antes de iniciar a aula, distribui um papel para cada aluno contendo um som de qualquer coisa existente como: buzina de carro, chuva, pisando em folha, choro de criança, corneta , sirene, etc.. e numeradas.
O professor começa contando um caso interessante mas que inclua sonoplastia. Em seguida o professor interrompe a estória e passa sua vez para o número um dos papéis. A criança deve continuar a estória incluindo seu som durante a fala,e em seguida passa para o número dois . O tempo é estipulado pelo professor e interrompido quando a criança menos espera. Ao final todos se divertem muito.
Obs: É muito divertido se o professor grava tudo e no final todos ouvem o repeteco.
ORQUESTRA
Objetivo: Desenvolver o rítmo, capacidade de expressão corporal, criatividade e socialização.
Material: um espaço privado;
Duração: 20 minutos
Faixa Etária: 7- 12 anos
Parte Prática: O professor faz um círculo com os alunos e explica o que deve ser feito: cada aluno tem uma função na orquestra sendo para isso orientados por ele. Assim uns devem lavar , outros tocar tambor, outros datilografar, desenhar, bailar, tocar flauta, etc... Quando o professor disser, um a um deve exercer sua função. Em dado momento, o professor estipula um gesto ( como tocar piano ) e uma música bem conhecida para todos pararem de fazer o que estavam fazendo e acompanhá-lo , em seguida retornam ao seus próprios afazeres. Quem errar mais de 3 vezes sai do jogo e pagará prenda no final.
No final todos devem seguir uma música estipulada pelo professor com seus próprios sons estipulados e fazer uma só banda.
Obs: quanto maior o número de sons diferentes melhor.
FUNDAMENTOS
Objetivo: passes curtos
Material: bolas de futsal e quadra
Duração: 20 minutos
Faixa Etária: 13 anos - feminino
Parte Prática:
Duas alunas uma de frente para outra trocando passes curtos, fazendo primeiramente parado depois deslocando.
Comments
Bailarina, aqui estão alguns exercícios:
ESTÁTUA
Objetivo: Desenvolver o esquema corporal, capacidade de expressão corporal,criatividade e socialização
Material: um espaço privado
Duração: 20 minutos
Faixa Etária: 6 - 12 anos
Parte Prática: o professor sugere ou uma roda ou um local mais alto como um palco onde as pessoas possam ver com facilidade o que será feito . Duas crianças serão escolhidas para ir a frente , as quais serão estátuas, ou seja, não poderão se movimentar. Em seguida dois-a-dois da platéia devem ser chamados para modificar como queiram as duas estátuas. Após feita a modificação, o participante pode receber a pontuação dos outros e substituir as estátuas antigas. A dupla que receber maior pontuação será a campeã.
Obs: O professor poderá estabelecer vários critérios de avaliação como: a mais engraçada, a mais criativa, a mais horrível, a pior, etc...
MÍMICA TEATRAL
Objetivo: Desenvolver o esquema corporal, capacidade de expressão corporal, criatividade e socialização.
Material: um espaço privado, gravuras e fotografias
Duração: 40 minutos
Faixa Etária: 6 - 14 anos
Parte Prática: o professor antes de iniciar o jogo deve preparar um material diferente para escolher pares por exemplo: separe gravuras, fotografias que têm relação uma com a outra tipo um animal e uma floresta, foto de uma criança e de um parque artistas, ou corte as gravuras ao meio . Distribua as gravuras entre os alunos (em número par) . Ao sinal, todos terão que achar seus pares. Quando isso acontecer terão que montar um mini-teatro ou mímica que expresse o que está na fotografia. Os outros participantes vão tentar descobrir. A turma que fizer melhor e com maior perfeição será a vencedora.
Obs: O professor poderá utilizar palavras que expressem sentimentos sendo que sejam palavras como por exemplo, começando com a mesma letra , de mesmo número de letras na palavra, etc..para turmas mais adiantadas , ou utilizar temas de outras disciplinas para trabalho interdisciplinar.
ESPELHO
Objetivo: Desenvolver o esquema corporal, capacidade de expressão corporal, criatividade e socialização.
Material: um espaço privado
Duração: 40 minutos
Faixa Etária: 6 - 14 anos
Parte Prática: o professor distribui números duplos ou divide a turma como quiser. Em seguida um dos alunos da dupla, deve começar a brincadeira onde deve fazer movimentos de expressão corporal e o outro vai tentar fazer exatamente o que o outro fez como se fosse um espelho em frente. Após alguns minutos o professor sugere a troca de funções. Quando todos já tiverem praticado, o professor vai com a turma para fora da sala e faz o trabalho em grupo com qualquer pessoa que encontrar pelo caminho, ou seja, os alunos juntos irão fazer o mesmo que a pessoa que estiver no trajeto sugerido pelo professor inclusive o professor para estimular a turma.
Obs: Esta brincadeira é muito engraçada e estimulante e pode ser feita principalmente em atividades externas como passeios em parques , praças, etc.
ESTÓRIA SERIADA
Objetivo: Desenvolver a desinibição, capacidade de expressão corporal, criatividade e socialização.
Material: um espaço privado, papel e lápis.
Duração: 40 minutos
Faixa Etária: 9- 14 anos
Parte Prática: o professor antes de iniciar a aula, distribui um papel para cada aluno contendo um som de qualquer coisa existente como: buzina de carro, chuva, pisando em folha, choro de criança, corneta , sirene, etc.. e numeradas.
O professor começa contando um caso interessante mas que inclua sonoplastia. Em seguida o professor interrompe a estória e passa sua vez para o número um dos papéis. A criança deve continuar a estória incluindo seu som durante a fala,e em seguida passa para o número dois . O tempo é estipulado pelo professor e interrompido quando a criança menos espera. Ao final todos se divertem muito.
Obs: É muito divertido se o professor grava tudo e no final todos ouvem o repeteco.
ORQUESTRA
Objetivo: Desenvolver o rítmo, capacidade de expressão corporal, criatividade e socialização.
Material: um espaço privado;
Duração: 20 minutos
Faixa Etária: 7- 12 anos
Parte Prática: O professor faz um círculo com os alunos e explica o que deve ser feito: cada aluno tem uma função na orquestra sendo para isso orientados por ele. Assim uns devem lavar , outros tocar tambor, outros datilografar, desenhar, bailar, tocar flauta, etc... Quando o professor disser, um a um deve exercer sua função. Em dado momento, o professor estipula um gesto ( como tocar piano ) e uma música bem conhecida para todos pararem de fazer o que estavam fazendo e acompanhá-lo , em seguida retornam ao seus próprios afazeres. Quem errar mais de 3 vezes sai do jogo e pagará prenda no final.
No final todos devem seguir uma música estipulada pelo professor com seus próprios sons estipulados e fazer uma só banda.
Obs: quanto maior o número de sons diferentes melhor.
FUNDAMENTOS
Objetivo: passes curtos
Material: bolas de futsal e quadra
Duração: 20 minutos
Faixa Etária: 13 anos - feminino
Parte Prática:
Duas alunas uma de frente para outra trocando passes curtos, fazendo primeiramente parado depois deslocando.