urgente!!! sociologia da educação...alberto tosi rodrigues!!! 10 ptos, 5 estrelas!!?
Preciso urgente do resumo dos capítulos 6 e 7 desse livro, pra quarta feira!!!! (só desses capítulos) é que eu li o livro mas ñ entendi essa parte, e justo sobre ela preciso entregar um resumo valendo 3 pontos na nota da prova!!! !URGENTÍSIMOOOOOOO!!!!
Obrigada a quem responderrrr!!
Comments
Estado de conservação: Bom
Capas e lombada um pouco gastas. Miolo em bom estado.
Observações: Inclui referências bibliográficas de cada capítulo ao final do livro.
Assuntos abordados na obra: Pedagogia: Educação.
Ciências Sociais. Estudos. Ensaios.
Sociedade, educação e vida moral.
Sociedade, educação e emancipação.
Sociedade, educação e desencantamento.
Visões de Bourdieu, Gramsci e Mannheim sobre
o processo educacional no século XX.
Análise sociológica da educação contemporânea.
A educação e os novos blocos hegemônicos.
Resenha: Educar é, antes de tudo mais, organizar a experiência dos indivíduos na vida cotidiana, desenvolver-lhes a personalidade e garantir-lhes a sobrevivência. As ações empreendidas com a finalidade de educar estão diretamente relacionadas às normas sociais vigentes e aos valores compartilhados pelos indivíduos, no contexto de determinada sociedade, de determinada cultura e de determinado tempo histórico. Se as regras do mundo social já estão prontas quando nascemos, a vida que vivemos na relação com os outros nos convida a mudá-las, e nós de fato as mudamos, mesmo que não percebamos, mesmo que apenas as gerações seguintes sintam os efeitos da nossa intervenção. A sociologia é uma ciência que surge e se desenvolve com o advento do capitalismo. Por causa desta marca de nascimento, a reflexão sociológica, que aparece na sistematização intelectual de seus fundadores mais importantes como Émile Durkheim, Karl Marx ou Max Weber, tem como ponto de partida o interesse em compreender as maravilhas e atrocidades deste novo mundo que se abriu com o desenvolvimento da grande indústria moderna e da sociedade dividida em classes. Para a sociologia, não há pedagogia neutra: todas são construídas e utilizadas em meio a valores e normas, com o objetivo de conservar o status quo ou de subvertê-lo. Olhar a educação do ponto de vista da sociologia é compreender que se, por um lado, as pedagogias são o fundamento das práticas educacionais, por outro as crenças, os valores e as normas sociais são os fundamentos da pedagogia. Este livro apresenta a sociologia da educação como a disciplina acadêmica que se preocupa em reconstruir as relações, que existem na prática cotidiana, entre as ações que objetivam educar e as estruturas da vida social, quer dizer, a economia, a cultura, as normas jurídicas, as concepções de mundo, os conflitos políticos.